Trabalhos 2017
Criar com estilo | A minha terra em tecido
No âmbito do Projeto Roupas Usadas não Estão Acabadas, foi lançado o desafio "Criar com estilo | desafio criativo". O tema do presente ano letivo é "A Minha Terra em Tecido" e prevê a personalização de um quadrado de tecido inspirado num elemento natural ou cultural da região. A ideia é ver representado num pedaço de tecido um ícone local, […]
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O trabalho foi realizado no Clube do ambiente, pelos alunos que fazem parte da Brigada Eco-escola. Depois de apresentado o desafio aos elementos do clube, estes levaram a proposta até às turmas para escolherem o motivo representativo desta aldeia. O moinho, foi o motivo mais votado, pois é um elemento presente na nossa paisagem e símbolo do famoso pão de […]
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“ A minha terra em tecido” Materiais utilizados: - Quadrado de tecido 25 cm x 25 cm Restos de Eva Restos de lã Plástico Botões Algodão Tecido de feltro Fita de cetim Fios de trapilho Envolvimento dos alunos: Os alunos da turma do 4º ano B trouxeram tecidos velhos e elaboraram o projeto para o trabalho final. A turma esteve […]
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Viloa Este projeto apresenta um ícone muito tradicional da nossa região, a viloa madeirense. O traje madeirense da viloa foi desenhado e concretizado de modo estilizado. Para a concretização deste trabalho foram reutilizados tecidos utilizado numa “primeira mão” na confeção dos fatos de carnaval do presente ano. Assim, o tecido listado (típico do traje regional da Madeira) foi utilizado na […]
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Desafio 2 - “A minha terra em tecido” Uma vez que a Escola Básica de Lagoas pertence ao Agrupamento de Escolas de Arcozelo, no concelho de Ponte de Lima, os alunos recriaram em terceiro plano, a ponte romana e medieval que atravessa o Rio Lima. Também no mesmo plano está representada a igreja de Santo António já na freguesia de […]
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O trabalho foi realizado por alunos da turma C, 3º ano de escolaridade, da Escola Básica de Alvorninha, concelho de Caldas da Rainha. A nossa escola pertence ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, cuja escola sede tem também o nome desta ilustre e conhecida figura da sociedade portuguesa do séc XIX. A vida de Rafael Bordalo Pinheiro, os seus […]
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Primeiramente foi efetuado um esboço dos elementos que caracterizavam a nossa região junto com as crianças. De seguida efetuamos a recolha de vários tecidos e texturas propondo os pais que trouxessem. Seguidamente os adultos efetuaram o corte das peças de tecido e, consequentemente duas crianças efetuaram a colagem das mesmas. O conteúdo do quadrado de tecido remete para a paisagem […]
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O grupo dos alunos do Pré-Escolar da EB1/JI nº 5 do Barreiro, recriou a sua localidade em tecido, a cidade do Barreiro. O trabalho foi realizado pelo grupo de alunos do Pré-Escolar da EB1/JI nº 5 do Barreiro, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos de idade. Foram utilizados tecidos, lã, botões, cola e cartolina para a […]
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Fizemos uma pesquisa sobre um ícone local no Google As crianças escolheram a foto que gostaram mais Material utilizado: - Imagem real para o projeto; - Rascunho para o proleto; - quadrado de tecido 25x25cm; - Cola UHU; - Trapinho/trapilho; - Alumínio; - Tesoura; - Purpurina preta; - lápis de carvão; - Capsula de Cafe dourada; Sala dos 4 anos […]
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A peça que apresentamos foi idealizada e concretizada pela sala do ensino pré-escolar da nossa escola. Os alunos da pré recolheram junto dos seus familiares e amigos peças de roupa em ganga e já na sala de aula, prepararam o tecido onde foi desenhado e pintado o pelourinho de Santa Cruz. A escolha deste monumento histórico para a iniciativa "Criar […]
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Este coração de filigrana, essencialmente em tecido, foi realizado por mim, José Guilherme Sousa, aluno do 3º Ano – Turma B da EBI do Ave, pela minha mãe e pela minha avó a partir de materiais reutilizados e reaproveitados, para o Desafio Eco-Escolas – A Minha Terra em Tecido. Tal como se pode ler no verso do trabalho… - o […]
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Desafio criativo “A minha terra em tecido” Alunos das turmas A e B do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Memória descritiva: A Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian participou na atividade, Desafio Criativo “A minha Terra em Tecido” promovido pela Eco-Escolas. Pretendeu-se sensibilizar e motivar as crianças e toda a comunidade educativa para a necessidade […]
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Autores 19 alunos da turma do 2.º Ano B (12 meninos e 7 meninas) Como foi realizado o trabalho Foi apresentado à turma o desafio criativo "Criar com estilo - A Minha Terra em Tecido". Os alunos mostraram-se desde logo interessados em participar e começaram por sugerir o que se podia fazer. Organizou-se grupos de trabalho para se identificar que […]
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A turma do 4.º ano da E B Rui Martins desenvolveu o desafio “A nossa terra em tecido” do Projeto “Roupas Usadas, Não Estão Acabadas” Programa Eco-Escolas. O projeto “Roupas usadas não estão acabadas” visa (in)formar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento de roupa e ainda, calçado, brinquedos e […]
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Para incentivar os alunos mais novos a participar no projeto do Eco-Escolas foi pedida a sua colaboração para a realização deste trabalho. Primeiramente falamos com toda a turma (1ºano e 4ºano) sobre as principais caraterísticas do concelho de Arganil e da nossa freguesia, São Martinho da Cortiça. O trabalho prático foi dos alunos do primeiro ano. Os materiais utilizados foram […]
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“Criar com Estilo” A Minha Terra em Tecido Memória descritiva Responsáveis pela recolha e seleção dos materiais: alunos do 3º ano e a professora titular da turma. Materiais usados: tecido de uma blusa e de cortinado, restos de feltro, botões , linha de croché e de costura. Croqui escolhido, por consenso, de entre os que foram desenhados pelos alunos. Motivo […]
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1.1 – Como foi realizado o trabalho A capela de S. Pedro em Arganil está classificada como monumento nacional. É o monumento mais antigo do concelho. A sua edificação data dos finais do século XIII. Está situada próximo da vila de Arganil, em S. Pedro, a 3 Km da vila e perto do rio Alva numa zona de achados arqueológicos. […]
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O Projeto “Criar com Estilo – A Minha Terra em Tecido” foi atribuído à turma 3ºDL, na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas, no dia catorze de dezembro. O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias etapas, contando com a participação ativa dos alunos sob a orientação da respetiva professora titular da turma. No início foi feita a apresentação do projeto […]
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No âmbito do projeto eco escolas, “A minha Terra em Tecido”, foi sugerido aos alunos que investigassem sobre um elemento natural ou cultural da região. Procurámos deste modo sensibilizar os alunos para a cultura da Região, assim como a reciclagem de materiais, pois o objetivo final seria representar num pedaço de tecido um ícone local, uma referência gastronómica, uma dança […]
