Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA - Escola E.B. 2/3 de Júdice Fialho
Começou-se por motivar os alunos sobre a importância da reutilização de tecidos e a sua influência no meio ambiente.
Houve uma abordagem sobre a política dos 3 R'S. Reforçando a sua consistência num conjunto de medidas de ação adotadas em 1992, por ocasião de Conferência da Terra realizada no Rio de Janeiro bem como no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento de 1993.
Esta política é válida para todo o tipo de resíduos/efluentes sólidos (como exemplo tecidos), líquidos e gasosos.
Como reduzir:
Evitando consumos desnecessários, utilizando produtos em embalagens familiares ou sem embalagens excessivas, recorrendo a novos materiais, designs inovadores e tecnologias com maior respeito pelo ambiente.
Como reutilizar:
Optando por embalagens com tara ou com recarga, aproveitando o verso das folhas para rascunho, preferindo pilhas recarregáveis, atualizando os processos produtivos e adotando tecnologias mais limpas.
Consiste em utilizar um produto mais do que uma vez para o fim para o qual foi produzido ou para outro fim.
Como reciclar:
Colocar as embalagens vazias nos locais certos para a reciclagem, ou seja nos ecopontos.
- Os trabalhos para concurso tinham como finalidade recuperar roupa para produzir um quadrado em tecido tendo em conta um motivo do património local.
Sendo assim começou-se por uma abordagem sobre o património de Portimão, cidade e concelho onde a escola se inclui.
A cidade de Portimão é um importante legado histórico, aliado a uma beleza natural riquíssima, oferecendo cerca de 8km de praias de areia fina e um mar verde cristalino. Conta com uma localização privilegiada no sudoeste Algarvio.
A história de Portimão remonta à Pré-história, havendo também vestígios de presença fenícia e cartaginesa, comprovando a importância da cidade para o intercâmbio comercial e cultural com o Mediterrâneo, o Atlântico e o Norte de África. A cidade regista também fortes influências romanas e árabes, afirmando-se como núcleo urbano no séc. XV e desenvolvendo-se como um dos grandes pólos da expansão Portuguesa a partir da segunda metade da época dos Descobrimentos. Mas é com o Marquês de Pombal que a então vila sofre um forte desenvolvimento, impulsionada pelas indústrias de frutos secos e conservas de peixe. Fruto deste desenvolvimento, é construído o cais na Zona Ribeirinha, apoio para a intensa atividade piscatória e infraestrutura de escoamento à crescente produção industrial.
Portimão possuía um dos maiores portos do Algarve, de onde saíam os produtos locais como o peixe, a sardinha assada que inunda o ar da cidade é motivo de romagem de dezenas de pessoas que nos meses de Verão à tardinha percorrem a zona ribeirinha até aos vários restaurantes espalhados junto à doca, entre a ponte viária e ferroviária. Saborear a gorda e prateada sardinha lavada no mar e assada ao lume lento do carvão, comida sobre uma fatia de pão e guarnecida com uma farta salada à Algarvia (tomate, pepino e pimentos) é na realidade o maravilhoso pitéu de Portimão. A faca e o garfo dão lugar às mãos que levam à boca a melhor sardinha do Algarve e do país.
Construção de Tecelagem/ Tapeçaria alusivas ao tema.
A sua elaboração começou pela recolha de vários tipos de tecidos - roupa em casa, vizinhos…
Efetuou-se depois a separação em diversos lotes, tendo em conta as suas propriedades físicas, texturas, cores e padrões.
Cada aluno criou o seu próprio projeto, sendo que a ideia era fazer uma tapeçaria sobre Portimão e elementos da sua cultura partindo de vários aspetos do seu património usando os retalhos.
Partindo do seu projeto e dos diversos retalhos que juntaram, os alunos criaram uma tapeçaria “louca” e, ao mesmo tempo, alusiva ao tema.
Usaram a técnica de aplicação, costura de pedaço de tecido noutro tecido, colagens e pintura. As suas ideias e decorações consistiram principalmente na criação de uma sardinha, uma ponte, elementos marinhos, descobrimentos e os nossos ricos sol e mar.
Selecionou-se por fim o trabalho que enviamos a concurso, selecção esta feita em conjunto com os alunos.
O trabalho selecionado foi realizado recorrendo a pintura e colagens que nos sugerem a praia e o mar (cores) a pesca/rede (tule azul), a sardinha e outros elementos da fauna marítima do nosso concelho, também ligados à gastronomia da região.
Autor - aluno do 6ºF - nº 14, João Filipe Mendes
Portimão, 25 de maio de 2017