Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
O trabalho foi efetuado por alunos da turma A do 5º ano, sob a supervisão da professora de Educação Visual Maria da Luz.
Para trabalho foi utilizado um quadrado de tecido (25cm x 25 cm), retirado de uma camisa branca usada, que foi trazida por um dos alunos.
Proença a Nova é uma região onde existem variados produtos endógenos mas os alunos, talvez por ser época das cerejas, salientaram as cerejeiras existentes na região. Assim, todos concordaram que a nossa Terra ficaria representada no tecido pelas cerejas.
Após vários testes onde foram aplicadas diferentes técnicas para formar o brinco das cerejas, a que surtiu mais efeito foi aquela onde se utilizou cola quente misturada com purpurinas. O facto das cerejas ficarem em relevo no tecido foi do agrado de todos os alunos, pelo que foram feitos dois brincos de cereja que foram colocados sobre o tecido branco, onde um aluno já havia escrito Proença a Nova para que o nome da sua região não caísse no esquecimento... A disposição das cerejas no tecido acompanhou a escrita do nome da região . A simplicidade do trabalho realça este produto endógeno desta região- Proença a Nova