Escola EB de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
Como já vem sendo habitual a escola decidiu concorrer a mais um desafio Eco Escolas, ao "Criar com estilo”, desta vez com o mote “A minha Terra em Tecido”.
Materiais:
Retalhos (restos) de tecidos e de tintas , linhas, agulha.
Metodologias:
Anteriormente, durante este ano letivo, a escola participou num concurso sobre a divulgação da nossa Terra, criando um roteiro para um dia na Região. Partindo desse trabalho já feito, envolveram-se as crianças, motivando-as para a criação dum “painel” em tecido que representasse a nossa Terra.
Depois de muitas ideias, decidiu-se que devíamos pintar alguns elementos que permitissem uma identificação rápida da cidade.
Intervenientes: comunidade educativa
Processo de construção:
1º passo: Escolha dum tecido para a pintura. Optou-se por um tecido claro, cru, de modo às cores das tintas não sofrerem grande alteração. O bocado escolhido pertencia a um saco de publicidade.
2º passo: Planificação dos motivos a desenhar, primeiro em papel, depois no tecido.
3º passo: Pintura no tecido, dos motivos escolhidos: o mar e a praia, as salinas, a Torre do Relógio e a Ponte sobre o Rio Mondego, o Farol…
4º passo: Como o tecido encolheu com as tintas, não ficando com as dimensões pedidas, foi necessário escolher outro quadrado para o aplicar. Optou-se por um tecido azul escuro, restos duma manta de retalhos (Manta dos Afetos) que foi feita por todas as turmas da escola ,em fevereiro.
5º passo: o bocado de tecido pintado foi cozido ao quadrado azul, colocando um bocadito de enchimento para dar um pouco de relevo.
As atividades desenvolvidas são fruto da articulação entre todos os elementos da comunidade escolar.
Todos os restos de tecido e retalhos não utilizados foram cuidadosamente acondicionados para futuros trabalhos.