EB de Águeda + Jardim de Infância (Águeda)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
O tema proposto foi um bom desafio.
Conhecer Águeda, tem sido um dos objetivos do nosso Projeto Educativo, do Agrupamento de Escolas de Águeda.
Iniciou-se o trabalho com uma pesquisa na Internet, no site do Município de Águeda, debruçámo-nos sobre o estudo do conselho e suas freguesias.
O mapa imprimido foi reduzido para 25cm/25cm, como e sugerido no regulamento.
Solicitou-se aos pais /encarregados de educação no sentido de nos trazer “restos de tecido” (ou tecido usado).
Em diálogo de grande grupo e com colegas da escola pensou-se que a decoração (colagem) de guarda-chuvas, seria uma boa opção uma vez que Águeda já é conhecida por vários cantos do mundo, pelos seus coloridos guarda-chuvas que embelezam as ruas da cidade durante o verão, e em especial no mês de julho no “Agitágueda”.
Dimensionaram-se -se os guarda-chuvas de acordo coma escala do mapa; selecionaram-se as cores e padrões dos tecidos oferecidos.
Pintou-se o mapa de verde, uma das cores do nosso Município (amarelo e verde) em tecido de “pano-cru”; delinearam-se as fronteiras.
Colaram-se os guarda-chuvas com a ajuda das crianças, que se sentiram fortemente envolvidas. Fez-se a moldura. Caso seja necessário justapor este trabalho a outros poder-se-á recortar a moldura.
Identificaram-se as freguesias.
Fez-se o registo fotográfico.
Todos os intervenientes envolvidos neste trabalho, gostaram de o realizar, apesar de ser muito minucioso, dado as dimensões propostas.
Este pequeno painel foi realizado colocando em evidência a transversalidade de todas as áreas de conteúdo previstas na Orientações Curriculares para a educação pé escolar.
A reciclagem, a reutilização, o espirito ecológico e ambientalista, a cidadania esteve sempre presente no nosso trabalho.
Foi muito bom o resultado final! De tecidos isolados, da casa de cada um, fez-se um trabalho que a todos nos engrandece, representando o nosso concelho de “Águeda- a -Linda”, como diz o nosso poeta Manuel Alegre.