Escola Básica de Abadias (Figueira da Foz)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
Memória Descritiva
1ª Fase
Iniciação do projeto: As turmas de 3º e 4º anos de escolaridade trabalharam o tema no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, pesquisando sobre os ícones da Figueira da Foz e visitando alguns deles.
Após esse trabalho desenvolvido ao longo do 2º período, os alunos procederam à elaboração de desenhos sobre os monumentos e locais estudados.
2º fase
Escolha do ícone a representar e recolha de tecidos. Nesta fase os alunos decidiram que queriam representar o Forte de Santa Catarina, situado na Figueira da Foz, junto à praia e ao rio, pela sua importância histórica e pela sua beleza.
O forte foi construído em finais do séc. XVI para reforçar a defesa da foz do Mondego. Juntamente com a Fortaleza de Buarcos e o Fortim de Palheiros, era parte do sistema defensivo do porto e da baía da Figueira da Foz e de Buarcos.
Durante a Guerra Peninsular (1808) o forte foi ocupado pelo exército francês, comandado pelo General Junot e mais tarde libertado por um grupo de estudantes de Coimbra comandado por Bernardo Zagalo, permitindo que as tropas aliadas ingleses desembarcassem em segurança.
O Forte, com o seu farol, permanece como referência histórica e elemento emblemático da cidade.
Para a elaboração do trabalho os alunos trouxeram restos de tecidos, depois de terem decidido o que iam representar no quadrado. Assim, procuraram trazer restos de tecidos azuis para o quadrado (25x25) porque assim ficava representado o céu e o mar. Tecidos beges e castanhos para a areia da praia e muralha do forte. Tecido amarelo para o sol e pudemos ainda usar restos de tecidos com desenhos, que tínhamos ganho há 3 anos num concurso do IKEA. Desses restos, os alunos puderam recortar alguns apontamentos que pintaram com marcadores para tecido.
3º Fase
Montagem do trabalho- Nesta cada turma elegeu um representante para participar na montagem do trabalho, dado tratar-se de um objeto de pequenas dimensões. Os alunos participantes recortaram os tecidos necessários e pintaram os que queriam pintar (farol, barco, gaivota, nuvem…). A professora responsável costurou uma bainha no quadrado azul e os alunos procederam à montagem da imagem que pretendiam.
Para marcar a linha de separação entre o céu e o mar (linha do horizonte) usaram linha de crochet azul feita em ponto de cordão por uma das alunas.
Depois de todos os objetos colocados no seu lugar e de discutirem a sua posição, os alunos procederam à colagem dos vários apontamentos, no quadrado de tecido azul. Apenas foram utilizadas as técnicas de recorte e colagem para que os alunos a pudessem realizar, pois costurar implica uma maior participação do adulto.
Alguns pormenores:
- os alunos quiseram incluir um apontamento de praia por acharem que a praia da Figueira da Foz também é muito bonita e por ficar muito próxima do forte.
- Os alunos quiseram pintar as velas do barco de verde e amarelo por serem as cores do município da Figueira da Foz e colocaram-lhe ainda a bandeira de Portugal.
- Acrescentaram uma gaivota, por existirem na nossa terra em grande quantidade e conviverem diariamente com elas no pátio de recreio da escola, que as gaivotas invadem à hora do lanche, para aproveitarem as migalhas de pão que eles deixam.
- O sol, não quiseram que faltasse, por a Figueira ser conhecida pela praia da Claridade, devido à sua luminosidade.
No final do quadrado pronto, os alunos tiraram fotos com a máquina da escola, que depois foram melhoradas pela professora e colocadas na página eco-escolas.
Materiais usados: restos de tecidos, cola e linha
Alunos envolvidos: Na fase inicial todos os alunos do 3ºano e 4º ano, na fase final (realização do trabalho) delegados eleitos nas turmas (5 alunos- 3 do 3º ano e 2 do quarto ano)
Professor responsável: Olga Gaspar (coordenadora eco escolas)