Trabalhos 2025

Criar com estilo | Desafio criativo “Estórias em Tecido”

Capuchinho Vermelho
Este projeto foi desenvolvido com crianças do Pré-Escolar com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. Foi selecionada uma imagem de um conto tradicional: “Capuchinho Vermelho” para ser recriada em tecido, uma vez que é um conto muito apreciado pelas crianças, sendo importante manter vivas as histórias tradicionais. Para dar início ao projeto, foi impressa a imagem em […]

ver o trabalho ]


O Coelhinho Branco
“Estórias em tecido” – 2025 Para participar no projeto “Estórias em tecido” a escolha do grupo recaiu sobre a história “O Coelhinho Branco”. Esta história foi eleita como a preferida, de entre todas as outras que foram exploradas ao longo do ano letivo. Serviu, em contexto de sala, como recurso de abordagem a temáticas como a alimentação, a amizade e […]

ver o trabalho ]


O Pequeno Polegar
Este trabalho foi realizado por três alunos da turma D da escola de Ensino Especial (CSE) da APPACDM de Setúbal, portadores de Paralisia Cerebral e Perturbação do Espectro do Autismo, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, apoiados pelas professoras e auxiliares da sala. O conto escolhido para a recriação da capa foi “O Pequeno Polegar”. Os […]

ver o trabalho ]


Corre, corre cabacinha
O trabalho apresentado foi desenvolvido pela turma do 2ºB a partir do guião do desafio apresentado. A docente apresentou à turma vários livros com histórias conhecidas, tendo a escolha recaído em «Corre, corre cabacinha». Os materiais utilizados foram, apenas: - cartão para a base do trabalho (reaproveitado de uma caixa de produtos de limpeza) - tecidos diversos (amarelo para a […]

ver o trabalho ]


O Rei Leão
O trabalho foi realizado por duas turmas, uma de 3º e outra de 4º ano de escolaridade. O grupo do 4º ano ficou encarregue de escolher uma imagem e produzir a ilustração da mesma e, posteriormente, o grupo de 4º ano ficou encarregue de colorir a ilustração dos colegas, com recurso a tecidos reutilizados. […]

ver o trabalho ]


A Princesa e a Ervilha
No âmbito do desafio criativo "Criar Estórias em Tecido", a turma foi desafiada a desenvolver uma atividade artística e interdisciplinar baseada no conto tradicional "A Princesa e a Ervilha". Desde o início, foi reforçada a importância da reutilização e do reaproveitamento de materiais, promovendo uma abordagem consciente e sustentável à criação artística. O projeto começou com a projeção de uma […]

ver o trabalho ]


Branca de neve e os sete anões
A temática do Carnaval do concelho e do Plano Cultural de Escolas do Agrupamento é filmes infantis, pelo que foi dado a escolher às crianças a história que se iria trabalhar e a escolhida foi a Branca de Neve e os sete anões. Assim e na sequência dessa planificação, a escolha do desafio do Eco Escolas para Criar com estilo […]

ver o trabalho ]


Branca de Neve e os sete anões
Memória descritiva O desafio “Criar com estilo: Estórias em tecido” contou com a participação de 19 alunos do 3.º D, de oito e nove anos. Estes alunos foram convidados a escolher uma história de um dos contos que melhor lembrasse a sua infância. Escolhida a história, “Branca de Neve e os sete anões”, procedeu-se à recolha dos têxteis, em fim […]

ver o trabalho ]


Branca de Neve
Este trabalho foi desenvolvido/dinamizado com a orientação e apoio das docentes, Ana Silva e Marinel Freitas e a colaboração da Assistente Operacional, Sandra Moreira. Os alunos  com idades de 6/7 anos, que frequentam a valência de ensino estruturado da EB1 da Guarda, aderiram à atividade de forma muito natural e participativa, sendo necessário o apoio de forma pontual e a […]

ver o trabalho ]


Estória em tecido - O gato e o escuro
A obra "O gato e o escuro" foi trabalhada em sala de aula, fazendo parte do Plano Nacional de Leitura. Na disciplina de Educação Artística foram utilizados restos de tecidos de costura e de roupas usadas em fim de vida. Numa primeira fase, a professora trouxe os moldes para os alunos decalcarem sobre o tecido. Em seguida foi realizado o […]

ver o trabalho ]


O coelhinho Branco
Este trabalho foi elaborado por 17 crianças de 4 e 5 anos. As crianças começaram por escolher a estória na Biblioteca da sala. A escolha foi feita por votação, pois eram várias as propostas. A estória escolhida foi, “O Coelhinho Branco”. Foi pedido às crianças que trouxessem tecidos, ou roupas que já não servissem para usar ou doar. Uma das […]

ver o trabalho ]


O Pinóquio
O trabalho foi realizado por 4 alunos do 2º ano. Em grupo turma escolheram a capa do livro que queriam recriar, depois foram ao armário onde existem vários materiais de desperdício, nomeadamente tecidos. Escolheram os tecidos que mais se aproximavam com a capa do livro. Usaram uma cartolina azul, cola e vários tecidos de diversas cores. O trabalho final está […]

ver o trabalho ]


O coelhinho branco
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 3ºA da Escola Básica do Rossio de S. Brás, localizada em Évora. A turma é constituída por 22 alunos, onze rapazes e onze raparigas com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. Orientaram o trabalho, a docente titular de turma Paula Duarte com a coadjuvante de Artes Visuais, a docente […]

ver o trabalho ]


A ovelhinha que veio para o jantar
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 4ºA da Escola Básica do Rossio de S. Brás, localizada em Évora. A turma é constituída por 20 alunos, onze rapazes e nove raparigas com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. Orientaram o trabalho, a docente titular de turma Filipina Bandeira e a coadjuvante de Artes Visuais, a docente […]

ver o trabalho ]


Criar com estilo "Capuchinho vermelho"
O trabalho foi realizado com a participação de crianças das várias turmas (Pré/Pri) com o apoio dos professores. Estiveram envolvidas nas várias etapas cerca de 50 alunos das várias turmas, tendo estas trabalhado em pequenos grupos durante todo o processo. Tendo sido a primeira etapa a escolha do livro, por votação pelos alunos do pré escolar, avançamos depois para a […]

ver o trabalho ]


Carochinha e o João Ratão
O trabalho foi realizado por 35 alunos do 1º ano (6/7 anos) no âmbito do projeto Eco-Escolas, onde a reutilização têxtil foi trabalhada de forma a evitar o desperdício. Foi feita uma recolha de roupas usadas, escolhendo-se as em fim de vida para trabalhos plásticos. Numa Feira do Livro, foi pedido aos alunos que escolhessem uma história tradicional sendo “A […]

ver o trabalho ]


A lagartinha comilona
Escolheu-se a história a ilustrar. Definiu-se o material a utilizar e selecionaram-se os pedaços de tecido a reutilizar. As crianças efetuaram os recortes e as colagens. Nesta atividade participou uma sala mista, de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os seis anos. A equipa pedagógica desempenhou o papel de orientador e auxiliador do processo de criação. […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
Os alunos escolheram uma imagem do Capuchinho, de árvores e de flores. Desenhram-nas e recortaram e colarem na folha A3. Depois escolheram os tecidos,cotaram-nos em pedaços mais pequenos e colaram nos desenhos. Por fim a folha foi debroada a fita de cetim. […]

ver o trabalho ]


A História do Capuchinho Vermelho
Pegamos numa história conhecida de todas as crianças e decidimos recriar a sua capa com recurso a tecidos velhos e restos que existiam na escola. As crianças recortaram os tecidos e colaram-nos de forma consciente no seu trabalho. […]

ver o trabalho ]


A noite dos animais inventados
Existe um clube Eco.Cri@rte, que realiza trabalhos com tecidos, que ensina a costurar à mão e à máquina. Pintamos alguns pormenores com canetas de tecido. O trabalho realizado pelos alunos do 1º ciclo. O livro foi escolhido pelos alunos do clube. […]

ver o trabalho ]


Os Três Porquinhos
O desafio da ilustração de uma história tradicional com tecido foi lançado pela coordenadora do programa Eco-Escolas. Este desafio consistiu na criação de uma capa artística, em tecido, para o livro da história "Os Três Porquinhos", realizada por 19 alunos do 2.º ano, com idades entre os 7 e os 8 anos, através da utilização de materiais reciclados, destacando-se as […]

ver o trabalho ]


“Ali Babá e os 40 Ladrões”
Este projeto foi desenvolvido com 62 crianças do Pré-Escolar com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, das salas dos Docinhos, Fofinhos e Palhacinhos, ainda que com diferentes tipos de intervenção. Após os vários momentos de leitura aos quais as nossas crianças já estão habituadas, foi feita uma pequena sondagem a fim de descobrirmos qual a história mais […]

ver o trabalho ]


O Patinho Feio
No âmbito do concurso Roupas Usadas - Criar com Estilo, as turmas do 2º, 3º e 4º anos de escolaridade votaram na capa do livro do Patinho Feio para ser elaborada com os restos de tecidos velhos que temos na sala de aula. Foi feita uma seleção das roupas com os tons adequados. Usamos como base a contracapa de um […]

ver o trabalho ]


Até as Princesas Soltam Pum
O trabalho foi realizado numa turma de 20 alunos. Materiais: 1 placa de kapaline de tamanho A3, lápis de grafite, tecidos, tesoura, cola UHU, 1 folha de feltro rosa; renda, lã rosa choque, corações para fazer o debruo da saia da princesa, dois olhos. Os materiais são de origem vegetal e a lã de origem animal. As técnicas usadas foram […]

ver o trabalho ]


Os Três Porquinhos
A atividade "Estórias em Tecido" teve como principal objetivo a criação da capa de um livro infantil, recorrendo à reutilização criativa de tecidos em fim de vida. Mais do que uma experiência artística, esta iniciativa promoveu a sustentabilidade, a colaboração e a valorização do trabalho manual. O projeto foi dinamizado pelo Centro de Infância Arte e Qualidade, com a participação […]

ver o trabalho ]


A Bela Adormecida
Este trabalho foi desenvolvido por uma turma do 2º ano com dezanove alunos, maioritariamente, com oito anos. Foi explicado em que consistia a tarefa e cada um deu a sua opinião acerca da sua história favorita. Foram mostradas no quadro interativo as capas dos livros referentes às histórias escolhidas. Como acabaram por existir várias e algumas repetidas, resolvemos ir a […]

ver o trabalho ]


