Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
A Minha Terra em Tecido
O projeto realizado consistiu em reutilizar um quadrado de tecido com um elemento arquitetónico da nossa região, neste caso, o Mosteiro de Alcobaça. Desenhou-se o mosteiro com caneta de tecido na tão afamada chita de Alcobaça, o qual havia sobrado da confeção de toalhas de mesa de um dos alunos participantes neste projeto.
Esta atividade foi realizada nas aulas do “Projeto com Arte” com os alunos do 7º A e com a Prof. Ana Duarte.
“O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça”, também conhecido como “Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça” ou mais simplesmente como “Mosteiro de Alcobaça”, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi começado em 1178 pelos monges de Cister. Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional desde 1910. A 7 de Julho de 2007, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em 1834, os monges foram forçados a abandonar o mosteiro, na sequência do decreto de supressão de todas as ordens religiosas de Portugal, promulgado por Joaquim António de Aguiar, ministro dos negócios eclesiásticos e da justiça do governo da regência de D. Pedro, Duque de Bragança.
A Chita de Alcobaça é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples. A estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim. As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite, delineando os desenhos, e a predominância de uma cor.