Escola Básica Louro Artur (Almada)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
No âmbito do Projeto Roupas Usadas não Estão Acabadas, foi lançado o desafio "Criar com estilo | desafio criativo". O tema do presente ano letivo é "A Minha Terra em Tecido" e prevê a personalização de um quadrado de tecido inspirado num elemento natural ou cultural da região. A ideia é ver representado num pedaço de tecido um ícone local, uma referência gastronómica, uma dança tradicional, um monumento, entre muitas outras opções. No final do concurso, os pedaços de tecido serão cosidos e formarão uma manta gigante onde estarão representadas as várias regiões de Portugal.
Reciclar é transformar objetos usados em novos produtos, possibilitando, desta forma, a preservação do meio ambiente, assim sendo, com este projeto, reutilizámos materiais, mais concretamente amostras de tecidos oferecidas por um estofador (que tinham o lixo como destino), e colocámos mão à obra, na construção do nosso quadrado em tecido.
A nossa freguesia, Charneca de Caparica (agora designada como União das Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda), segundo os sensos de 2011, é a freguesia mais populosa do concelho de Almada. As nossas escolhas:
Como ex-libris do nosso concelho temos o Cristo Rei. Este é, sem dúvida, o monumento mais emblemático de Almada e um dos mais imponentes do país. Possuí uma vista deslumbrante sobre o rio Tejo, a Ponte 25 de Abril, a nossa capital (Lisboa) e o concelho de Almada.
No que concerne à Ponte 25 de Abril, que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, esta tem um simbolismo peculiar. Graças à sua construção, deu-se uma explosão urbanística no nosso Concelho, em particular na nossa Freguesia.
Os Cacilheiros, à semelhança do que acontece com a Ponte, servem de ligação às duas margens do Rio Tejo. Como o próprio nome indica, partem de Cacilhas, em Almada, com destino a Lisboa.
O avião, em direção a sul, contempla a majestosa paisagem da margem sul do Tejo, do nosso Concelho (Almada) e das esplêndidas praias da nossa freguesia (Charneca de Caparica).
O automóvel afigurado representa o tráfego, diário, de veículos que fazem a ligação de Lisboa, à margem sul do Tejo.
O golfinho simboliza o decréscimo dos níveis de poluição no rio Tejo e um ecossistema mais saudável. Nos últimos anos, os avistamentos têm voltado a tornar-se mais frequentes, principalmente pelos praticantes de vela.
Poder-se-á desfrutar do rio e do mar, num passeio de barco à vela pelo Tejo, com toda a liberdade do percurso e da aventura. Quem o faz, destaca o pôr-do-sol fantástico e a beleza das duas margens.
As expressões, nomeadamente a plástica, assumem um papel determinante no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, permitindo que os alunos se exprimam e comuniquem através de processos de criação e de expressão.
O objetivo deste trabalho não foi avaliar o talento dos alunos mas sim atender ao grau de envolvimento nas tarefas propostas, imaginação, criatividade e cooperação com o grupo.
Durante todo o processo de execução do trabalho, as crianças mostraram-se extremamente empenhadas e motivadas para a concretização do mesmo.