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Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Escola EB1 de Viso Memória Descritiva Os alunos do 1º Ano, da Escola EB1 de Viso, pesquisaram e perguntaram aos familiares quais eram os monumentos mais significativos da Figueira da Foz. Depois de visualizar fotografias decidimos representar o “Forte de Santa Catarina” na manta de retalhos a “Minha Terra em […]
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O trabalho iniciou-se com uma pesquisa nas aulas TIC sobre tradições, costumes e sítios de interesse turístico da nossa região (Região Autónoma da Madeira). Os alunos após a pesquisa fizeram um projeto individual (em desenho e pintura) do que acharam de maior interesse e de acordo com o trabalho que haveriam de realizar. Posteriormente, foram recolhidos os desenhos e os […]
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O trabalho começou com uma conversa sobre o desafio proposto. O que tem almalaguês? o que nos carateriza? o que há á nossa volta. foram sendo inumeradas algumas carateristicas e riquesas desta comunidade: as uvas e o vinho, os teares e os tapetes que neles fazem, as terras agricolas que nos rodeiam.... O desafio seguinte foi começar a construir dentro […]
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Este projeto teve início com o debate de vários temas relacionados com a cultura da região de Lisboa. O passo seguinte foi a elaboração do projeto a realizar, que consistiu no desenho em folhas brancas A4 (uma por cada aluno) de alguns dos elementos culturais escolhidos em debate. Depois, foram escolhidas as melhores características de cada projeto e fez-se o […]
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O trabalho foi realizado com a ajuda dos alunos que recortaram e colaram os vários elementos que compõem este trabalho. Foram utilizados os seguintes materiais: tecidos vários (serapilheira, tecido de enchimento, tecidos de cortinados, tecido autocolante...) , cortiça, pompons, madeira, fitas, cola, tinta de tecido. Este trabalho visa representar o património histórico da região de Cernache, que se caracterizou pela […]
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Autores: alunos do 3º ano Materiais: tecido amarelo, resto de uma barra de cortina, como base; camisola tingida (no ano anterior os alunos haviam tingido camisolas usadas e foi usada uma que deixou de servir); cola branca, linha Realizado nas aulas de Expressão Plástica, de acordo com o seguinte processo: Foi selecionado o desenho de um aluno (feito para um […]
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Uma vez que esta atividade suscitou interesse pelas diferentes salas da escola resolvemos que o mesmo seria realizado por 4 salas: 3 salas do pré-escolar (3,4,5 anos) e pelo ATL. Em conjunto escolhemos temas a trabalhar. Nas salas do pré escolar as educadoras conversaram e visualizaram fotografias sobre o tema que trabalharam e no Atl houve diálogo, troca de ideias […]
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A imagem do Lidador foi escolhida por educadoras e crianças, visto ser uma figura representativa da cidade da Maia. Posteriormente foram recolhidos tecidos com a colaboração dos pais das crianças. Com os tecidos à disposição as crianças procederam à escolha dos mais adequados, cortaram, combinaram e colaram trabalhando em conjunto para um fim comum: A Maia em tecido, pelo Externato […]
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Dentro do Projeto « A minha terra em Tecido», escolhemos o tema o Mar, pois para nós tinha todo o sentido ser esse tema porque vivemos numa ilha, para sermos mais precisas o nosso Infantário fica situado em Machico, cidade de pescadores. Numa primeira etapa, foi pedido as crianças da sala arco iris ( 4/5anos), que trouxessem de casa restos […]
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Escola Básica de Chouselas / Canidelo / V.N de Gaia Memória descritiva / “O Morango de Canidelo” Desafio “A tua terra em tecido” Este projeto foi desenvolvido pela professora de Artes Plásticas das AECs da escola, Cristina Monteiro, com 4 turmas do 1º ciclo. Começou-se por contextualizar o trabalho ou seja explicou-se aos alunos a ligação do fruto com a […]
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Este trabalho foi realizado com as crianças do 1º ciclo, professoras, educadoras e auxiliares. Os materiais utilizados foram: variados tecidos retalhados, tecidos pintados, lã, cola, agulhas, tampas de plástico, serapilheira e material impermeável. Usamos o bordado em ponto cruz, que é muito caraterístico na nossa ilha da Madeira. Este trabalho foi realizado durante as aulas de Expressão Plástica, do 1º, […]
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Criar com estilo | desafio criativo, um projeto criado e autenticado pela H SARAH Trading associado à ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Este projeto tem como objetivo levar a temática da reutilização/reciclagem têxtil a todas as Eco-Escolas do país e está estruturado em duas atividades distintas (Recolha com Estilo e Criar com Estilo) e visa (in)formar todas as […]
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As crianças da sala 1 do Jardim de Infância de Gouveia, a partir de uma lenda "A Lenda da Serra da Estrela", foram motivadas a fazer um desenho. A partir do desenho, foram retiradas algumas sugestões, nomeadamente dos intervenientes da história e o que poderia ser mais relevante para a construção do projeto "Portugal em Tecido". As crianças recortaram os […]
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Este trabalho foi realizado pelos alunos de 4º ano e a docente da turma. Os alunos desenharam e pesquisaram sobre os elementos que são para eles mais importantes na terra em que vivem: Amareleja. A partir daí com pequenos restos de tecido, algodão e alguns elementos naturais conseguiram representar em tecido o desenho selecionado. […]
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NOME: “A minha Terra em tecido” – TEMPLO ROMANO QUEM FEZ: Um dos meninos da sala de jardim de infância do colégio Mãe Galinha (Sala dos Galarós) – MARTIM (6 ANOS) MATERIAIS UTILIZADOS: tecido branco de um lençol usado; restos de tecidos de amostras de lojas de tecido; cola; canetas de tecido DESCRIÇÃO: A sala dos Galarós recebeu o convite […]
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- Analisámos o mapa de Portugal e situámos o JI/EB “A Lã e a Neve” – Covilhã. Iniciámos a recolha de informação através de uma conversa na sala de aula. Colocou-se a questão “Qual o ícone da nossa Terra?” Foram de imediato sugeridos alguns símbolos pelos alunos, mas a questão foi levada às famílias. - Foi recolhida muita informação sobre […]
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O tema proposto foi um bom desafio. Conhecer Águeda, tem sido um dos objetivos do nosso Projeto Educativo, do Agrupamento de Escolas de Águeda. Iniciou-se o trabalho com uma pesquisa na Internet, no site do Município de Águeda, debruçámo-nos sobre o estudo do conselho e suas freguesias. O mapa imprimido foi reduzido para 25cm/25cm, como e sugerido no regulamento. Solicitou-se […]
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O trabalho foi realizado pela educadora, crianças e auxiliar da sala dos mais velhos (5/6 anos). Primeiro pensamos o que haveríamos de fazer, e surgiu a imagem pela qual a Serra da Estrela é conhecida, por ter a montanha mais alta, seus pastores e também o rio Mondego. Os materiais utilizados foram os cedidos pela Sarah Trading no ano passado, […]
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"A minha Terra em Tecido”, Lançado a ideia na participação no concurso e desafio criativo "A minha Terra em Tecido”, ao grupo de alunos do 1º Ciclo da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire -, sob a orientação da Professora Judite Ferrão (responsável pelo clube), estes mostraram grande entusiasmo na sugestão, mostrando logo grande iniciativa e sentido critico para […]