Os três Porquinhos numa eco-escola
demos vários contos tradicionais ás crianças para escolherem e decidiram pelos três porquinhos. Com tecidos doados pelos pais das crianças, de bibes antigos, cortinados, camisas e toalhas de mesa, cortámos tudo aos quadradinhos em cojunto com as criancas fomos fazendo a construção da atividade. os tres porquinhos foram feitos com pedaços de feltro e as calças com ganga. As cercas […]

ver o trabalho ]


Os três Porquinhos
Desafio 2 – Criar com estilo / desafio criativo “Estórias em Tecido” Subtítulo: Reprodução em Tecido da Capa do Conto Os Três Porquinhos Esta atividade integra-se no âmbito do projeto “Criar com Estilo – Estórias em Tecido” e tem como objetivo principal reproduzir a capa do conto infantil “Os Três Porquinhos”, utilizando materiais e técnicas têxteis. A proposta visa desenvolver […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
MEMÓRIA DESCRITIVA – Projeto "Capuchinho Vermelho" – O presente trabalho foi desenvolvido por uma turma do 1.º ano do 1.º CEB, composta por 19 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. A iniciativa integrou-se num projeto coletivo que visou estimular a criatividade, a cooperação e a reutilização de materiais, no âmbito da educação artística e ambiental […]

ver o trabalho ]


A Dama e o Vagabundo
Capa de Livro Artesanal com Tecidos Reciclados Este trabalho tem como objetivo promover a sustentabilidade e a valorização do artesanato por meio da reutilização de tecidos usados. A escolha pela confeção de uma capa de livro visa aliar a preservação do meio ambiente com a proteção e personalização de um objeto cultural. Materiais Utilizados: Retalhos de tecido, lã Papel cartão […]

ver o trabalho ]


De menino de pau a menino de trapos
Em seguimento de uma pesquisa de jogos tradicionais antigos, um dos alunos trouxe um jogo de cubos com a temática "Pinóquio" pertencente a uma das avós. A curiosidade manifestada pelos alunos levou a que a história fosse explorada, em articulação, nas disciplinas de Português, de Inglês e de Cidadania. Posteriormente, foi planeada a atividade de desenho de observação na aula […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
O projeto Estórias em Tecido tem como objetivo a recriação da capa de uma história com recurso a tecidos usados. As crianças que se envolveram no projeto pertencem à sala Júpiter, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Estas escolheram a história do Capuchinho Vermelho e procederam à seleção dos tecidos na arrecadação do Infantário, escolheram as cores […]

ver o trabalho ]


Reutilizar com Arte: O Charco que Veste Histórias
EB1 da Gandra Inspirado no conto infantil “Estórias em Tecido: A Princesa e o Sapo” Parceiros Envolvidos Foi lançado um apelo à comunidade educativa para contribuir com roupas usadas, bem como com materiais de costura e reaproveitamento têxtil, como botões, linhas e pedaços de tecido. A resposta dos Encarregados de Educação foi muito positiva, permitindo a recolha de uma grande […]

ver o trabalho ]


Hansel e Gretel
As crianças da Sala Azul, aceitaram com muito interesse e agrado quando o desafio “Estórias em Tecido” foi apresentado ao grupo. Todas as crianças participaram ativamente na elaboração deste trabalho, que foi desenvolvido por etapas. O processo iniciou-se com o pedido de colaboração aos pais / encarregados de educação para a doação de roupas "em fim de vida", ao qual […]

ver o trabalho ]


A Pequena Sereia
Iniciámos este projeto tendo como foco a criatividade, a consciência ambiental e o trabalho colaborativo. Aliou-se esta iniciativa à comemoração do aniversário de Hans Christian Andersen e a turma escolheu recriar “A pequena Sereia”. As famílias colaboraram enviando restos de tecido, botões, lãs e embalagens. Na sala de TIC pesquisaram sobre a capa que queriam como inspiração. Divididos em grupos, […]

ver o trabalho ]


O lobo e os sete cabritinhos
A história "O Lobo e os Sete Cabritinhos", uma das preferidas do grupo, foi escolhida em conversa de grande grupo para o desafio “Estórias em Tecido”. O grupo é composto por crianças dos 3 aos 5 anos, mas participaram na concretização da atividade apenas as de 4 e 5 anos, por revelarem maior autonomia, interesse e facilidade na sua execução. […]

ver o trabalho ]


Elmer
O Projeto “Estórias em tecido” foi realizado pelas 44 crianças em idade pré-escolar (dos 3 aos 6 anos), das salas Alv3 e Alv4 da Escola Básica de Alvaiázere. A história mais votada pelas crianças para a participação no projeto foi “O Elmer” de David Mckee. Para a sua conceção, foram usados tecidos que as crianças foram convidadas a trazer para […]

ver o trabalho ]


Tecendo histórias tradicionais
O desafio resultou na criação de uma capa para o livro de histórias selecionadas pelos alunbos: O Capuchinho vermelho , Três porquinhos , Nabo gigante e A galinha medrosa. Depois de se inspirarem nas ilustrações dos respetivos livros já explorados, fizeram diferentes projetos tendo selecionado os que mais se adequavam a técnica de collage com tecido. Os tecidos utilizados para […]

ver o trabalho ]


Batatas
Esta atividade juntou vinte crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos, num momento criativo, inspirado numa história contada durante as comemorações do 25 de Abril. As crianças deram vida a uma história que falava de liberdade, do respeito pelas diferenças, de ser único e de sonhar sem limites. A partir daí nasceu uma imagem feita em […]

ver o trabalho ]


A Cigarra e a Formiga
Foi escolhida a história tradicional "A Cigarra e a Formiga" que havia sido trabalhada em sala de aula dos alunos do 1.º ano retratando que todos são importantes, pela igualdade (o nosso tema da Festa Final de ano). Foram recolhidos tecidos utilizados para limpar as salas (panos de limpar as mesas) com desgaste e tecidos recolhidos numa confeção por uma […]

ver o trabalho ]


A princesa e a ervilha
Este trabalho foi realizado pela turma A do 1.º ano, do Centro Escolar do Monte, constituída por 22 alunos, nascidos em 2018. Os alunos envolveram-se com entusiasmo nesta atividade, desde a escolha do livro que serviu de inspiração, A Princesa e a Ervilha, até à recolha de roupas usadas e tecidos em fim de vida, trazidos de casa, à seleção […]

ver o trabalho ]


Quem quer casar com a Carochinha
Num primeiro momento, o grupo da sala polivalente escolheu a história/livro de que mais gostava. Posteriormente, recolheu-se os tecidos das amostras de cortinados, fita de cetim de uma camisola velha, missangas e outros tecidos e feltros. A base é de cartão com as medidas. Recortou-se e determinou-se a forma da "capa" e começou-se a colar os tecidos. A Telma fez […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho vermelho
A história do Capuchinho vermelho foi escolhida por votação da turma. Recolhemos os tecidos existentes na escola. Depois de observarmos a capa do livro trazido por um dos alunos, escolhemos os tecidos, recortamos e colamos na cartolina A3 de maneira a ficar o mais parecido com a capa do livro. […]

ver o trabalho ]


A princesa e a ervilha
No âmbito do Projeto Eco-Escolas, decidimos participar no desafio “Estórias em Tecido”, que visa dar uma nova vida a materiais têxteis através de uma abordagem criativa e sustentável e estimular o gosto pela leitura e pela Literatura Infantil. Nesse sentido, elaborámos uma capa visual e tátil, tendo como base a história clássica “A Princesa e a ervilha”, de Hans Christian […]

ver o trabalho ]


A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS
Esta atividade foi realizada pela turma do 1º ano em colaboração com a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos afeta à EB.Sendim. Depois de um breve inquérito ao grupo sobre a história que gostariam de ver representada no desafio, a escolhida foi “A girafa que comia estrelas”. O grupo já tinha realizado um trabalho em torno deste livro, […]

ver o trabalho ]


Estórias em tecido
Cada turma, que quis participar no desafio, escolheu uma história, trabalhou-a e fez a capa utilizando tecidos usados. Houve 6 turmas/grupos a trabalhar o desafio, tentámos colocar as imagens de todos os trabalhos, temos pena que não consigamos colocar mais fotos mas podem vê-los na página da escola. https://www.facebook.com/eb1jipinhalgeneral?locale=pt_PT […]

ver o trabalho ]


O Principezinho
Este trabalho artístico foi realizado integralmente pelos alunos, com o objetivo de integrar o projeto anual da escola dedicado à obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry. A escolha deste tema surgiu da ligação direta com o nosso projeto educativo, que tem explorado os valores universais transmitidos pela história, como a amizade, a imaginação, o amor e a importância das […]

ver o trabalho ]


Elmer
Este projeto foi desenvolvido pela turma do 1º ano da EB1 de igreja (Sande S. Martinho) e teve como objetivo recriar a capa do livro Elmer, de David Mckee. Partimos desta história, pois queria abordar com os alunos as questões da diferença e a aceitação do outro. Esta atividade enquadrou-se na comemoração da semana da pessoa com deficiência. Iniciamos a […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
Este trabalho foi realizado pela aluna do 2º B da EB nº2 da Lousã, a Matilde de 8 anos, com a ajuda e supervisão dos pais. A história escolhida foi a do Capuchinho Vermelho. Este foi elaborado com restos de tecidos, recortados e colados sobre uma superfície (A3 horizontal) revestida a serapilheira. A escolha do trabalho que representa a nossa […]

ver o trabalho ]


O Coelhinho tremeliques
Para esta atividade foi solicitada a colaboração aos encarregados de educação para trazerem para o JI, roupas usadas e em fim de vida. As crianças trouxeram-nas e a partir destas dialogamos sobre a utilidade que lhes poderíamos dar, no sentido de lhes atribuir uma nova vida. Sob esta perspetiva, educadora propôs recriar a capa de um livro/história infantil. Foram apresentados […]

ver o trabalho ]


O NABO GIGANTE
No Jardim de Infância de Sobral- Cervães participaram neste projeto setenta e quatro crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Depois de conhecerem a história “O nabo gigante”, as crianças participaram na elaboração da capa do livro utilizando o recorte de tecidos e colagem. Realizaram também alguns desenhos, usando como referência a capa do livro escolhido, […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
Este trabalho foi realizado, também, no âmbito das atividades de Expressão Artística e Educação Literária e tem como tema a história tradicional "O Capuchinho Vermelho". A proposta consistiu em recriar a capa do conto (com base numa imagem) usando materiais reutilizáveis e tecidos, estimulando a criatividade, a motricidade fina e o contacto com a literatura infantil. A composição foi elaborada […]

ver o trabalho ]


