Colégio Frei Cristóvão (Caldas da Rainha)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Desafio criativo - A minha Terra em Tecido!
O projeto referenciado foi desenvolvido por 3 alunas da turma B do 5.ºano de escolaridade, Bia Reis, Luana Ferreira e Elisa Ferreira com a colaboração da Diretora de Turma e Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, Vera Silva, com o intuito de participar no projeto “A minha Terra em Tecido”, promovida pela H. SARAH – Trading, Lda. em parceria com o Programa Eco-Escolas. O desenvolvimento deste projeto ocorreu durante algumas sessões da Academia das Ciências.
Este desafio criativo previa a personalização de um quadrado de tecido inspirado num elemento natural ou cultural da região.
Inicialmente, as alunas em parceria com a docente estruturaram e planearam todo o trabalho a desenvolver. Foi difícil chegarmos a acordo, quanto ao que se poderia representar, pois tínhamos consciência que o Concelho de Caldas da Rainha poderia ser representado de diversas formas. Todavia, após uma pesquisa exaustiva de todos os elementos representativos do Concelho de Caldas da Rainha, selecionámos aquele que se torna engraçado e que se torna característico pela forma que apresenta – o Zé Povinho. Confessamos que foi difícil conseguir manusear os pedaços de tecido, de forma a conseguir a forma característica da posição dos braços do Zé Povinho, pois optámos por não utilizar muitos artefactos. Quisemos apenas utilizar os pedaços de tecido, dobrando-os de forma a conseguirmos o que pretendíamos.
Na representação da nossa região não quisemos só representar o “Zé Povinho”, nela representámos, ainda, o mar, pois é uma região que apresenta uma praia “Foz do Arelho”, os peixes, devido à zona costeira e a famosa “Pera Rocha”, fruta muito característica da região do Oeste e em particular do Concelho de Caldas da Rainha.
Para a concretização do nosso projeto, utilizámos muitos pedaços de tecido, trazidos pelos nossos alunos. Foi necessário selecionar, apenas, aqueles que apresentavam as cores pretendidas para o nosso trabalho. Começámos por cortar um pedaço de tecido com as medidas solicitadas no regulamento e com alguma arte e engenho, um pouco de cola quente e muita imaginação, colocámos mãos à obra. O trabalho foi divulgado a toda a Comunidade Educativa, na semana de comemoração do “World days of action”, “Dia da Terra” e “Dia Eco-Escolas”.
Resta-nos uma congratulação final para todos os responsáveis pela criação do presente Concurso, o qual, para além de ter dinamizado a nossa comunidade educativa, teve o condão de mobilizar a mente e a criatividade das nossas alunas e professora.
Alunas: Elisa Ferreira 5.ºB /Luana Ferreira 5.ºB /Bia Reis 5.ºB
Professora colaboradora: Vera Silva (Colégio Frei Cristóvão)
A-dos-Francos, 16 de maio de 2017