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Não tem. […]
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Para a realização deste trabalho contamos com a preciosa ajuda de uma avó que ajudou os meninos a colar e a cortar os vários tecidos e lãs que utilizamos no nosso trabalho. O nosso quadrado representa o nosso concelho (Castelo de Óbidos e o Bordado de Óbidos) e a nossa freguesia (representado pela bilha). O material utilizado foi tecidos em […]
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Materiais utilizados: - quadrado de tecido azul (25x25) - restos de tecidos amarelo, verde e vermelho - tesoura - cola branca - cartão As crianças da sala dos 5 anos colaram os tecidos num Padrão dos Descobrimentos previamente desenhado num cartão. Quando o trabalho ficou concluído, colaram no quadrado de tecido azul. A peça apresentada representa a cidade de Lisboa. […]
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Na Escola Nº 8 do Barreiro foi pedido aos alunos que pensassem naquilo que melhor representa a cidade onde vivem, o Barreiro. Posteriormente foi-lhes entregue um quadrado de papel com as dimensões solicitadas (25X25 cm) no qual lhes foi pedido que representassem esse ícone da cidade. Cada professor selecionou um trabalho da sua turma e desses, em conjunto todos votaram […]
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O trabalho foi desenvolvido na escola tendo sido debatido qual o símbolo mais representativo da nossa cidade e da freguesia onde a nossa escola se insere. A auscultação de opinião revelou-se bastante significativa incidindo em alguns monumentos da cidade, tendo saído vencedora a Torre dos Clérigos que vemos das janelas da nossa escola. Recolheram-se diversos restos de tecidos tendo sido […]
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Os aspetos culturais, gastronómicos e monumentais foram propostos pelos alunos da turma. O ajuste e definição das figuras e desenhos que podiam representar essas características também foi da autoria dos alunos. O projeto (desenho) foi realizado pela professora titular da turma. O preenchimento foi realizado pelos alunos da turma. Não foram tiradas fotografias dentro da sala de aula. Destaca-se neste […]
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O trabalho envolveu todos os alunos da EB de Évoramonte, pré escolar e 1.º ciclo, pais e comunidade escolar. O projeto iniciou-se dialogando com os alunos sobre a eleição de um elemento representativo da nossa terra - freguesia de Évoramonte, concluindo-se que seria o Castelo de Évoramonte a imagem principal. Numa 2ª etapa cada criança projetou através de um desenho […]
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Os alunos do 3º ano, da escola Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos, fizeram uma pesquisa sobre o património histórico da localidade onde se insere a escola, concelho de Vila Franca de Xira. Observaram diferentes esculturas e estátuas de homenagem às figuras ilustres da terra e, em conjunto, decidiram replicar, através de diferentes tecidos, o “Monumento ao Campino”, sendo esta […]
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Materiais utilizados: restos de calças de ganga, restos de tecido amarelo de uma camisa, esponja da ombreira de um casaco. resto de uma fita quadrilê , linha de ponto de cruz, restos de feltro, máquina de costura e cola. Para a base: foram recortados triângulos em ganga e tecido amarelo (as cores do município de Pombal) e cosido à máquina […]
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Este trabalho consistiu na personalização de um saco de tecido inspirado num ícone local (embarcações tradicionais do Seixal). Os materiais utilizados foram os sacos de tecido, pedaços de tecido, […]
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Com restos de tecidos (tela de ponto cruz, tecido branco, cortinados vermelhos, restos de feltro branco e castanho)e tintas escolhemos representar as típicas chaminés do Palácio da vila de Sintra; concelho a que a nossa instituição pertence. As crianças de 3 e 4 anos apontaram a tela de pó ti cruz é o grupo de 5 anos receitou as partes […]
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Memória descritiva «A Minha Terra em Tecido» O tema «A Minha Terra em Tecido» ressalva a importância de hábitos que sustentem a reutilização de tecidos, através de têxteis em fim de vida. A ideia de ver representado num pedaço de tecido um ícone local, foi recebida no C.A.S.A Bernardo Manuel Silveira Estrela, com muito agrado e entusiasmo para começar a […]
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Memória Descritiva 1ª Fase Iniciação do projeto: As turmas de 3º e 4º anos de escolaridade trabalharam o tema no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, pesquisando sobre os ícones da Figueira da Foz e visitando alguns deles. Após esse trabalho desenvolvido ao longo do 2º período, os alunos procederam à elaboração de desenhos sobre os monumentos e locais […]
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MEMÓRIA DESCRITIVA - “A MINHA TERRA EM TECIDO” (Projeto Roupas usadas não estão acabadas) Tendo como ponto de partida o projeto “As cores da minha cidade”, que proporcionou às crianças conhecer vários monumentos, locais de interesse e tradições da Figueira da Foz, surgiu a ideia de representar a cidade através de alguns elementos mais emblemáticos, o mar, as sardinhas e […]
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Materiais utilizados: - Pano de cozinha; - botões; - lãs; - restos de tecidos. Realização: - Para podermos representar a nossa região iniciámos um projeto de investigação sobre a nossa zona circundante. - Após investigação e apresentação destes trabalhos foi realizado um pré-projeto, onde os alunos tiverem ao seu dispor um quadrado em papel (25cmx 25cm) onde deveriam representar a […]
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1. Começamos o trabalho por fazer pesquisa nas turmas sobre o nosso concelho -Gondomar- e escolher um elemento que representa-se a nossa terra. A escola recaiu sobre o coração de filigrana que os nossos ourives artesãos tão bem sabem fazer! 2. Depois passamos ao processo de seleção de materiais, procurando na nossa arrecadação, com ajuda das educadoras os melhores materiais […]
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" O ilhéu da Praia é uma ilhota basáltica, constituída pelos restos desmantelados de um cone litoral, com uma área emersa de aproximadamente 10 ha. O ilhéu situa-se frente à Vila da Praia da ilha Graciosa, Açores, a cerca de 1,5 km da costa, na posição 39º 03.12' N; 27º 57.10' W. É relativamente baixo, com uma altitude máxima de […]
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Este trabalho em tecido representa a nossa tradição, a natureza e a industria local do café. Os ramos de oliveira são os representantes dos olivais tradicionais de Campo Maior que rodeiam toda a vila e são ecossistema de muitas espécies animais. O olival é uma das principais atividades agrícolas da vila de Campo Maior. A pandeireta é um instrumento musical […]
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No âmbito do projeto "A minha terra em tecido", pesquisou-se imagens de símbolos que caracterizam a nossa ilha (Graciosa), junto com as crianças. De seguida, pediu-se a colaboração da comunidade educativa para a recolha de tecidos usados. Formaram-se grupos de trabalho em que cada grupo decidiu o que iria representar e que materiais iria utilizar. Todos os alunos da escola, […]