Capuchinho vermelho
No âmbito do projeto “Roupas usadas não estão acabadas” o jardim de infância do Agrupamento de Escolas de Mogadouro, integrado no programa Eco-Escolas, apresenta a atividade Criar com estilo - “Estórias em Tecido”. Esta atividade foi desenvolvida em duas salas com a participação de 20 crianças de 4 e 5 anos. Apresentada a atividade as crianças revelaram desde o início […]

ver o trabalho ]


A Minha Família
"A Minha Família" 1 – Preparação do cartão 2 – Pintura dos telhados das casas 3 – Realizar os telhados com entrelaçamento em lã/colagem de janelas com paus 4 - Recortar roupas/tecidos para criar os membros de cada Família 5 – Colar os tecidos 6 – Desenhar os membros da Família 7 – Escrever “Dia da Família” ou “A Minha […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
Foi apresentado o desafio aos alunos da turma B, 2º e 3º anos (8 e 9 anos) Solicitou-se aos EE que enviassem restos de tecidos, roupas inutilizadas Os alunos da turma B escolheram a história a ilustrar e posteriormente uma imagem retirada da internet De acordo com os tecidos existentes na escola, o trabalho foi sendo realizado recorrendo apenas ao […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho em tecido
Tendo como ponto de partida o projeto educativo 2024/2025 "VAGAR" do Centro Educativo Alice Nabeiro e os contos populares trabalhados na oficina da biblioteca, os alunos do 3 º ano do CEAN selecionaram o "Capuchinho vermelho" como conto para recriar em tecido. A composição em tecido foi inspirada no desenho realizado por um dos alunos que foi selecionado pela turma. […]

ver o trabalho ]


Todas as personagens
Memória descritiva: A peça que, no nosso Jardim-Escola deu o mote para a realização do projeto “Estórias em Tecido” foi uma toalha de mesa utilizada na casinha de bonecas dos meninos da sala de quatro anos. A toalha necessitava de ser substituída e algumas crianças mais crescidas que tinham conhecimento sugeriram que esse tecido fosse utilizado para representar a avó […]

ver o trabalho ]


Pumfchecheche... Assustei-me
Tendo em conta o Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento de Escolas de Estremoz: “Pelo Sonho vamos celebrar a escola… com Camões” e incluído no Plano Anual de Atividades do Departamento de Educação Pré-Escolar, também com o poeta Maior como inspiração, irá estar patente uma exposição final de trabalhos efetuados com matérias reutilizados, no posto de turismo de Estremoz, […]

ver o trabalho ]


O Pedro e o Lobo
Memória Descritiva do Projeto "Estórias em Tecido" 24/25 O projeto "Estórias em Tecido" foi uma iniciativa educativa que visou integrar a criatividade, a consciência ambiental e a apreciação da literatura tradicional infantil. Este projeto foi realizado em etapas cuidadosamente planeadas para garantir a participação ativa dos alunos e a colaboração entre a escola e as famílias. Descrição dos Vários Passos […]

ver o trabalho ]


Histórias com retalhos
A ideia do projeto surgiu quando uma das crianças trouxe o livro, Puzzle da História " Os três porquinhos" para contar ao grupo. Como observámos que a história suscitou muito entusiasmo por parte das crianças, decidimos escolher esta história para nos inspirarmos na elaboração deste projeto. Assim, pedimos a colaboração das famílias com roupas usadas e estragadas e, com as […]

ver o trabalho ]


O Patinho Feio
Esta atividade integrou leitura, expressão artística, valorização da diversidade e reutilização de materiais. As crianças criaram uma nova capa para o conto O Patinho Feio, utilizando retalhos de tecido trazidos por um aluno, cuja mãe é costureira. Cada criança fez um patinho. Os tecidos escolhidos pelos alunos foram de cores fortes e de diferentes texturas, enriquecendo o trabalho visual e […]

ver o trabalho ]


Estórias com vida- Três Porquinhos
Partindo do conto tradicional: “Os Três Porquinhos”, os quinze, alunos do 3º ano, turma B, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos, foram desafiados a participar no concurso: “Roupas Usadas- Criar com estilo, Estórias em tecido”. Entre várias histórias apresentadas à turma, a escolhida foi a que já referimos, pois a união entre os irmãos para se […]

ver o trabalho ]


Piu Caganita
Este trabalho foi desenvolvido pelas crianças do pré escolar da sala C, do Centro Escolar de Vieirinhos. Surgiu após a dinamização da atividade "Piquenique de histórias" inserida no mês da leitura, onde convidamos alguns pais a virem á escola contarem histórias. A dinâmica da atividade consistia em tirar da cesta do piquenique a toalha das histórias feita com retalhos de […]

ver o trabalho ]


Estórias em tecido - Os três Porquinhos
Este projeto foi desenvolvido por 42 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, do 1º e 2º anos da escola EB1 de São Bernardo. Enquadrado no projeto das turmas 1A e 2A, “Cada Retalho uma História”, deu-se início a este trabalho com a realização de um questionário enviado às famílias, onde foram recolhidas informações sobre os […]

ver o trabalho ]


Patinho Feio
Este trabalho começou com a escolha da história. Após votação, as crianças escolheram a história do Patinho Feio. De seguida viram o clássico da Disney da história do patinho feio. Após a visualização, a turma criou uma capa original em que o patinho feio estaria no meio dos outros patinhos e ao longe via-se a sua "mãe verdadeira" com os […]

ver o trabalho ]


A Bela e o Monstro
Este projeto surgiu no âmbito do programa eco escolas, e com a valorização da literatura infantil tradicional, trabalhamos uma temática importante, a Economia Circular, promovendo a reutilização de tecidos usados e a expressão artística das crianças. O projeto iniciou após uma ida ao Teatro Politeama, em que o nosso pré-escolar foi assistir á peça musical, "A Bela e o Monstro". […]

ver o trabalho ]


Contos Sustentáveis: Histórias Criadas com Tecido e Imaginação
"Contos Sustentáveis: Histórias Criadas com Tecido e Imaginação" Memória Descritiva da Atividade "Estórias em Tecidos" No âmbito do programa Eco-Escolas, foi realizada a atividade "Estórias em Tecidos" com a turma do 1.º ano, como parte do desafio dois. Inspirada numa capa de retalhos que representa a ilha Terceira, nos Açores, a atividade teve como objetivo explorar a história tradicional "Os […]

ver o trabalho ]


Que lindo Capuchinho, vermelhinho!
Este desafio, “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, proporcionado pela colaboração entre a A H SARAH Trading (Entidade Gestora de Resíduos) e a ABAAE, pretende desenvolver junto das Eco-Escolas, a temática da reutilização/reciclagem têxtil, (in)formando as crianças e alunos e, através deles, a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos. Desta feita, o nosso […]

ver o trabalho ]


A Pequena Sereia
De três histórias escolhidas na biblioteca escolar pelos cinco grupos da turma do 4° E, os optaram pela Pequena Sereia com o maior número de votos. A capa da revista foi ilustrada em tecido branco e os alunos recortaram em pedaços mais pequenos os tecidos a utilizar no preenchimento. Durant dee o período das AEC os alunos foram colando as […]

ver o trabalho ]


O Patinho Feio
Os alunos foram convidados a partilhar contos que conheciam, num momento de diálogo e escuta ativa em grupo. Surgiram várias sugestões, como Os Três Porquinhos, A Capuchinho Vermelho e João e o Pé de Feijão, mas após votação coletiva, a história escolhida foi O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen. A escolha recaiu sobre esta história por ser bem conhecida […]

ver o trabalho ]


Os três Porquinhos
Os alunos foram convidados a partilhar histórias que conheciam e que faziam parte do seu imaginário. Surgiram várias sugestões, como A Capuchinho Vermelho, O Patinho Feio, João e o Pé de Feijão, entre outras. Após discussão e votação em grupo, a história escolhida foi Os Três Porquinhos, por ser uma narrativa bem conhecida e com grande potencial para exploração artística […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
"Roupas usadas não estão acabadas – Criar com estilo", foi uma das atividades que o Conselho do Eco-Escolas, da EB1 e JI de Cesar, achou interessante e fez inscrição, porque recebemos muitos tecidos de uma empresa têxtil de confeção de roupas (que iam para o lixo). Então decidimos realizar uma atividade de articulação, entre os finalistas do JI e da […]

ver o trabalho ]


Fantoche " O Picolino"
O grupo de crianças que realizou esta atividade, na sua maioria tem 3 anos e o trabalho realizado em sala surge muito de conversa em grande grupo depois de trabalhar algumas histórias e o mundo imaginário. Como o grupo está a falar dos animais e da sua importância na natureza surgiu a ideia de criação de um fantoche de uma […]

ver o trabalho ]


A Carochinha
Inicialmente com a professora titular de turma foi escolhida a história a ser trabalhada. Depois foi pedido a cada criança que fizesse em casa com ajuda dos pais um projeto de capa da história escolhida, e para que depois pudesse novamente em turma selecionar o desenho que iria servir de inspiração ao trabalho. Também foi pedido às crianças que trouxessem […]

ver o trabalho ]


Criar com estilo | desafio criativo “Estórias em Tecido” - O Capuchinho Vermelho
Dramatização da história " O Capuchinho Vermelho", pelas educadoras da sala, assistida pelas crianças. Recriação da capa do livro da história. Material utilizado - Restos de tecidos previamente utilizados, tesouras, colas e tinta, para escrever o título. […]

ver o trabalho ]


A ovelhinha preta
O livro "A ovelhinha preta" é um livro recomendado, pelo PNL, para leitura orientada no 1º ano de escolaridade. Depois de explorarmos o livro e a sua mensagem, debruçamo-nos sobre a análise dos pormenores da capa. Solicitou-se o envolvimento da família na recolha de materiais para fazer o trabalho. Os materiais utilizados foram: tecidos de roupas em "fim de vida", […]

ver o trabalho ]


Os três porquinhos
Foi realizada uma visita de estudo a uma costureira onde os alunos puderam ver o desperdício de tecidos que existem diariamente. Aproveitando a visita, os alunos fizeram a recolha de tecidos. Fizeram a escolha da história e escolheram uma imagem para realizar o trabalho. Selecionaram os tecidos necessários e cortaram nas medidas desejadas. Depois foi feita a colagem das mesmos […]

ver o trabalho ]


