Escola EB 2,3 Padre António Luís Moreira (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Escola Básica Padre António Luís Moreira
Criar com estilo / Desafio Criativo
Memória Descritiva
Ao propor aos alunos do Clube ECO Arte este desafio, todos eles foram unânimes na selecção da representação das “Lavradeiras de Pedroso”, que dão o nome ao Rancho Folclórico fundado em 1974.
Foi selecionado o material e a técnica a utilizar em grande grupo. A fase seguinte teve desenvolvimento em projectos individuais, para se eleger aquele que iria representar a escola. Cada aluno teve a possibilidade de dar o seu contributo na realização do trabalho final.
Quisemos representar as Lavradeiras de Pedroso, pois a nossa escola está inserida no centro da zona rural de Pedroso. Ainda hoje, os campos são trabalhados e existe uma economia muito forte ligada à agricultura. Este facto está bem patente na Feira Semanal Dos Carvalhos iniciada em 1758, onde podemos ver os produtos agrícolas locais para venda. Todos os nossos alunos têm uma ligação muito forte com esta realidade. No nosso trabalho está representada a Lavradeira, o seu instrumento de trabalho e um cesto cheio de produtos hortícolas resultado da sua dedicação à terra. Do lado direito representamos os campos com os tons verdes e com muitas flores que simbolizam o brotar dos mais variados produtos.
O material que utilizamos foram pedaços de tecidos em desuso, retirados de pequenos retalhos e/ou peças de vestuário e outros. Através da sobreposição de tecidos quisemos retratar os campos lavrados com as diferentes espécies hortícolas. Para compor os vários elementos no espaço recorremos à técnica de recorte e colagem. Uma técnica simples para ser realizada pelos alunos deste nível de escolaridade.