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Memória Descritiva Explicativa “A Minha Terra em Tecido” 2016/2017 O trabalho a concurso foi realizado pelas crianças da Casa da Criança Maria Granado, Fundação Bissaya Barreto, pelos grupos dos 5 anos, tendo-se iniciado com a seleção da imagem/símbolo a ser representado no quadrado em tecido (25cmx25cm). As crianças fizeram a representação gráfica, através do desenho, com base na imagem selecionada. […]
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EB1/JI de Covoada A minha terra em tecido Memória Descritiva Para a realização do trabalho da nossa escola para participar no desafio “A minha terra em tecido” foram pedidas ideias em duas turmas. Depois de várias sugestões, optou-se pela ideia da maioria, representar as pastagens, as vacas e as flores. A freguesia em que está localizada a escola é uma […]
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Como já vem sendo habitual a escola decidiu concorrer a mais um desafio Eco Escolas, ao "Criar com estilo”, desta vez com o mote “A minha Terra em Tecido”. Materiais: Retalhos (restos) de tecidos e de tintas , linhas, agulha. Metodologias: Anteriormente, durante este ano letivo, a escola participou num concurso sobre a divulgação da nossa Terra, criando um roteiro […]
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Processo: Os alunos da escola de Côja inicialmente procederam à recolha de materiais da região como: xisto, madeira, manta de fitas, serapilheira e tecidos de algodão. Posteriormente em grupo procedeu-se à escolha da composição representativa da localidade. Assim, foram seleccionados os seguintes materiais: • Retalho de manta de fita- tecido feito com fitas de tecidos velhos, utilizado como agasalho de […]
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Identificação dos participantes: alunos, docentes e assistentes operacionais do Centro Escolar de Almagreira Nome do Projeto: Pojeto "Roupas usadas não estão acabadas- a minha terra em tecido." Memória descritiva da peça: projeto executado pelos alunos, docentes e assistente operacional no Centro Escolar de Almagreira. Representação, com recurso a diferentes tecidos, do brasão da freguesia, da Igreja Nossa Sra. da Graça, […]
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Este trabalho surge no âmbito do concurso Criar com estilo 2017 subordinado ao tema “A Minha Terra em Tecido” e intitula-se “Planície Alentejana e Três Sobreiros”. Participaram neste projeto as crianças da sala 3 de jardim-de-infância do Centro de Actividade Infantil de Évora, bem como a educadora Fátima Godinho e a auxiliar Lucinda Quitéria. Numa primeira fase realizámos uma pesquisa […]
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“A Minha Terra em Tecido” Memória descritiva O trabalho apresentado foi elaborado em tecido (restos de cortinados usados). Tem como base uma hortência estampada no próprio tecido. A partir daí foi posta à consideração dos alunos o que fazer. Foram então utilizados restos de tecidos para elaborar a Colmeia e a relva. Os alunos recortaram e colaram as respetivas peças. […]
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Símbolo de S. João da Madeira As origens de São João da Madeira remontam a um período prévio ao da formação da nacionalidade, O topónimo "Madeira" parece ter a ver, segundo os historiadores, com a abundância arborícola da região. Estes dois manuscritos podem-se encontrar no arquivo da cidade, situado nos Paços da Cultura. O brasão municipal foi concebido logo após […]
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Igreja Românica de Santo Isidoro - Marco de Canaveses A decisão sobre o tema e elaboração do molde esteve a cargo do 1ºciclo. A escolha de materiais e execução foi responsabilidade do pré-escolar. A opção pelo monumento foi consensual, pois a Igreja de St. Isidoro faz parte da Rota do Românico e é um dos símbolos da nossa freguesia. Selecionámos […]
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Numa fase inicial foi solicitado aos alunos que trouxessem sobras de tecido de roupas que não lhes servissem. Com os tecidos que cada aluno trouxe foi construído um quadrado de retalhos (a fazer parecer uma manta de retalhos tradicional da nossa ilha). Esse quadrado de retalhos foi depois cosido a um quadrado de tecido, sobra de um cortinado, para obter […]
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Este projeto foi elaborado pelos alunos do pré escolar, em conjunto com o projeto Geo Terra Mãe, dos alunos do 3º ano. Depois de desenvolvido o projeto Gea Terra Mãe, os alunos do 3º ano realizaram uma exposição com os trabalhos que efetuaram. Os alunos do pré escolar visitaram a exposição e a figura que mais chamou a atenção foi […]
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Como temos um projeto no nosso ateliê Recicl'Artes, em que fazemos o reaproveitamos as calças de ganga, evitando que vão para o lixo, o material utilizado para este trabalho foi a ganga. Primeiro tivemos que cortar 2 pernas de calças, para podermos ter uma peça única para tirarmos 2 quadrados iguais com 25/25cm. Depois estes 2 quadrados foram cosidos na […]
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O trabalho foi realizado tendo por base a igreja de Rio Tinto. Trouxemos vários tecidos e selecionámos os que íamos usar com base na textura e na cor. Para o quadrado de 25 x 25 cm, da base foi utilizado uma parte de calças de ganga velhas e foi colada à volta um debruado de cor bege. Posteriormente os alunos […]
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Após o estudo do conteúdo "Património", onde foram abordados os vários tipos de património (material, imaterial, móvel e imóvel), a turma 5ªA aprofundou o estudo do património local. Inicialmente realizaram estudos em papel, seguidamente todos os alunos reutilizaram um quadrado de tecido para representar através da pintura as suas ideias. Das várias sugestões apresentadas pela turma para representar "A nossa […]
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O planeta terra em tecido. O desafio "criar com estilo" foi lançado numa das sessões do Clube de Saúde e Ambiente/ Eco-Escolas. Os alunos gostaram da ideia e deitaram mãos à obra. Durante algumas das sessões planearam, projetaram e executar. Por fim selecionaram a peça que acharam mais interessante e criativa. O Planeta Terra visto do espaço. Na execução desta […]
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Os alunos realizaram os trabalhos nas aulas de Educação Visual utilizado diversos materiais de pintura. Foi selecionado o melhor trabalho e enviado para a abae e os restantes serão utilizados para fazer uma manta de retalhos com a colaboração da Universidade Sénior de Mira Sintra. A representante da Junta de Freguesia teve a ideia que a Universidade Sénior colaborasse connosco. […]
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No âmbito do tema complementar do clube Eco-Escolas “Ambiente e Tradição Agrícola no concelho de Bombarral”, na sequência do tema do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó - ”O Bombarral e o vinho: identidade e tradição”-, os alunos de 8º ano aderiram a este projeto desenvolvendo alguns trabalhos nas aulas da disciplina de Educação Visual. […]
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O monumento representado foi escolhido pelos após pesquisa e selecção dos monumentos existentes na zona. O trabalho apresentado demonstra uma imagem com aspecto realista, e a sua realização foi perspectivada com a reutilização de tecidos existentes na sala que foram seleccionadas pelos alunos em função da cor, representando cada elemento no pedaço de tecido. Concluiu-se a actividade sobressaindo os elementos […]