O Elmer estiloso
A produção têxtil, em si, exige grandes quantidades de água e recursos naturais, e o consumo excessivo leva a um descarte crescente de resíduos têxteis. A falta de reciclagem e reutilização contribui para a poluição e o desperdício de materiais que podem levar séculos para se decompor. Este foi o mote que nos levou a aprofundar conhecimentos, e a desenvolver […]

ver o trabalho ]


Elmer, o elefante
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo, como preparação, as educadoras exploraram a história “Elmer” com os vários grupos do pré-escolar. Elmer, o elefante colorido, vive alegremente mesmo sabendo que é diferente dos restantes elefantes (cinzentos) da sua manada. Esta personagem representa, assim, a importância da individualidade e da diversidade, e que a diferença deve […]

ver o trabalho ]


Os três porquinhos
A presente criação representa a capa tradicional "Os três porquinhos" evocando os elementos centrais da narrativa: os três porquinhos e as respetivas casas. A composição é feita sobre uma base de tecido verde e azul que representa a relva e o céu. No canto superior esquerdo, o título do conto surge destacado em tecido preto, sobre um céu azul-claro com […]

ver o trabalho ]


A Terra do Nunca em Tecido
O trabalho “A Terra do Nunca em Tecido” foi realizado pelos 24 alunos, de 8 e 9 anos, da T11 (3º ano). A primeira fase do desafio consistiu na escolha da capa do livro. Por larga maioria de votos, ganhou o “Peter Pan”. O passo seguinte implicou a recolha das peças de roupa usadas para a elaboração das colagens. Os […]

ver o trabalho ]


O Cuquedo
Os vinte alunos de 6/7 anos da turma C do 1º ano da Escola Básica José Malhoa de Figueiró dos Vinhos escolheram a história “O Cuquedo” para recriarem a sua capa através de tecidos/roupa que trouxeram de casa. A base foi a contra capa de um bloco de cartolinas, forrada com o tecido pele de pêssego de uma saia. De […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
Os 20 alunos da turma F do 3º ano de escolaridade, da EB José Malhoa, pertencente ao agrupamento de escolas de Figueiró dos Vinhos, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos, escolheram a história do “O Capuchinho Vermelho” para participarem na atividade “Estórias em tecido” no âmbito do projeto eco-escolas, apresentando assim a recriação da capa de […]

ver o trabalho ]


Estórias em tecido
A turma do 4.º I da Escola Básica do Prior Velho, participou neste concurso com o objetivo de conseguir ganhar o primeiro prémio com a melhor capa de livro em tecido. Realizámos uma pesquisa e escolhemos dois livros de histórias para trabalhar. Depois de ouvirmos as histórias, seguiu-se a recriação das capas, com recurso a pequenos retalhos de tecido, trazidos […]

ver o trabalho ]


Estórias em Tecido “Os três Porquinhos”
No âmbito do concurso “Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2024-25”, promovido pela Eco-Escolas, os alunos do 1.º e 2.º ano da nossa escola participaram com entusiasmo na recriação da capa da história "Os Três Porquinhos", de Luísa Ducla Soares. Este desafio integrou-se no tema anual “Estórias em Tecido”, que convida à recriação visual de contos infantis através da reutilização criativa […]

ver o trabalho ]


"Os três porquinhos)
Este trabalho foi realizado pelos alunos da sala dos 5 anos (Sala Prateada) em parceria com as salas de 2 anos (Sala Verde e Sala Vermelha). Começamos por explorar as chamadas histórias tradicionais com o intuito de escolher a que o grupo gostava mais, chegando-se à conclusão que a história "Os Três Porquinhos" seria a vencedora. De seguida foi feito […]

ver o trabalho ]


O Pedro e o Lobo
Em conjunto o grupo de pré-escolar votou na História que queria elaborar. Escolheram as personagens a representar, baseadas no livro e ofereceram-se para as desenhar. As famílias colaboraram com tecidos que já não usavam. E foi pôr mãos à obra... Fica aqui o resultado!!! […]

ver o trabalho ]


A Galinha dos ovos de ouro
O trabalho foi realizado pelas crianças das duas salas de jardim de infância. As crianças escolheram a história para o trabalho e depois participaram na sua elaboração trazendo roupas velhas que selecionaram de acordo com a capa da história. Depois de selecionadas, foram recortadas e coladas de acordo com as cores e formas da história escolhida. O trabalho foi todo […]

ver o trabalho ]


Pinóquio nos Oceanos
“Estórias em Tecido” Este trabalho foi realizado pelos 21 alunos do 3.ºC do CE de Arcos – Anadia, com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos. Os alunos tiveram uma participação ativa em todas as etapas do trabalho. Trouxeram vários livros de histórias tradicionais e em conjunto escolheram “Pinóquio e os oceanos”. Pinóquio faz parte de uma história tradicional, […]

ver o trabalho ]


A história preferida
Os alunos do 2º I, escolheram a história da Bela e o Monstro de entre outras histórias conhecidas e lidas em sala de aula. Foram ao teatro assistrir ao musical e como gostaram muito optaram por esta história. O trabalho foi orientado pela professora titular de turma. Foram utilizados restos de tecidos trazidos pelos alunos, restos de lã e uma […]

ver o trabalho ]


Patinho Feio
Na oficina de Costura, realizada pelos alunos do 1º ciclo, em grupos de 8. O grupo que realizou a atividade, começou por escolher a história que queria representar. Surgiu então a história do Patinho Feio. Depois de eleita a história fizeram uma pesquisa de imagem, procuraram diversas ideias e até nas diferentes salas do Colégio observaram capas de livros. Depois […]

ver o trabalho ]


A Carochinha e o João Ratão
Título do desafio "Criar com Estilo – Estórias em Tecido - recriar a capa de uma história tradicional “A Carochinha e o João Ratão”. Objetivos: Promover a Consciência Ambiental e a Sustentabilidade. Desenvolver nos alunos hábitos de reaproveitamento de materiais, nomeadamente de roupas usadas quer na produção de trabalhos quer na sua reciclagem. Estimular a Criatividade e a Imaginação. Promover […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
As crianças do grupo 1 (23 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos) recortaram peças de roupa que já não eram usadas. Utilizando técnica de recorte e colagem, organizaram uma capa que procura reproduzir a história do Capuchinho Vermelho, história essa trabalhada em grupo, na sala. Para as crianças foi uma tarefa que lhes deu muito […]

ver o trabalho ]


Retalho a retalho constrói-se o trabalho
O trabalho desenvolvido na turma do 2ºano, 21 alunos com idades entre os 7 e os 8 anos. “A que sabe a Lua?” de Michael Grejniec, foi a obra selecionada para trabalhar o ODS “Parcerias para a implementação dos objetivos”. A reprodução da capa foi feita numa base de tecido branco (outrora uma fronha de almofada), o céu e os […]

ver o trabalho ]


Os Três Porquinhos na Madeira
A proposta de trabalho foi apresentada a todas as turmas do 1.º ciclo, com idades compreendidas entre os seis e nove anos, aproximadamente 40 alunos, que, com grande entusiasmo começaram a recordar e partilhar histórias que ouviam na infância. Depois de uma longa partilha, os alunos votaram e escolheram a história “Os Três Porquinhos” como base para o projeto. A […]

ver o trabalho ]


o Livro A Bela e o Monstro
Memória descritiva Metodologia Tendo em consideração os objetivos da atividade, foi efetuado antecipadamente um trabalho de sensibilização junto dos alunos e famílias, sobre a importância da reciclagem, nomeadamente da reutilização de tecidos em fim de vida e assim a proteção do ambiente. Só é possível proteger o planeta, se as práticas ambientais e económicas forem as mais adequadas. E nós, […]

ver o trabalho ]


A MANTA
Foram utilizados restos de tecidos em fim de vida, que os alunos trouxeram de casa, nomeadamente tecidos de cortinados, de calças de ganga, de vestidos e de toalhas de mesa. Para a base do trabalho foi utilizado um resto de uma caixa de cartão, que foi recortado em formato A3. Os alunos desenharam (as letras do título), recortaram e colaram […]

ver o trabalho ]


Contos tradicionais: A Princesa e a ervilha / Capuchinho Vermelho
Os alunos do 2.º PA do Centro Escolar de Paredes - Alenquer, elaboraram estes dois trabalho sob o tema Contos tradicionais. Não foram tiradas mais fotografias, pois não me apercebi que era necessário fazê-lo. […]

ver o trabalho ]


Contos Tradicionais: O Pinóquio / Feiticeiro de OZ
Os alunos do 2.º PA do Centro Escolar de Paredes - Alenquer, elaboraram estes dois trabalhos sob o tema Contos tradicionais. Não foram tiradas mais fotografias, pois não me apercebi que era necessário fazê-lo. […]

ver o trabalho ]


Corre, corre Cabacinha
A educadora trouxe para a sala tecidos diversos: sobras de confeção pedidos à costureira da localidade, uma bata de proteção usada em exames de Rx, um cachecol velho... e sugeriu ao grupo a reutilização de tecidos em atividades na escola. Iniciámos com o grupo de 18 crianças, partindo de duas versões da história tradicional "Corre corre Cabacinha" (uma em livro, […]

ver o trabalho ]


A Surpresa de Handa
No âmbito do Projeto Educativo ViajArte a turma do 1.º e 2.º ano escolheram uma história que reflete a cultura africana: A Surpresa de Handa. A história foi lida e traduzida por dois aluno de Língua Não Materna, Sviat e Matvei que como são russos utilizam frequentemente o inglês para comunicar sendo o seu nível de proficiência nesta língua elevado. […]

ver o trabalho ]


o capuchinho vermelho
as crianças da sala arco iris, uma sala com 13 crianças de 4 anos, fizeram, juntamente com os pais, educadoras da escola e técnicas, uma recolha de peças de roupa inutilizadas ou estragadas, peças essas que tinham de ser coloridas e com motivos infantis. Entre outras obtivemos os tecidos do trabalho de batas/ bibes de crianças e educadoras, de uma […]

ver o trabalho ]


“Roupas Usadas Não Estão Acabadas”
Caracterização dos participantes: No âmbito do desafio “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” a turma do 3º Ano TFC06, da Escola Básica Fernando Caldeira, do Agrupamento de Escolas de Águeda, composta por 20 alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, decidiu participar no concurso com um painel realizado com tecidos sob a orientação da professora titular de […]

ver o trabalho ]


menina do mar
todas as crianças já conheciam a historia. desta forma cada criança escolheu os tecidos e recortou de forma ordeira as cores das algas e peixes para a colagem posterior. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DOS ENCAREEGADOS de educação para a recolha dos tecidos em fim de vida la de casa. […]

ver o trabalho ]


