ATL do Jardim de Infância de A-dos-Negros (Óbidos)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
Para a realização deste trabalho contamos com a preciosa ajuda de uma avó que ajudou os meninos a colar e a cortar os vários tecidos e lãs que utilizamos no nosso trabalho.
O nosso quadrado representa o nosso concelho (Castelo de Óbidos e o Bordado de Óbidos) e a nossa freguesia (representado pela bilha).
O material utilizado foi tecidos em fim de vida e lãs (que a avó trouxe e disse que eram muito velhinhas, boas para ir para o lixo...). Utilizamos cola para colar as várias partes que compõe o nosso quadrado de tecido.
Começamos o trabalho fazendo um brainstorming. Queríamos perceber se as nossas crianças sabiam alguns símbolos que representam a nossa terra. Obviamente o primeiro foi o Castelo de Óbidos, depois de muito pensar, uma das crianças olhou para o símbolo da Junta de freguesia (o nosso ATL é mesmo em frente) e disse para juntarmos a bilha. A bilha é o símbolo da freguesia porque existem muitas fontes, 10 mais concretamente) e por último tivemos a sugestão da avó que nos falou um pouco sobre o bordado típico de Óbidos.
Pesquisamos sobre o bordado, escolhemos um dos vários que encontramos e decidimos usar tecidos com cores semelhantes às que são utilizadas. O bordado tem cores muitos especificas, mas de uma forma mais simplista podemos dizer que são: azul, rosa, salmão, verde, amarelo e castanho.
Eles usaram o papel vegetal para copiar o desenho do bordado impresso, passaram para os tecidos o desenho, cortaram e por fim colaram os tecidos nos sítios certos.
A bilha e o castelo foram feitos com recurso a lã. Eles desenharam no tecido, puseram a cola e foram preenchendo com a lã.
A nossa identificação foi feita pela avó, recorrendo a linha de bordar e depois colou de forma a formar os nomes do nosso concelho, Óbidos, e da nossa freguesia, A-dos-Negros.
Ressalvo que não houve muita hipótese de fazer um registo fotográfico das várias fases. O nosso ATL é de jardim e ao utilizamos materiais cortantes e colas, demos prioridade ao ensinar a manusear materiais cortantes e à segurança dos dedinhos das crianças.