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Memória Descritiva Projeto Eco - Escolas - Agrupamento Irmãos Passos - Escola Básica de Custoias. "A minha terra em tecido" Tendo por base os objetivos do concurso, reutilizar roupa velha, descobrir e dar a conhecer o património nacional, regional, e local, apresentados em conselho Eco - Escolas, a professora de educação visual e coordenadora do projeto de artes Traço a […]
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Eu escolhi este logótipo porque representa a minha escola. A minha escola é muito importante para mim, pois vai-me ajudar aonde eu quero chegar. Materiais: Tecidos, linha e marcador. Madalena Rodrigues 6ºB - nº14 […]
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Memória descritiva “Farricoco” e S. João de Braga O desafio “A minha Terra em Tecido” foi lançado à turma 5.º F pela professora de Educação Tecnológica, Nuna Magalhães. Em pares ou individualmente, os alunos criaram diversos quadrados de tecido representativos de elementos culturais da cidade de Braga, como os Farricocos, o Arco da Porta Nova, o Elevador do Bom Jesus, […]
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A Escola Secundária Manuel Arriaga desenvolveu um Clube designado CA2 - Centro de Apoio aos alunos. Neste âmbito desenvolvem-se à vários anos os seguintes projetos: - "Banco de Roupa" (e outros artigos para uso pessoal) destinado à reutilização de roupa doada pela comunidade educativa.; - "Cabide" disponibilização de roupa para jovens num cabide acessível sem necessidade de uma solicitação formal; […]
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A minha terra em tecido Este trabalho, realizado no âmbito do Atelier de Artes, teve como principal objetivo a sensibilização da comunidade educativa para a importância de utilizar restos de tecidos e de roupas e acessórios que estavam fora de uso, de modo a assegurar que haja uma gestão sustentável dos recursos. O trabalho realizado passou numa primeira fase pela […]
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Foram efetuados projetos (desenho) nas turmas de 6º ano. Foi seleccionado o projeto que mais se adequava ao solicitado, com as características paisagísticas da nossa região. Dos vários tecidos já recolhidos anteriormente para outros trabalhos foram seleccionados os que correspondiam às cores do projeto. Depois de cortadas as partes e o quadrado base com as medidas estipuladas, colaram-se os motivos […]
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Trabalhos realizados por alunos do 6º ano no âmbito da unidade de trabalho Património da disciplina de Educação Visual em articulação com o concurso"A minha terra em tecido" do programa Eco_escolas. Os alunos basearam-se em motivos da terra como cerâmica, mosteiro, capelas de lugar e moda. Os trabalhos foram realizados em tecidos variados, linhas, cola e tesoura. […]
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MEMÓRIA DESCRITIVA No âmbito do Programa Eco-Escolas foi realizado o desafio 2 com o tema “A Minha Terra em Tecido” com a turma do 6º E, inspirado no tema cultural de S. Mamede de Infesta, a Casa de Abel Salazar, patrono do nosso Agrupamento. Após abordagem e motivação sobre o desafio, os alunos elaboraram trabalho de pesquisa sobre os monumentos […]
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O painel sobre o arquipélago dos Açores foi realizado por uma vasta comunidade (escolar e extra escolar) que ultrapassou os 150 colaboradores/participantes. As turmas responsáveis foram a 3, 4, 7, 9 e 10 do sexto ano e alguns alunos do ensino especial. Envolveu docentes de diversas áreas, o conselho executivo da escola, funcionárias da escola, elementos da Academia Sénior, familiares, […]
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“A Minha Terra em Tecido” foi realizada pelos alunos de Currículo Específico Individual (CEI) na disciplina curricular de Têxteis. Foi um projeto conjunto de 9 alunos,5 alunos do sexto ano das turmas H e I , quatro alunos do quinto ano das turmas B e D. Os alunos inspiraram-se no elemento natural da ria, nas suas salinas e no ícone […]
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Desafio Roupas Usadas não estão acabadas – A minha terra em tecido EBS Nordeste Neste Desafio Roupas Usadas não estão acabadas – A minha terra em tecido, participaram as turmas do 6ºano e do Regime Educativo Especial (Pré-Profissionalização), da EBS do Nordeste. A primeira fase consistiu numa campanha de solidariedade de recolha de roupa e calçado. Esta roupa, após uma […]
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Este trabalho está com o grupo folclórico da região. Foi feita uma pesquisa dos trajes e objectos típicos do traje etc. Com a ajuda a da mãe a aluna desenhou o traje e recorreu a restos de tecidos. Posteriormente foi tudo cozido de acordo com a ideia original no tecido. A peça tem um traje feminino, masculino do rancho e […]
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Na EB 2,3 da Cruz de Pau, foi solicitado a 44 alunos que participassem na atividade A minha terra em tecido.também foi solicitado a colaboração/participação dos encarregados de educação. Os alunos que participara escolheram tecidos e elaboraram um quadrado com 25cm x 25cm. Utilizaram têxteis em fim de vida, que não reuniam condições de utilização (um vestido, uma cortina, uma […]
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Desafio criativo - A minha Terra em Tecido! O projeto referenciado foi desenvolvido por 3 alunas da turma B do 5.ºano de escolaridade, Bia Reis, Luana Ferreira e Elisa Ferreira com a colaboração da Diretora de Turma e Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, Vera Silva, com o intuito de participar no projeto “A minha Terra em Tecido”, promovida pela H. SARAH […]
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O trabalho a concurso foi realizado no âmbito das atividades letivas da disciplina de Educação Tecnológica, por uma turma do 8º ano da Escola Secundária de Miraflores. Numa primeira fase, os alunos começaram por pesquisar na Internet pontos de interesse do concelho de Oeiras. De seguida, elaboraram uma composição gráfica com os pontos de interesse selecionados. Depois, cortaram um quadrado […]
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O trabalho realizado foi feito com recurso a tecidos oferecidos à escola e que correspondem a sobras. A peça foi construída, na sua essência, pelos alunos da Educação Especial. Corresponde à imagem de referência da nossa terra: Pedome - carrinhos de linhas (símbolo da indústria) e o nosso rio. […]
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O projecto de reciclagem dos tecidos foi maioritariamente feito com diferentes bocados de roupa étnica ou tradicional de várias origens (roupas em desuso, que tinham chegado ao final da sua vida). Isto deve-se ao facto de estarmos numa escola internacional e os alunos terem contribuído com diferentes tipos de tecidos. Incluiu por exemplo tecidos tradicionais Portugueses, Sul Africanos e Orientais […]
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MEMÓRIA DESCRITIVA - Escola E.B. 2/3 de Júdice Fialho Começou-se por motivar os alunos sobre a importância da reutilização de tecidos e a sua influência no meio ambiente. Houve uma abordagem sobre a política dos 3 R'S. Reforçando a sua consistência num conjunto de medidas de ação adotadas em 1992, por ocasião de Conferência da Terra realizada no Rio de […]
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Trabalho realizado por 5 alunos do 6ºano da turma A. Materiais utilizados: - Tecidos usados ( calças de ganga, camisolas de algodão e outros materiais). -Botões usados. -lantejoulas. -Cortiça reciclada. Demos início à elaboração deste trabalho com um questionário aos alunos: “- Quando penso na minha terra, lembro-me de….?” Foram encontradas muitas respostas, as que mais apareceram foi o “Galo […]