Corre, corre, cabacinha
Este projeto foi desenvolvido pelas 4 salas do Jardim de Infância de Fornos de Algodres, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos de idade, no total de 75 crianças. A escolha da história deve-se ao facto de ser uma história tradicional, muito apreciada pelas crianças. Estas ouviram a história e fizeram o registo individual, e através deste, foram […]

ver o trabalho ]


João e o Pé de Feijão
Depois de selecionada a história, a educadora fez a sua encenação com a colaboração de um menino. no final, cada criança representou graficamente e selecionou os materiais para a collage. Depois de desenhados os moldes em diversos tipos de tecido, foram cortados com a ajuda da educadora e da auxiliar para assim poderem formar a composição em cima de uma […]

ver o trabalho ]

Estórias com estilo
Memória descrita Criar com estilo - “Estórias com estilo” 2024/2025 Selecionou-se esta história tradicional “O Capuchinho Vermelho” uma vez que é trabalhada pelos alunos do 3º ano, no âmbito da Educação Literária. Procurou-se uma capa que realçasse elementos da Natureza: árvores, plantas, animais …. Para a execução tivemos a colaboração de uma encarregada de educação que se disponibilizou para orientar […]

ver o trabalho ]

Dumbo
Quando falámos acerca deste trabalho os meninos que frequentam o CAF decidiram abraçar esta iniciativa com muito empenho. No total estiveram envolvidas 5 meninas entre os 5 e os 8 anos e 3 mininos entre os 4 e os 5 anos. Começámos por decidir qual o livro que iriamos recriar em tecido e foi decidido que seria o do Dumbo. […]

ver o trabalho ]

Chibos Sabichões
Na nossa sala, gostamos de ouvir histórias e os Chibos Sabichões é uma das preferidas. Durante alguns dias, estivemos indecisos em relação à história que gostávamos de recriar. Votámos e decidimos! Recolhemos diferentes materiais pela escola, contámos a história à professora de Artes e com a sua colaboração construímos a nossa capa do livro. Em conjunto identificámos os elementos fundamentais […]

ver o trabalho ]

Quadros com estilo
Com base nos projetos que estavam a ser desenvolvidos na escola, a docente aproveitou para fazer o paralelismo escolar e em conformidade com este projeto decidiu construir estas telas. […]

ver o trabalho ]

Soldadinho de Chumbo
Este projeto teve como principais objetivos, não só a reutilização de materiais têxteis, numa perspetiva de sustentabilidade ambiental, mas também a promoção da leitura e a valorização da criatividade. Seleção da História: No âmbito do Desafio “Estórias com Tecido”, iniciámos desde cedo, uma pesquisa na Biblioteca Escolar de várias capas possíveis para a nossa capa de histórias infantis. O Soldadinho […]

ver o trabalho ]


Encadernação Criativa: Protegendo Histórias com Tecido e Amor
Encadernação Criativa: Protegendo Histórias com Tecido e Amor No âmbito da 12.ª edição do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, promovido pela H SARAH Trading e pela ABAAE, os alunos do Clube Eco-Torcatinho da Escola Básica do Vale de S. Torcato participaram no desafio criativo “Estórias em Tecido”. Este projeto desafiou os participantes a recriar a capa de um conto […]

ver o trabalho ]


Capuchinho vermelho
Os alunos que participaram neste projeto pertencem ao Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, frequentam a Escola do 2º e 3º Ciclos, Padre Abílio Mendes. Trata-se de um grupo de cinco alunos, com idades entre os 12 e os 16 anos, que beneficiam de medidas adicionais e frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem. Desde o início, os alunos demonstraram entusiasmo […]

ver o trabalho ]


Livro com estilo
Duas alunas do Cube Eco Escolas, depois de desafiadas pela Coordenadora do Clube, puseram "mãos no livro" e criaram uma capa para o livro "Tudo me lembra de ti" de Collen Hoover. Usaram tecidos que já não tinham utilidade e deram asas à criatividade. […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
Memória Descritiva – Projeto “Estórias em Tecidos” - O Capuchinho Vermelho Turma: Grupo 2 | Idades: 15-16 anos | Nº de alunos: 3 Neste projeto, escolhemos o conto “Capuchinho Vermelho”, de Charles Perrault, pela sua lição intemporal sobre prudência e discernimento face a desconhecidos, cujo produto final apresenta uma execução pueril, como se tivesse sido feito por uma criança, sendo […]

ver o trabalho ]


Odisseia
Os alunos envolvidos desenvolvem competências funcionais no Centro de Apoio à Aprendizagem, uma vez que evidenciam perfis de perturbações do desenvolvimento intelectual. Para a elaboração do trabalho, os alunos, em contexto de visita de estudo, assistiram à peça teatral “As Aventuras de Ulisses”. Foi, depois, pedido que, cada um, desenhasse uma proposta de capa para a “Odisseia”, de Homero. Na […]

ver o trabalho ]


Esteiros
A turma B do 8.ºano foi convidada a participar neste desafio, constituindo-se as atividades como um projeto de DAC. Para a concretização dessas atividades contou com a colaboração das disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e TIC. Por sua vez, o projeto procurou levar a cabo objetivos específicos como sensibilizar acerca das soluções para o correto encaminhamento dos […]

ver o trabalho ]


“A liberdade de escolher um livro”
“A liberdade de escolher um livro” Na primeira fase do trabalho procedeu-se à entrevista de vários alunos do 2.º ciclo e da professora bibliotecária, Isabel Branco, sobre a estória que os alunos elegeriam como uma das mais relevantes da sua infância. De entre as várias estórias mencionadas, a equipa de trabalho selecionou o conto “O Principezinho”, não esquecendo a frase […]

ver o trabalho ]


O capuchinho vermelho
O desafio consistiu na recriação da capa de um conto infantil através da utilização de tecidos usados, promovendo a criatividade, a sustentabilidade e a reutilização de materiais têxteis. Processo Criativo e Envolvimento dos Alunos: Os alunos iniciaram o projeto com a seleção de uma história infantil, estudando as suas principais características visuais e simbólicas. Posteriormente, realizaram esboços da capa pretendida, […]

ver o trabalho ]


Animais em tecidos
Projeto "Nova Vida às Roupas" 1. Título do Projeto Nova Vida às Roupas – Reutilização e Reciclagem Têxtil 2. Objetivo Geral Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reutilização e reciclagem de roupas usadas, promovendo a consciência ambiental, a economia circular e a criatividade através da transformação de peças têxteis em novos produtos. 3. Público-Alvo Alunos do 2.º e […]

ver o trabalho ]


A Pequena Sereia
O Trabalho realizado surge no âmbito do desafio proposto pelo Projeto Eco-Escolas. A escolha do livro, cuja capa surge como uma recriação, foi feita pelos alunos que frequentam o Atelier de Costura da escola, ao qual foi proposto o referido projeto. O livro intitulado “A Pequena Sereia” foi selecionado tendo em conta os seguintes critérios: - Caráter emocional, de acordo […]

ver o trabalho ]


Usar roupa usada para ser reutilizada
Sustainable fFashion. Bring something to Swap, Style, and Mend, and Go Home with Something you Love. An interactive afternoon to educate and inspire a more responsible, heart-felt approach to your wardrobe, fashion, and shopping, featuring a mini clothes swap, styling station, mending station, jewelry workshop, and a mini local design market. There will also be an informal discussion panel and […]

ver o trabalho ]


Ovelha Choné
No âmbito da nossa participação no concurso “Estórias em Tecido”, foi recriada artisticamente a capa do livro Ovelha Choné usando apenas tecidos reaproveitados de roupas usadas. A escolha da obra deveu-se ao seu apelo visual, mensagem divertida e familiaridade da personagem junto do público infantil. O trabalho iniciou-se com a seleção de peças em fim de vida útil — camisolas […]

ver o trabalho ]


Vaiana
Existe um clube Eco.Cri@rte, que realiza trabalhos com tecidos, que ensina a costurar à mão e à máquina. O trabalho realizado pelos alunos do 2º ciclo. O livro foi escolhido pelos alunos do clube. […]

ver o trabalho ]


Estórias em Tecido
“CRIAR COM ESTILO”- “Estórias em Tecido” Neste desafio foi envolvida uma turma do 6º ano, com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos. O início da atividade foi desenvolvido no 2º semestre ao longo de um mês e meio, envolvendo a Biblioteca Escolar, assim como, em articulação com a disciplina de Português. O resultado foi a criação de textos […]

ver o trabalho ]


“Roupas usadas não estão acabadas”
Este projeto foi realizado no âmbito do Clube de Artes, com um grupo de alunas com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. Inicialmente, foi feita a pesquisa e a seleção do livro e, de seguida, fizeram um estudo/esboço da ideia, planeando os materiais e as técnicas. Trata-se de um livro com duas histórias. Tendo a […]

ver o trabalho ]


Os três porquinhos
Foi proposto aos alunos das turmas D e E do 6ºano que, inspirados num conto tradicional à escolha, criassem a capa do livro com colagem de tecidos reciclados. Todos fizeram o projeto, mas nem todos o concretizaram. O trabalho eleito, onde a aluna demonstra bastante empenho e criatividade, usando vários materiais para o enriquecimento das texturas e figuras, tendo como […]

ver o trabalho ]


A Pequena Sereia - Mar de retalhos
Este trabalho foi elaborado com base na reutilização criativa de restos de tecido e lãs, com o objetivo de representar de forma artística e sustentável a imagem de capa para a história da Pequena Sereia, no fundo do mar, rodeada por peixes coloridos e algas marinhas. A peça é composta por uma base em tecido mais resistente, sobre a qual […]

ver o trabalho ]


O Soldadinho de chumbo
O trabalho foi elaborado pelo aluno André Coelho do 5ºC. Depois de alguma indecisão na escolha do conto, o aluno escolheu recriar a capa relativa ao conto "O Soldadinho de Chumbo". O aluno usou tecido para realizar o trabalho. […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
Esta capa foi concebida com base no conto clássico O Capuchinho Vermelho, com o propósito de representar visualmente uma das cenas mais emblemáticas da narrativa: o momento em que a menina atravessa a floresta a caminho da casa da avó. A composição foi desenvolvida através da utilização de materiais diversos e texturas variadas, recorrendo a colagens, tecidos e elementos tridimensionais, […]

ver o trabalho ]


