E.B / J.I Lã Neve (Covilhã)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
- Analisámos o mapa de Portugal e situámos o JI/EB “A Lã e a Neve” – Covilhã. Iniciámos a recolha de informação através de uma conversa na sala de aula. Colocou-se a questão “Qual o ícone da nossa Terra?” Foram de imediato sugeridos alguns símbolos pelos alunos, mas a questão foi levada às famílias.
- Foi recolhida muita informação sobre os símbolos da nossa Terra como apresentamos a seguir: serra da estrela, neve, fábricas, cão da serra da estrela, lobo, ovelhas, queijo, lã, tecidos, mel, zimbro, carqueja, lagoas, ribeiras, pedras, universidade, canção “Covilhã Cidade Neve”, …
- Analisámos a informação e concluímos que no espaço proposto 25x25 cm era impossível apresentar todos os símbolos recolhidos. Optámos pela serra da estrela (montanhas e árvores) com alguma neve, ovelhas e queijos da serra. Foram utilizadas algumas formas geométricas em tecidos e lãs trazidos de casa. Como “a roupa não está acabada” entre várias peças; cortina, individual, bibe de criança e calças de ganga, optámos, em conjunto, por trabalhar com o individual devido à cor e à qualidade do tecido. Realizámos primeiro a maqueta no quadrado em papel com a dimensão 25x25 cm e depois passámos para a montagem no tecido. A colagem dos olhos, das patas e da boca das ovelhas, bem como, as ervas e florinhas foi feita com recurso a uma pinça, por se tratarem de peças muito pequenas.
- Material utilizado: o tecido do individual já muito manchado, lãs (boca, olhos e patas das ovelhas), fio (estrela), tecidos vários (montanhas, árvores, ovelhas, queijos, nuvens, flores, mesa), algodão e material de enchimento para a neve, papel (rótulos), tesouras, lápis, cola, pinça, régua, mapa de Portugal.
- As maiores dificuldades na realização deste projeto foram a seleção dos símbolos e a confeção do trabalho na dimensão proposta.
- O resultado final é muito positivo a nível visual, a nível de envolvimento de toda a comunidade educativa e também de reflexão e valorização do nosso meio.