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“A MINHA TERRA EM TECIDO” MEMÓRIA DESCRITIVA A nossa escola fica no litoral de Vila Nova de Gaia. Situa-se junto à praia de Miramar, onde se destaca a Capela do Sr. da Pedra, à Praia da Aguda, com forte tradição piscatória e à praia da Granja, local emblemático na obra de Sophia de Mello Breyner, patrona da nossa escola. Os […]
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Escola Básica Padre António Luís Moreira Criar com estilo / Desafio Criativo Memória Descritiva Ao propor aos alunos do Clube ECO Arte este desafio, todos eles foram unânimes na selecção da representação das “Lavradeiras de Pedroso”, que dão o nome ao Rancho Folclórico fundado em 1974. Foi selecionado o material e a técnica a utilizar em grande grupo. A fase […]
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"A nossa terra em tecido" surgiu de um processo que passou pela procura da identidade, características e património da Gafanha da Nazaré. Em conversa, alunos do Clube Eco-Escolas e professoras da equipa Eco-Escolas, decidiram representar o mapa da Gafanha da Nazaré em tecido e criar uma espécie de roteiro turístico, onde se assinalaram alguns pontos de interesse da cidade através […]
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A Escola Básica de Toutosa situa-se no concelho de Marco de Canaveses, região conhecida por ter visto nascer uma personalidade sem igual no panorama artístico mundial: Cármen Miranda. Maria do Carmo Miranda da Cunha foi uma cantora, atriz e dançarina portuguesa mas que passou a maior parte da sua vida no Brasil, tendo nascido em 1909 na freguesia de Várzea […]
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Memória Descritiva - O trabalho apresentado, representa uma sapatilha recortada em “EVA” (Espuma vinílica acetinada)e costurada no tecido. Foram reutilizados os tecidos e a própria “EVA” que era um material sobrante de outros trabalhos realizados pelos alunos. - No trabalho predominam cores ocres e amarelas, juntamente com algumas linhas pretas e cinzentas do padrão do fundo/tecido. Pretendeu-se criar um contraste […]
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A Minha Terra em Tecido O projeto realizado consistiu em reutilizar um quadrado de tecido com um elemento arquitetónico da nossa região, neste caso, o Mosteiro de Alcobaça. Desenhou-se o mosteiro com caneta de tecido na tão afamada chita de Alcobaça, o qual havia sobrado da confeção de toalhas de mesa de um dos alunos participantes neste projeto. Esta atividade […]
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Memória descritiva “A minha Terra em tecido” O tema do ano 2016-2017 para o desafio “Criar com estilo” proposto pela H. SARAH Trading, Lda é: “A Minha Terra em Tecido”. Este desafio criativo foi aceite pela professora Aurea Teixeira, de Educação Visual, que orientou o trabalho do aluno do 9.º B, Hugo Poba, da Educação Especial, com a colaboração da […]
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O tema do trabalho é a tourada à corda, festa popular da ilha Terceira. Esta caracteriza-se pela corrida de 4 touros ao longo de um arraial montado numa rua ou numa estrada. O touro é controlado por uma corda atada ao seu pescoço, daí a designação de “tourada à corda”, e segura por 6 homens, os pastores. Os capinhas, toureiros […]
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A casa de colmo típica de Santana é uma das imagens de marca da Região Autónoma da Madeira, sendo divulgada em inúmeros cartazes turísticos promocionais em todo o mundo. Calcula-se que as casas de colmo sejam vestígios das construções primitivas, feitas de madeira e colmo. A utilização destes materiais, nomeadamente a madeira, deve-se à sua abundância, fácil aquisição e ao […]
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O nosso trabalho foi realizado por alguns alunos das turmas C, dos 7º e 8º anos e pretende representar algo muito significativo para esta região: as antigas Minas do Pejão, situadas no Lugar de Germunde, freguesia de Pedorido , concelho de Castelo de Paiva,. As minas do Pejão foram encerradas, oficialmente, há 22 anos, tendo sido exploradas entre os anos […]
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O trabalho foi realizado pelos alunos do 2.º ciclo no âmbito do Programa Eco Escolas em colaboração com o EPIS (Empresários para a Inclusão Social). Materiais utilizados: Esqueleto de duas cadeiras metálicas que o proprietário de um café tinha deitado fora e tecidos de chita que os alunos pediram às avós e que estas tinham guardado desde a época em […]
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Nome da escola: Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio- Póvoa de Lanhoso Nome do Professor coordenador do Programa: Fátima Concepcion Matos Nome do Professor coordenador do trabalho: Conceição Silva Nome dos autores: Beatriz Manuela Ribeiro Teixeira Joana Filipa Lourenço da Costa João Manuel Ribeiro Marques Turma- CEF Têxtil/Moda – 3º ciclo Idade das autoras: 15, 16 e 17 anos, respetivamente. […]
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O trabalho representa a Igreja matriz de Alvalade do Sado e foi realizado na aula de Educação Tecnológica do 8º ano. A preparação começou com a elaboração de um rascunho do trabalho em folha de papel seguido depois por um estudo de cor. Os materiais são tecidos, neste caso 3 tecidos de cor diferente que foram colados e utilizou-se caneta […]
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O trabalho desenvolvido foi inspirado numa pesquisa alargada sobre os ícones da nossa cidade. Foram elaborados um conjunto de trabalhos tendo sido selecionado o que apresentamos. Rei David, tendo como pano de fundo outro dos ícones da cidade, a Sé Catedral de Braga. O rei David é uma figura mítica das festas de S. João de Braga. Está associado ao […]
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O nosso quadrado representa um personagem único na nossa terra – o cardador. Esta tradição perdida nas raízes do tempo é muito peculiar e única no país. Os cardadores são um grupo exclusivamente masculino, na sua maioria solteiros, utilizando cardas – objetos tradicionalmente utilizado para o tratamento, na fiação e tecelagem, de lã ou linho. A sua preparação, que é […]
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Criar com estilo | desafio criativo O trabalho “A Minha Terra em Tecido” representa o Vale do Lapedo, foi realizado com pequenos retalhos de tecido em fim de vida, pequenos botões, cordel, linhas e cola. A personalização do trabalho foi realizada pelos alunos do Clube “Atelier da Arte” dinamizado pelos professores Manuel Marcelino e Maria Teresa Dias. O Vale do […]
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A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, como Eco Escola que é, tem por norma reutilizar materiais nos trabalhos e atividades que desenvolve com os seus alunos, um modelo que se pretende incutir em toda a comunidade escolar. A participação no concurso “ A minha terra em tecido“, foi mais um incentivo para a prática de boas atitudes […]
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Memória descritiva Criar com estilo - Escalão 2º ciclo O desafio “A Minha Terra em Tecido” foi apresentado em powerpoint, aos alunos da turma 5ºB da Escola Básica nº2 da Lousã, numa aula de Oficina de Projeto. Os alunos propuseram vários ícones locais, tanto da Serra como da Vila da Lousã, tais como: a fauna, a flora e o património […]
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Os alunos do clube de artes começaram por desenhar alguns elementos caracteristicos da zona em que habitam e da terra onde vivem. Valorizando o património, foram selecionados alguns elementos e feita uma composição gráfica, cuja forma depois de estilizada foi passada ao tecido recortada e colada. Alguns materiais foram colados e pintado o fundo do tecido com tintas ac´rilicas. Gostámos […]
