Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
PALÁCIO NACIONAL DA PENA
A Escola Padre Alberto Neto, participa neste concurso através da Técnica de colagem de aproveitamento de tecidos, sob o tema do Património Português: “Palácio Nacional da Pena”. O referido monumento foi elaborado através da reutilização de tecidos e de roupas velhas. A técnica utilizada foi a colagem dos mesmos, pelos alunos do 5º ano das turmas F e H, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
Os alunos pesquisaram sobre os monumentos portugueses e optaram pelo Palácio Nacional da Pena. De seguida fizeram registos a lápis de carvão e pintaram a guache.
Fizeram cópias a preto e branco, recortaram as partes e aplicaram-nas nos tecidos seleccionados por eles, colando os mesmos uns aos outros até completarem o monumento “Palácio Nacional da Pena”.
Breve Apontamento
sobre o Palácio Nacional da Pena
Palácio Nacional da Pena – O Palácio Nacional da Pena, popularmente referido apenas por Palácio da Pena ou Castelo da Pena, localiza-se na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, em Portugal.
Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio desse estilo na Europa.
É Património Mundial da UNESCO. A 7 de julho de 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.
Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, Escola Básica Padre Alberto Neto
Professoras
Emília Torgal e Fátima Correia