Eco-Escolas em Tecido - O Balão Vermelho
Este desafio foi iniciado em janeiro e aprovado na 2ª reunião de Conselho Eco-Escolas, em fevereiro. Foi aceite pelos 13 alunos do Clube do Ambiente que o definiram e dinamizaram em conjunto com as professoras responsáveis. Estes alunos têm idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos. Numa das sessões, os alunos apresentaram alguns livros infantis do conhecimento de […]

ver o trabalho ]


Rapunzel - Uma história de encantar.
O trabalho foi realizado pela aluna Letícia Daraban, de 17 anos, com o intuito de realizar uma composição inspirada na capa de um conto infantil – a Rapunzel. Em primeiro lugar, fez-se um esboço a grafite, de acordo com os objetivos que se pretendiam atingir. Foram recortadas algumas peças de roupa, em fim de uso, bem como o tecido de […]

ver o trabalho ]


A Pequena Sereia – Painel Têxtil Decorativo
Técnica Utilizada: Aplicação em tecido com costura e bordado. O painel representa a personagem “A Pequena Sereia” sobre tecidos diversos (feltro, veludo, etc.), reutilizados de peças de roupa em fim de uso, nas cores verde, vermelho, bege, preto, lilás e azul com bolinhas brancas. A sereia foi aplicada horizontalmente, destacando-se pela cauda verde, cabelo vermelho e detalhes bordados. À direita, […]

ver o trabalho ]


A " Estória do Capuchinho Vermelho"
Lançado o desafio, a decisão dos alunos envolvidos foi unânime na escolha de uma " Estória em tecido" - O Capuchinho Vermelho. Os alunos escolheram-na porque ela marcou a sua infância e continuará a viver para sempre nas suas memórias. Nesta atividade, foi escolhida uma base retangular A3 de pano cru e flanela, para retratar a clássica história , uma […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
Este trabalho foi realizado por 4 alunos: Catarina Bastos (14 anos), Francisca Pereira (15 anos), Gabriel Ortet (14 anos) e Tomás Lucas (14 anos). O nosso trabalho, proposto pela professora da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e realizado durante essas aulas, tem como base o livro infantil “A Capuchinho Vermelho”. Para realizar o trabalho, utilizámos cartão, como base, tecidos, provenientes […]

ver o trabalho ]


O Principezinho
O nosso grupo escolheu O Principezinho por ser um livro que marcou a nossa infância, trazendo boas lembranças e memórias. No trabalho, utilizámos diferentes tecidos, materiais e técnicas, como lã vermelha, tecido branco, cinzento, dourado, amarelo e verde, além de colagem, corte, desenho e pastel seco. Somos quatro alunos e trabalhámos juntos para explorar esta obra que nos marcou. Usámos […]

ver o trabalho ]


Cinderela
Descrição do Desafio O desafio proposto consistiu na recriação da capa de um conto infantil, recorrendo à utilização de tecidos reutilizados. O objetivo foi promover a criatividade, a sustentabilidade e a reutilização de materiais têxteis, incentivando os alunos a explorar novas formas de expressão artística. - Processo Criativo e Envolvimento dos Alunos O projeto teve início com a seleção, por […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
O desafio proposto consistiu na recriação da capa de um conto infantil, recorrendo à utilização de tecidos reutilizados. O objetivo foi promover a criatividade, a sustentabilidade e a reutilização de materiais têxteis, incentivando os alunos a explorar novas formas de expressão artística. - Processo Criativo e Envolvimento dos Alunos O projeto teve início com a seleção, por parte dos alunos, […]

ver o trabalho ]


Criar com estilo - Estórias em tecido
A Carla inspirou-se numa história que marcou a sua infância. Pediu ajuda às suas amigas e colegas de curso (Maria e Sofia) e juntas realizaram a ilustração da sua história infantil preferida. Utilizaram uma folha de papel A3, arranjaram tecidos em suas casas e deitaram mãos à obra, utilizando apenas tecidos e cola. […]

ver o trabalho ]


Recriação da Estória "O Príncipe Nabo"
Os alunos gostaram muito de a realizar e do resultado. Apresentar Desafio 2. Início-leitura/análise do livro “O Príncipe Nabo” do P. N. L. e esboços de ideias. Escolher melhor ideia, começar recriação. Materiais: lápis HB, borracha, folhas de desenho A3, papel vegetal, tecidos usados, rendas, lãs, cola branca, UHU, e TM-registo de imagens. Explorar potencialidades dos tecidos usados, técnicas de […]

ver o trabalho ]


A bela e o monstro
Alunos do quinto ano escolheram a história - o patinho feio Começaram por uma breve pesquisa de outras ilustrações da história em livros e internet. Decidiram que cena iriam desenhar, desenharam a lápis numa folha A3, pintaram a aguarela e lápis de cor, escolheram entre as peças de roupa usada (que previamenente todos os alunos da turma tinha recolhido em […]

ver o trabalho ]


Capuchino Vermelho
Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 2.º ano do curso de Cabeleireiro da EPATV – Escola Profissional Amar Terra Verde: Rodrigo Costa, Alexandre Monteiro, Bruna Silva, Maria Fernandes e Ana Beatriz Malheiro. Inspiraram-se na personagem da Capuchinho Vermelho, do conhecido conto infantil, para criar uma figura representativa com recurso a tecidos reutilizados. A capa vermelha foi feita com um […]

ver o trabalho ]


Peter Pan
Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do 2.º ano do curso de Cabeleireiro da Escola Profissional Amar Terra Verde: Beatriz Macedo, Célia Cunha, Luana Azevedo e Luís Oliveira. Inspiraram-se na história de “Peter Pan” para recriar a capa do livro, utilizando tecidos em fim de vida, cedidos por familiares, como peças de roupa e retalhos sem uso. Inovaram ao integrar […]

ver o trabalho ]


Tecido de Histórias: A Magia de Pinóquio Ganha Vida
A partir da imagem da história “O Pinóquio”, recriamos a capa do conto utilizando tecidos reutilizados, em formato A3 horizontal. O trabalho foi desenvolvido por 5 alunos, com orientação docente, promovendo a criatividade, o trabalho em grupo e a consciência ambiental. Optou-se pela técnica de recorte e colagem têxtil, sem costura, explorando diferentes relevos e camadas sobrepostas para dar profundidade […]

ver o trabalho ]


“Hansel and Gretel”
Em janeiro, lancei à turma o desafio “Estórias em Tecido”, prontamente acolhido com entusiasmo pelos 12 alunos do 4ème e 5ème (12-13 anos). Para garantir equidade e uma gestão eficaz, organizei três grupos de quatro elementos, sendo o trabalho vencedor escolhido por um júri docente, embora todos fossem exibidos na escola. A proposta passou por reinterpretar o conto “Hansel and […]

ver o trabalho ]


Pedro e o Lobo - recriação em tecido
Memória descritiva Criar com estilo – Estórias em tecido O nosso trabalho foi realizado numa articulação entre as aulas de Educação Tecnológica e Educação Visual da turma 5.ºBE e o programa Eco-escolas. Nas aulas de ET e EV, ministradas pela professora Manuela Colaço, os alunos de segundo ciclo – 5.º BE, trabalharam em parceria. A história infantil que serviu de […]

ver o trabalho ]


CONTOS PARA RIR
O desafio “Estórias em tecido”, foi aceite com muito agrado por oito alunos do 6ºD, sob a orientação da professora de ET e envolvendo a Biblioteca Escolar. Iniciou-se com uma pesquisa de livros existentes e lidos na Biblioteca Escolar, tendo a escolha recaído no livro “Contos para rir” da Luísa Ducla Soares. A capa teve por base um cartão cortado […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
Os alunos do 7.º ano da nossa escola, com média de idades de 13 anos, em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, começaram por escolher uma capa de um conto que fosse ao encontro dos tecidos recolhidos na Escola, decidindo-se então, pelo "Capuchinho Vermelho". Com folha A3 e através da projeção no quadro branco da sala de aula, […]

ver o trabalho ]


O livro da selva
Os professores do programa Eco-Escolas propuseram para que na disciplina de Cidadania de 7º ano no âmbito do tema "Desenvolvimento Sustentável" os alunos dessem uma nova vida a roupas já utilizadas. Assim, cada grupo de alunos escolheram a capa de um livro de histórias e tentaram-na reproduzir em tecido. Começaram por forrar em tecido um cartão em A3. Com a […]

ver o trabalho ]


Gaby
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participa na atividade “Estórias em Tecido”, mais uma edição do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. Com esta iniciativa, pretende-se desenvolver a temática da reutilização/reciclagem têxtil, em que os alunos foram sensibilizados para a temática da sustentabilidade do planeta e para os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos. […]

ver o trabalho ]


Bing e Flop !
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participa na atividade “Estórias em Tecido”, mais uma edição do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. Com esta iniciativa, pretende-se desenvolver a temática da reutilização/reciclagem têxtil, em que os alunos foram sensibilizados para a temática da sustentabilidade do planeta e para os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos. […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
O desafio foi desenvolvido por duas turmas do 8º ano na disciplina de Complemento de Educação Artística - Artes Plásticas, num total de 49 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 25 anos. Após apresentação do desafio às turmas e dos respetivos objetivos e condições para apresentação do trabalho, procedeu-se à escolha do conto sobre o qual iriam trabalhar, […]

ver o trabalho ]


Alice no Pais das Maravilhas
Este trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Manuela Rodrigues no dia das Jornadas Culturais do nosso Agrupamento, 10 de abril, no qual foram criadas várias salas temáticas com oficinas de aprendizagem. A sala do Projeto Eco-Ecolas, além da parte expositiva, contou com algumas "bases criativas", para desenvolvimento de diversos desafios da ABAAE. Para desenvolver este trabalho, antecipadamente a […]

ver o trabalho ]


Pinóquio
A equipa de Educação Especial tem 4 alunos (12-19 anos) no projeto. Os objetivos encaixam nos trabalhos da sala 3P-Pertenço, Participo, Progrido. Iniciou-se a recolha, seleção e reutilização dos materiais de acordo com as capacidades e interesses dos alunos com NEE (desenvolver a motricidade fina, discriminação visual, sequência e coordenação motora e exploração da história). As t-shirts foram cortadas em […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
A participação no “desafio” visou a consciencialização da proteção do Ambiente e da reutilização de recursos. Teve como objetivo desenvolver o sentido crítico, a criatividade e a responsabilidade ecológica. O trabalho foi elaborado nos Clubes de Artes e Eco - Escolas, e nas aulas de Ed. Visual /Tecnológica. Foram realizados 3 trabalhos, tendo sido selecionado o da aluna Matilde Matos […]

ver o trabalho ]