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Projeto: “Roupas usadas não estão acabadas” Desafio 2: Cria com estilo! Desafio criativo - “A minha terra em tecido” O trabalho foi elaborado pelos alunos das turmas do 7.ºC e 7.ºD, na disciplina de educação visual. Iniciámos o trabalho com a motivação dos alunos, onde apresentámos as regras do desafio e discutimos a problemática dos tecidos em fim de vida. […]
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Para realizar o trabalho os alunos começaram por pesquisar sobre várias lendas da região e escolheram a lenda da aldeia onde se situa o Colégio João de Barros, Meirinhas. Para realizar o projeto os alunos fizeram um pequeno esboço, depois começaram a desenhar o projeto final e logo depois recorreram ao uso de tecidos provenientes de vestuário e de cortinados […]
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No âmbito do Clube de Moda, dinamizado no Colégio Bissaya Barreto, as alunas Sofia Seco do 5ºA e Maria Francisca do 6ºB, aceitaram este desafio de acordo com a localidade onde nasceram e vivem, elaboraram o quadrado de tecido representativo de Coimbra. Com tecidos diversos, construiram a torre do relógio da Universidade de Coimbra e uma estudante universitária, símbolos que […]
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Criar com Estilo 2016/2017 Desafio criativo “A Minha Terra em Tecido” NAS SALINAS DE RIO MAIOR HÁ SAL SEM MAR Memória descritiva: O tema do ano 2016-17 “A Minha Terra em Tecido” que prevê a personalização de um quadrado de tecido inspirado num elemento natural ou cultural da região, veio ao encontro do nosso plano de atividades – disciplina de […]
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A Escola Mestre de Avis localiza-se em Avis, uma bonita vila portuguesa situada em plena região alentejana, no alto de um monte granítico com cerca de 200m de altitude, rodeada pela albufeira do Maranhão. É uma escola inscrita no Programa Eco-Escolas desde o ano letivo 2007/2008 e galardoada ininterruptamente desde o ano letivo 2009/2010, tendo havido, contudo, alteração dos seus […]
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Escola Secundária de Adolfo Portela Criar com estilo | desafio criativo Este trabalho foi realizado no âmbito do concurso acima referido de acordo com os objetivos definidos pelo regulamento do mesmo. Na disciplina de educação visual, reciclamos guarda-chuvas, decorando-os com materiais reaproveitados, que colocamos no gradeamento da nossa escola, dando assim um novo visual à escola. Estes guarda-chuvas foram-nos oferecidos […]
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A Escola Básica Dom Luís de Mendonça Furtado – Agrupamento de Escolas do Barreiro, fica situada na cidade do Barreiro, distrito de Setúbal, uma terra com tradições. Os alunos do 7ºE, na disciplina de Expressão Plástica, pegando nas diretrizes do desafio criativo, “A minha terra em tecido”, representaram a história do Barreiro. Trouxeram de casa vários restos de tecidos e […]
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Trabalho realizado por Ana Beatriz Braz 7º B nº 1 Trabalho foi realizado individualmente, foram utilizados restos de tecido. Foi representado o ex-libris da vila o Convento e Palácio de Mafra, foi ainda representado outra atração do concelho as praias da Ericeira. […]
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"Roupas Usadas não Estão Acabadas - "A minha Terra em Tecido" Começamos por elaborar o projeto em papel cavalinho com as dimensões pedidas ou seja 25x25 cm. Reunimos os materiais têxteis usados nas cores correspondentes ao desenho, para elaboração do quadro. Cortamos os tecidos e colamos com cola quente de forma a fazer a composição projetada. […]
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Este trabalho, foi realizado nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Foi utilizado o método de apresentação do tema aos alunos por parte dos professores, os quais realizaram posteriormente pesquisas de elementos alusivos ao tema "Cidade de Paredes". Depois de organizarem e escolherem a pesquisa mais adequada à obra a elaborar, partiram para a fase dos esboços e projetos. […]
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Os alunos pertencentes aos Clubes Eco-Escolas e Origami, em colaboração com o profs. Arlindo Areias e Isabel Pereira, apresentaram as suas ideias. A proposta que reuniu mais consenso foi representar dois elementos icónicos da região: o eucalipto de Moure, do qual resta apela o tronco, e a Torre de Penegate (medieval) na união de freguesia de Carreiras, juntamente com o […]
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Os alunos pertencentes ao Clube Eco-Escolas em colaboração com a biblioteca escolar, dividiram-se por grupos e apresentaram a sua ideia. A proposta vencedora foi esta. Representar o elemento natural que dá nome à escola: o Rio Neiva. Felizmente para nós, que moramos na sua nascente ele ainda apresenta pouca poluição e grande biodiversidade. Assim, depois de cortados pelos alunos os […]
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Nós, a turma 6ª1º do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, situado na cidade de Setúbal, participamos na atividade “Criar com estilo”, desafiados pela professora de educação visual e educação tecnológica Maria João Pacheco. No âmbito das disciplinas estudámos os conteúdos: “Património” e “Materiais”. Vimos uma selecção de imagens apelativas com trabalhos bidimensionais realizados com tecidos. Então, cada aluno esboçou a […]
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BORDADO DE CASTELO BRANCO Inicialmente, fez-se um brainstorm com os alunos do Clube Europeu sobre os elementos naturais e humanos que caracterizam a "nossa terra" - a cidade de Castelo Branco. Surgiram diversas ideias, entre as quais: o castelo e as muralhas, a torre do relógio, o jardim do Paço Episcopal e o Bordado de Castelo Branco. Iniciaram-se alguns esboços […]
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O trabalho foi efetuado por alunos da turma A do 5º ano, sob a supervisão da professora de Educação Visual Maria da Luz. Para trabalho foi utilizado um quadrado de tecido (25cm x 25 cm), retirado de uma camisa branca usada, que foi trazida por um dos alunos. Proença a Nova é uma região onde existem variados produtos endógenos mas […]
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Tendo como objetivo participar no Projeto “Roupas Usadas não Estão Acabadas”, foi lançado o desafio "Criar com estilo/desafio criativo". Uma vez que o tema do presente ano letivo "A Minha Terra em Tecido" prevê a personalização de um quadrado de tecido inspirado num elemento natural ou cultural da região, em primeiro lugar, foi solicitado aos alunos que recolhessem e trouxessem […]
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Materiais: linhas, roupas usadas, restos de tecidos e sisal. Técnicas utilizadas: recorte, colagem, bordado, decalque e costura. Intervenientes: alunos do Clube Eco-Escolas e alguns membros da Comunidade Educativa Professores responsáveis: José Rui e Susana Martins Descrição do trabalho: Os alunos realizaram um trabalho de pesquisa sobre as tradições e símbolos da ilha Terceira. De seguida, procuraram em casa dos pais, […]
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O desafio de “Criar com estilo - A minha terra em tecido” foi proposto a uma turma do 91 PDC. Os alunos realizaram o respetivo projeto, tendo-se selecionado um, o da aluna Sónia Bengalinha. Para a realização da peça foram utilizados vários retalhos de diferentes tecidos e cola. A peça pretende representar o Palácio Nacional de Sintra, também conhecido pelo […]
