Escola EB1/JI da Covoada (Ponta Delgada)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
EB1/JI de Covoada
A minha terra em tecido
Memória Descritiva
Para a realização do trabalho da nossa escola para participar no desafio “A minha terra em tecido” foram pedidas ideias em duas turmas. Depois de várias sugestões, optou-se pela ideia da maioria, representar as pastagens, as vacas e as flores. A freguesia em que está localizada a escola é uma freguesia predominantemente agrícola, em que quase todas as famílias têm alguém ligado à terra, nomeadamente à produção leiteira. A freguesia está rodeada de pastos e vacas, que se avistam das janelas da escola. Está também implantada na freguesia uma fábrica de leite, Terra Nostra.
Assim, pedimos aos alunos que trouxessem de casa roupas muito velhinhas que já não servissem para ninguém usar para construirmos o nosso trabalho.
Após a recolha de alguns tecidos e desenvolvendo a ideia selecionada, a turma do 1º e 2º anos, recortaram retalhinhos de peças de três tons de verde para representar os pastos. Esses retalhinhos foram aplicados em cima de um pedacinho de tecido mais duro para ficar mais estável. Num pedaço de lençol velho (já com furinhos) desenhou-se uma vaquinha na qual alguns meninos e meninas pintaram as manchas pretas e as restantes partes (optou-se por pintarem as manchas porque não havia tecido preto). Outros alunos coseram a vaquinha no quadrado de tecido. Para acabar de compor o “quadro”, recortaram florzinhas cor-de-rosa (a cor que tínhamos) para representar as hortências presentes para dividir os pastos, as quais se colaram conforme o gosto dos alunos.
29 de maio de 2017
As professoras das turmas
Maria Emília Gaspar
Maria Margarida Almeida