Os 3 porquinhos
Com o objetivo de incentivar à reutilização de roupas, objetos e brinquedos, os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Mogadouro, participaram no projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. Com o tema “Estórias em Tecido”, a atividade consistiu na recriação da capa de um conto tradicional. A atividade foi realizada nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
Os alunos realizaram o trabalho em várias etapas: - Escolha da história e da capa; - Fizeram um esboço da capa; - Recortaram e colaram tecidos e outros materiais (lã). […]

ver o trabalho ]


O Principezinho
Os alunos realizaram o trabalho em várias etapas: - Escolha da história e da capa; - Fizeram um esboço da capa; - Recortaram e colaram tecidos e outros materiais (lã). […]

ver o trabalho ]


A Gata Borralheira
No âmbito do Programa Eco-Escolas, os docentes do 3º ciclo de Educação Visual desafiaram todos os seus alunos do 9º da escola Secundária José Macedo Fragateiro a participar no desafio “Criar com estilo”. Após a consulta de toda a informação cedida na plataforma do desafio "Roupas Usadas Não Estão Acabadas", DESAFIO 2 passamos à seleção das fotografias de capas de […]

ver o trabalho ]


Capa do livro “Capuchinho Vermelho”
Trabalho: Capa do livro “Capuchinho Vermelho” Aluna: Joana Ferreira Turma: 6.º D Disciplina: ProjetArte Professora: Hortênsia Monteiro No âmbito do desafio “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, a turma do 6.º ano D, recriou a capa do conto tradicional “Capuchinho Vermelho”, utilizando exclusivamente tecidos reutilizados de roupas usadas. O objetivo deste projeto foi estimular a criatividade, a consciência ambiental e a […]

ver o trabalho ]


Um Capuchinho Vermelho em 2ª Mão
O trabalho foi desenvolvido com as turmas do 5ºE e 5°F do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara. Inicialmente foi realizada uma sensibilização sobre a necessidade de reduzir os desperdícios de roupas usadas e que já não são necessárias e foi pedido aos alunos para trazerem essas peças. Foi ainda disponibilizado outros materiais reciclados tais como restos de papéis coloridos […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
A atividade foi realizada por um grupo de alunas do 10.º ano do curso Técnico de Ação Educativa, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. O projeto teve como base a história tradicional do Capuchinho Vermelho, selecionada coletivamente pelo grupo como fonte de inspiração para o trabalho prático. Desde a fase de planeamento até à concretização final, […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
Este trabalho foi criado por alunos do 5º2, com 10 anos. Após uma aula onde se contaram histórias tradicionais infantis, cada aluno escolheu um conto e, na internet, procurou imagens que o representassem ou que representassem figuras do conto. A partir dessa pesquisa desenharam a sua própria capa. Esta baseia-se em muitas imagens e não numa só e, por isso […]

ver o trabalho ]


Os 3 porquinhos e o lobo mau
Os alunos tiveram conhecimento do projeto “Estórias em Tecido”, do Programa Eco-Escolas, no âmbito da lecionação do módulo “Environment” (Ambiente) da disciplina de Inglês do 2º ano dos Cursos Profissionais CAD/CAM e Comércio. O grupo de alunos que gostou do desafio e decidiu realizar este trabalho é constítuído por 4 alunas, de dezassete anos e dezoito anos. Deste grupo também […]

ver o trabalho ]


Capa do Livro: A Dama e o Vagabundo
Os alunos Maria Luís e Pedro Caetano, ambos do 2º Ano do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria, selecionaram esta história infantil por dois motivos. O primeiro foi tratar-se de uma história muito importante da infância de ambos, o seguindo e principal, foi tratar-se de uma capa que invoca a sua paixão pela culinária. As almôndegas com molho de tomate […]

ver o trabalho ]


A Menina do Mar
A atividade consistiu na recriação da capa do conto A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, obra recomendada para esta faixa etária. Este projeto envolveu os 30 alunos do Atelier de Costura da EB da Benedita (10-11 anos), constituídos em várias equipas, participaram ativamente em todas as fases do projeto, desde o planeamento à execução. Estes alunos […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
Memória Descritiva – Grupo A _ Capuchinho Vermelho O trabalho intitulado Capuchinho Vermelho foi realizado por quatro alunos da turma 6.ºE: Anabela Rodrigues n.º 1 (12 anos), Maria Clara Souza n.º 14 (11 anos), Rafael Selli n.º 17 (12 anos) e Yucef Cardoso n.º 24 (12 anos). A proposta foi concebida a partir da reutilização criativa de materiais têxteis, com […]

ver o trabalho ]


Os três porquinhos
Memória Descritiva – Grupo B _ Os Três Porquinhos O trabalho intitulado Os Três Porquinhos foi realizado pelos alunos Ângelo Rodrigues n.º 2 (12 anos), Flávio Oliveira n.º 7 (11 anos), João Nunes n.º 8 (11 anos) e Matilde Fernandes n.º 14 (12 anos), da turma 6.ºE. Foi elaborada com tecidos em fim de vida, promovendo a reutilização e a […]

ver o trabalho ]


O passeio do capuchinho vermelho
As alunas que participaram neste trabalho pertencem à turma 5°A e são duas, a Maria Vitória Santos, que tem 10 anos e a Matilde Atilano Faria, que tem 11 anos. As alunas utilizam a técnica de pintura de lápis de cor e de marcador, para além da colagem de alguns restos de materiais que se encontravam na sala de aula, […]

ver o trabalho ]


Roupas com História: Um Tributo a Oz
Idade das alunas: 17 e 18 anos, e fomos as únicas que participamos e desenvolvemos a tempo inteiro o projeto. Neste trabalho, foi-nos lançado o desafio de criar a capa de um conto tradicional com a utilização de roupas usadas. Numa primeira fase, na nossa escola, fizemos uma campanha para recolher roupa usada que ninguém tinha interesse em voltar a […]

">ver o trabalho ]


Orelhas de borboleta
Enquadramento Este trabalho foi passado no âmbito das atividades de expressão plástica, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência sensorial e criativa utilizando tecidos como principal meio de expressão. Meio de expressão. Os alunos envolveram-se neste desafio com grande empenho e dedicação. A atividade teve como foco o desenvolvimento da motricidade fina, o reconhecimento de várias texturas e […]

ver o trabalho ]


Plantar um beijinho
Enquadramento Este trabalho foi passado no âmbito das atividades de expressão plástica, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência sensorial e criativa utilizando tecidos como principal meio de expressão. Meio de expressão. Os alunos envolveram-se neste desafio com grande empenho e dedicação. A atividade teve como foco o desenvolvimento da motricidade fina, o reconhecimento de várias texturas e […]

ver o trabalho ]


João Pé de Feijão
No âmbito do programa Eco-Escolas, e como parte de um desafio criativo, os alunos do 7º, 8º e 9º ano (12-14 anos) da Escola Gonçalo Sampaio participaram num desafio do Programa Eco-Escolas, o qual foi designado "João Pé de Feijão". Este desafio teve como principal objetivo explorar a criatividade e a sustentabilidade através da reutilização de roupas usadas O trabalho […]

ver o trabalho ]


A Floresta
O trabalho foi desenvolvido com alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), num total de 11 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos e um grupo de professores de diferentes áreas: Educação Visual, Ciências Naturais, Matemática, Português, TIC sempre com o acompanhamento próximo das docentes de Educação Especial. A docente de Ciências Naturais sensibilizou os alunos […]

ver o trabalho ]


Sou o Lince-Ibérico - O Felino Mais Ameaçado do Mundo
O trabalho foi realizado por 2 turmas de 7.º ano, que totalizaram 33 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos, nas aulas de Educação Visual. O trabalho desenvolvido foi dividido pelos participantes, sendo o livro selecionado: “Sou o Lince-Ibérico - O Felino Mais Ameaçado do Mundo” da editora, Museu Casa da Moeda, por integrar a fauna do […]

ver o trabalho ]


Os três porquinhos
Participaram neste projeto os 18 alunos da turma do 7.º C. Numa primeira fase foi realizada uma auscultação aos alunos dos possíveis títulos de histórias infantis. Por consenso da turma, foi selecionado o título da história d’Os três porquinhos. Todos os elementos da turma foram responsáveis por recolher, em suas casas, roupas usadas, e ou restos de tecidos que não […]

ver o trabalho ]


Branca de Neve e os Sete Anões
No âmbito do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, desafio Criar com Estilo: “Estórias em Tecido”, a turma D, do 8.º ano, da Escola Básica André de Resende, em Évora, recriou a capa da história “Branca de Neve e os Sete Anões” através da utilização de tecidos em fim de vida. A professora de Educação Visual debateu com os alunos […]

ver o trabalho ]


Chapeuzinho Vermelho
No âmbito do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, desafio Criar com Estilo: “Estórias em Tecido”, a turma D, do 8.º ano, da Escola Básica André de Resende, em Évora, recriou a capa da história “Chapeuzinho Vermelho” através da utilização de tecidos em fim de vida. A professora de Educação Visual debateu com os alunos a temática da reutilização/reciclagem têxtil, […]

ver o trabalho ]


Recriação do conto Cinderela: Estórias em tecido
O trabalho foi feito por dois alunos (16 anos), da turma PIEF 2/3 do Arco Maior 3, sob orientação das professoras da disciplina Viver em Português e da coordenadora do Projeto Eco-Escolas. No Projeto AbP “Doutores do Planeta”, abordaram o impacto negativo da "fast fashion" e reescreveram o conto "Cinderela", na perspetiva de sustentabilidade e igualdade de género. Foi, portanto, […]

ver o trabalho ]


Pinóquio
Para a construção deste trabalho, começou-se por falar com todos os envolvidos no mesmo sobre as histórias que conheciam quando eram crianças e posteriormente selecionou-se aquela que mais gostavam. Assim começamos por folhear o livro, observar a capa do mesmo e delinear os materiais e cores que necessitamos para a construção deste desafio. Assim sendo, foram recolhidos os restos de […]

ver o trabalho ]