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A brigada eco-escolas escolheu o tecido azul porque é a cor que representa o concelho. Inicialmente solicitei aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre os símbolos emblemáticos do concelho de Boticas. Escolheram a espigas de milho/centeio que é o que se cultiva nos campos. A abelha representa a produção de mel na região. O guerreiro Galaico consiste num monólito antropomórfico […]
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MEMÓRIA DESCRITIVA PALÁCIO NACIONAL DA PENA A Escola Padre Alberto Neto, participa neste concurso através da Técnica de colagem de aproveitamento de tecidos, sob o tema do Património Português: “Palácio Nacional da Pena”. O referido monumento foi elaborado através da reutilização de tecidos e de roupas velhas. A técnica utilizada foi a colagem dos mesmos, pelos alunos do 5º ano […]
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As turmas de 7º e 8º ano foram desafiadas a construir "algo" que para elas representasse Portugal e as suas tradições, história, cheiros, entre outros. O material proposto foi: tecido e todo o tipo de material a recuperar e reciclado, mas de preferência a não utilização de colas. Foi feita uma exposição (1ºa foto) de todos os trabalhos e uma […]
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O Programa Eco – Escolas é desenvolvido na E.B. 2,3 / S Josefa de Óbidos desde o ano letivo de 2014 / 2015. No presente ano letivo 2016 / 2017, a turma 8º B e a sua Diretora de turma Professora Marta Silva, disponibilizaram – se para serem uma turma Eco – Escolas, acedendo ao convite da animadora Mara Marques. […]
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.Painel Têxtil (25x25cm) alusivo à Vila de Canas de Senhorim: - as canas derivam da história lendária sobre a origem da terra; - o Cavalete de Stª Bárbara e o carrinho com a pá e a picareta representam as Minas da Urgeiriça que durante anos deram emprego a muitos mineiros na região. 2. Como foi realizado o trabalho O trabalho […]
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Para o quadrado “A minha terra em tecido” a Escola Básica nº1 da Lousã escolheu, como ícone local, a Serra da Lousã e o Castelo do Arouce, e representou-os de forma simples. O projeto foi apresentado aos jovens e foi-lhes pedido para desenhar num quadrado, algo que, para eles, representasse a sua região (gastronomia, monumento, danças entre outras coisas), mas […]
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O desafio foi lançado a uma professora de inglês, com ferramentas/competências na área criativa e de trabalhos manuais/costura. Diretora de turma de um CEF2, abraçou o desafio de lançou-o à turma. Num espírito interdisciplinar os alunos e professores colocaram mãos à obra e desde o passear por Olhão e estar atento aos pormenores, o fotografar de elementos característicos, o selecionar […]
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A minha terra em tecido: Foi um trabalho elaborado pelo sector feminino através da reutilização dos restos de tecidos (sobras de outros trabalhos de costura que se realizam no E.P.F.) e roupas velhas selecionadas pelas reclusas, colocadas numa caixa personalizada pelas mesmas com o titulo " Ver o sol as risquinhas com cor". As alunas que participaram também trabalharam uma […]
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Já imaginaram a quantidade de resíduos de têxteis que nós produzimos? Este foi o mote para a atividade com as alunas do Curso Técnico de Apoio Psicossocial. A maioria dos tecidos não são reciclados, indo parar nos contentores do lixo. Mas podemos pensar em minimizar esses desperdícios, reaproveitando peças de roupa, lençóis, cortinas, enfim, os têxteis que temos em casa. […]
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Neste bordado inspirei-me em alguns costumes e lugares mais conhecidos da minha vila, Arcos de Valdevez. Para conseguir realizar este projeto utilizei como fundo um tecido azul que representa o nosso Rio Vez que costuma atrair muitos turistas, quer seja pela sua beleza, mas também porque é um local agradável para descontrair nos dias de maior temperatura e foi considerado […]
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A execução do projeto “ A minha Terra em tecido” elaborado pela Escola Secundária de Caldas das Taipas – Guimarães, representa o mapa do Concelho de Guimarães. Nessa área foram representados dois símbolos da região. O verde, que representa o Minho, região onde se localiza o Concelho de Guimarães e os talheres que mostram uma das indústrias mais representativas da […]
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Esta composição gráfica simboliza, principalmente, as 4 Maravilhas da Mealhada: água, pão, vinho e leitão. Todas elas possuem características únicas que ilustram e compõem os elementos gastronómicos da Mealhada. A água, fonte de vida, relembra a pureza do Luso, de uma natureza ímpar. A água Luso é a representante deste ambiente límpido e inato da região. O pão, feito por […]
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Memória Descritiva O tema do meu trabalho é as “Nicolinas”. As Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. Os historiadores situam o início das Festas Nicolinas não aquando do início do culto a S. Nicolau, mas durante o século XIV, altura em que o culto europeu a São Nicolau chega a […]
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A Escola Profissional da Ribeira Grande fica situada na Vila de Rabo de Peixe, ilha de São Miguel – Açores, uma vila caracterizada principalmente por atividades primárias, tendo maior relevância a atividade piscatória. Assim, e de acordo com a realidade desta terra, e com as diretrizes do desafio criativo “A Minha Terra em Tecido” do projeto “Roupas usadas não estão […]
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ESCOLA SECUNDÁRIA DE VENDAS NOVAS Escalão - 3º Turma -10ºD ( Artes) Os alunos selecionaram um quadrado de cortinado velho com 25cm x 25cm e "desenharam " com restos de tecido em fim de vida( fornecidos no âmbito do concurso) um pedacinho da sua terra - o Alentejo. A escolha foi uma das "marcas registadas " da nossa paisagem - […]
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‘’Roupas Usadas Não Estão Acabadas’’ ‘’A minha terra em tecido’’ O que é o Eco Escola? O tema escolhido para este projeto foi ‘’Roupas usadas não estão acabadas’’. Os objetivos do Programa Eco Escolas, para este trabalho em específico, são: Informar acerca da importância da reutilização e reciclagem de têxteis e promover a reutilização de objetos fora de uso. Para […]
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Para o nosso trabalho escolhemos pintar uma sardinha porque é o peixe mais conhecido no Algarve. Pintámos a praia por dentro porque o Algarve é famoso pelas suas praias; são consideradas as praias mais lindas do mundo. Sofia Heath e Theodora Marques (10ºC) […]
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Memória descritiva Criar com estilo - Escalão Secundário O desafio “A Minha Terra em Tecido” foi apresentado aos alunos da Escola Secundária da Lousã. Foi proposto aos alunos que realizassem uma pesquisa sobre os vários ícones da Serra e da Vila da Lousã, tais como: a fauna, a flora e o património edificado. Foram apresentados vários trabalhos dos quais se […]
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Para concretizar o desafio ““A MINHA TERRA EM TECIDO”, começamos por apresentar a ideia e os objetivos do trabalho a uma turma de formandos que estão a frequentar um curso de Educação e Formação de Adultos (EFA). Logo nesta sessão foram surgindo algumas ideias, sobretudo ao nível da identificação de ícones que definem a nossa terra. Também ficou decidido que […]
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