Escola Básica Integrada dos Biscoitos (Praia da Vitória)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
O tema do trabalho é a tourada à corda, festa popular da ilha Terceira.
Esta caracteriza-se pela corrida de 4 touros ao longo de um arraial montado numa rua ou numa estrada. O touro é controlado por uma corda atada ao seu pescoço, daí a designação de “tourada à corda”, e segura por 6 homens, os pastores. Os capinhas, toureiros improvisados, toureiam o touro recorrendo a um guarda-sol ou um guarda-chuva.
Crê-se que esta tradição teve origem na Batalha da Salga, ocorrida a 25 de Julho de 1581 quando na baía da Salga, em São Sebastião, se travou entre o povo terceirense e os espanhóis uma batalha para evitar o desembarque de uma força espanhola na ilha.
Esta batalha foi guiada por uma mulher, Brianda Pereira, na qual lançaram gado bravo contra os invasores espanhóis, acabando estes por fugir.
O quadrado utilizado foi recortado de um saco de serapilheira que pertencia ao avô de um aluno e que já se encontrava inutilizado.
A camisa e os pés, mãos e rosto do capinha foram elaborados com restos de camisas e restos de tecidos que os alunos recolheram. O touro e o guarda-chuva foram elaborados com restos de feltro que resultaram de desperdícios de outras atividades realizadas na escola. Para concluir o quadro usou-se uma tira verde ondulada retirada de um pano de cozinha.
Os autores do trabalho foram os alunos do sétimo ano que pertencem ao Clube de Empreendedorismo da escola.