EB nº1 da Lousã (Lousã)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Para o quadrado “A minha terra em tecido” a Escola Básica nº1 da Lousã escolheu, como ícone local, a Serra da Lousã e o Castelo do Arouce, e representou-os de forma simples.
O projeto foi apresentado aos jovens e foi-lhes pedido para desenhar num quadrado, algo que, para eles, representasse a sua região (gastronomia, monumento, danças entre outras coisas), mas de forma simples, já que o mesmo teria se ser depois representado em tecido. Dos vários desenhos que fizeram, os elementos que predominaram foram a Serra da Lousã e o Castelo, e foram esses os escolhidos. Depois de saberem o que iria ser criado, foi pedido às crianças e jovens, em conjunto com os seus pais, procurassem em suas casas roupas e tecidos em fim de vida, para podermos utilizar na confeção do quadrado.
Depois dos tecidos recrutados, com a ajuda da máquina de costura, linhas, agulhas e tesoura, o quadrado da Eb nº1 da Lousã ganhou forma.
Descrição dos elementos/Materiais:
O quadrado é um pedaço de cortinado.
A Serra está representada por 4 árvores em que, para a copa das árvores, aproveitamos pedaços de blusa e lençol, para o tronco utilizamos pedaços de feltro (cedidos por uma mãe que faz trabalhos em feltro)
Para o castelo utilizamos tecido de uma forra de um sofá.
Para a “Lousã” utilizamos um pedacinho de feltro (cedidos por uma mãe que faz trabalhos em feltro)
Este trabalho foi muito gratificante e interessante porque conseguimos envolver a comunidade escolar, algo que nem sempre é fácil de acontecer. E também mostramos aos jovens que aquela camisola velha, que já não serve, aquele cortinado que já não fica tão bem na nova decoração da sala de estar, podem ter nova vida. E do velho renasce o novo, com a colaboração de todos.