O Pequeno Príncipe
Na sequência deste desafio - recriar uma capa de uma história de contos mais conhecidos da nossa infância, o CACI Camacha abordou a temática da reutilização dos materiais, como a sua recolha, seleção e depósito em contentor próprio. Para tal, procedeu-se à sensibilização aos utentes sobre todo o processo e o encaminhamento dado às roupas que estejam em fim de […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
Memória Descritiva Concurso "Estórias em Tecido" – Eco-Escolas Livro Escolhido: O Capuchinho Vermelho Turma participante: 6.º C da Escola EBS de Nordeste, com o apoio das professoras No âmbito do concurso “Estórias em Tecido”, a turma do 6.º ano, deu vida ao clássico “O Capuchinho Vermelho” através da criação de uma capa de livro feita inteiramente com materiais reutilizados, promovendo […]

ver o trabalho ]


Estórias com estilo
Criar com estilo | desafio criativo “Estórias em Tecido” Memória descritiva do trabalho: A escolha do conto tradicional “O Macaco de Rabo Cortado” para ser trabalhada neste projeto, partiu das aulas de teatro que os alunos da Academia Sénior do Centro Cívico da Ribeira Seca estão a preparar para apresentar no final do ano letivo. Por se tratar de uma […]

ver o trabalho ]


Memórias em tecido - A raposa e o corvo
A atividade foi publicitada no Painel Eco-Escola, com ficha para inscrição. O presente trabalho foi realizado por um grupo de 5 alunas, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, sob a orientação da Coordenadora do Programa Eco-Escolas. 1. Começámos por fazer uma lista de contos infantis. 2. As alunas envolvidas selecionaram a história "A raposa e o […]

ver o trabalho ]


A lebre e a tartaruga
Criação de uma história infantil através de têxteis usados Tudo começou quando vi o papel de inscrição para este desafio no quadro ECO. Inscrevi-me, e comecei logo a pensar que história ia fazer. Lembrei-me da primeira fábula que li: “A lebre e a Tartaruga”. Já tinha tudo pronto, mas faltavam-me os tecidos. No Conselho Eco-Escola, a representante da Be Water […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
A atividade teve como objetivo a criação, pelos alunos, de uma capa ilustrativa inspirada na história do Capuchinho Vermelho, para participação no concurso. A proposta envolveu alunos do Clube Alinhas (clube de costura e tricô), do 5 ano e do curso profissional de Animação Social do 11º e 12º anos, entre 11 e 17 anos. Imaginaram novas formas de representar […]

ver o trabalho ]


O gato das botas
1. Introdução O projeto “Estórias em Tecido” insere-se na iniciativa Eco-Escola e visa promover a sustentabilidade através da reutilização criativa de tecidos, aliando tradição, arte e consciência ambiental. Através deste trabalho, procuramos sensibilizar para a importância da reutilização de materiais têxteis, fomentando a criatividade e a valorização da identidade cultural. 2. Objetivos • Incentivar a reutilização de tecidos, reduzindo o […]

ver o trabalho ]


Visestória
A realização do trabalho envolveu os seguintes passos: 1. Seleção da história infantil a representar - A Gata Borralheira. 2. Reconstrução da imagem existente na capa do livro utilizando tecidos recortados, cozidos entre si, lã e fio de croché, de modo a reproduzir a figura da gata borralheira. Alunas envolvidas – grupo de alunas dos 9º C e 9º A. […]

ver o trabalho ]


Livro com vida
O desafio do concurso Roupas Usadas - Criar com Estilo foi laçado a uma turma de 10 alunos do 5º ano no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com a disciplina de Educação Visual com o objetivo de sensibilizar para a importância da reutilização de materiais têxteis, essencialmente roupas usadas, promovendo a consciência ambiental, a economia circular e a criatividade […]

ver o trabalho ]


Estórias Em Tecido
O projeto “Estórias em Tecido”, decorreu no 2º semestre, durante as sessões de Oficinas das Arte, do projeto Eco Moda, sob a orientação das docentes Rosana Lopes e Sónia Andrade. Os alunos colaboraram com entusiasmo, sendo sensibilizados para a problemática do desperdício dos tecidos, motivando-os a ter comportamentos com mais consciência ambiental. Na criação da capa do livro selecionado “O […]

ver o trabalho ]


“História Breve da Lua” de António Gedeão
Este projeto contou com a colaboração da Professora de Educação Especial Lina Reis e do aluno Miguel Silva, do 8.º ano. O Miguel tem 14 anos e apresenta um diagnóstico de Perturbação do Espetro de Autismo. Adora desenhar e dar vida aos seus desenhos, construindo-os em 3D. Este projeto teve início com a exploração da obra “História Breve da Lua”. […]

ver o trabalho ]


Capuchinho Vermelho
No âmbito do concurso Roupas Usadas Não Estão Acabadas, os alunos do ComunicArte, o Clube de Expressão Plástica, abraçaram com entusiasmo o desafio de reinterpretar visualmente a história do Capuchinho Vermelho, através da reutilização criativa de materiais têxteis. O processo teve início com a seleção da história, seguida de uma pesquisa em diferentes versões ilustradas da narrativa do Capuchinho Vermelho. […]

ver o trabalho ]


Principezinho
Tendo por base a obra “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry criou-se o trabalho que agora se apresenta. Esta história foi escolhida por reunir o consenso dos envolvidos na realização deste desafio, uma vez que todos conheciam a obra e consideram que a sua mensagem continua atual e muito importante. Este foi elaborado nos ateliers “Criativarte” e “Multiactividades” com a […]

ver o trabalho ]


Pinóquio
“Estórias em Tecido” prevê a recriação da capa de uma história de alguns dos contos mais conhecidos da nossa infância através da utilização de tecidos usados. Depois de sensibilizados os alunos, do 8º ano, para a importância da reutilização e reaproveitamento de tecidos de roupas usadas, organizamo-nos, em equipas de trabalho colaborativo. Iniciamos o projeto com a seleção da capa […]

ver o trabalho ]


O Capuchinho Vermelho
Perante o tema designado para o presente ano no o desafio 2, “Estórias em Tecido” que propõe a recriação da capa de uma história de alguns dos contos mais conhecidos da nossa infância, a docente da disciplina de Oficina de Artes da turma A do 9º Ano, do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, começou por lançar o […]

ver o trabalho ]


Roupas usadas não estão acabadas- “A história da Carochinha”
Roupas usadas não estão acabadas - “A história da Carochinha” desenvolvida numa cartolina A3 branca com as personagens principais do conto típico portugues: Carochinha, João Ratão, Cão, Touro, Galo e Gato. Foram utilizadas roupas e tecidos que não tinham uma finalidade, com isto foi criado um projeto, na nossa opinião, muito interessante que nos permitiu dar abertura à criatividade. Foram […]

ver o trabalho ]

Estórias em Tecido
Num mundo altamente consumista e produtor de lixo, os alunos do quinto ano (10 anos), na disciplina de Educação Tecnológica, foram desafiados a refletir sobre os têxteis. No domínio da técnica — Têxteis e a Teoria dos 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) —, para além de serem sensibilizados para um consumo mais consciente, foram convidados a trazer artigos têxteis danificados ou […]

ver o trabalho ]

“A Árvore Generosa”
Este trabalho foi realizado por alunos com idade compreendida entre os 13 e 14 anos. A turma trabalhou em grupos de 4 alunos, tendo cada grupo elaborado um trabalho. No final, dos vários realizados, foi selecionado este. A imagem representa uma ilustração do livro “A Árvore Generosa”, do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. Após a sensibilização dos alunos para […]

ver o trabalho ]

Pinóquio
A ideia foi lançada aos alunos e grupo mostrou-se interessado e propos fazer o Pinóquio. Trouxeram um livro e fizeram pesquisa na Internet até chegarem a imagem que foi representada. Houve a colaboração de uma encarregada de educação para cozer uma renda à volta da imagem. Um dos membros do grupo pediu ao pai para usar a máquina de estampar […]

ver o trabalho ]

Os três Porquinhos
Os alunos do 9º ano da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, participaram no concurso "Criar com Estilo", integrado no projeto Eco-Escolas, com o objetivo de promover a reutilização de materiais e estimular a criatividade através da arte e do reaproveitamento. O desafio envolveu 4 turmas de 9º ano (54 alunos), com idades compreendidas entre os 13 a […]

ver o trabalho ]

O capuchinho vermelho
A história do Capuchinho Vermelho serviu de inspiração para o trabalho realizado pelo Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)da Unidade de Ensino Estruturado ( UEE)da Escola Básica do Castelo do Agrupamento de Escolas de Sampaio em Sesimbra. Este centro apoia alunos com necessidades educativas específicas nomeadamente Perturbação dentro do espectro do Autismo. Ao alunos conhecem a história, pelo que foi-lhes […]

ver o trabalho ]

Cinderella
O trabalho foi desenvolvido pela aluna Inês Santos, da Academia de Música de Vilar do Paraíso, durante o mês de abril e a primeira semana do mês de maio. O trabalho foi completamente desenvolvido extra-aulas e com materiais que a própria aluna encontrou na sua casa e aos quais decidiu dar uma segunda vida. A placa de madeira utilizada como […]

ver o trabalho ]

A lagartinha muito comilona
No âmbito do desafio proposto pela ABAAE, duas estudantes do 2.º ano de Saúde Ambiental, desenvolveram um trabalho artístico e pedagógico baseado na obra infantil “A Lagartinha Muito Comilona”, de Eric Carle. O objetivo principal foi recriar a capa do livro utilizando colagens com tecidos, destacando elementos visuais, sensoriais e simbólicos que contribuem para a promoção da leitura e da […]

ver o trabalho ]

Pequena Sereia
Este trabalho artístico foi realizado por um grupo de alunos de 10 anos, no contexto de uma atividade educativa centrada na reutilização de tecidos usados. O objetivo principal da proposta foi sensibilizar as crianças para a importância da sustentabilidade e da reutilização de materiais, promovendo a criatividade e a consciência ecológica. A obra representa a personagem da "Pequena Sereia", uma […]

ver o trabalho ]

Peter Pan
Este trabalho plástico retrata a imagem do Peter Pan ao redor de uma torre, criando uma cena encantadora e cheia de magia. A composição foi elaborada utilizando tecidos coloridos que foram cuidadosamente colados, conferindo vida e movimento à obra. As cores vibrantes dos tecidos ajudam a destacar o personagem e a torre, transmitindo a sensação de aventura e fantasia que […]

ver o trabalho ]

A Princesa e a Ervilha
A princesa e a ervilha O trabalho foi realizado no Clube de tempos livres “Fui eu que fiz” onde os alunos fazem trabalhos em diferentes técnicas: tricot, crochet, costura manual e à máquina, fada do lar, macramé, tricotin, … Encontrado o tema, foram escolhidos os materiais a usar nas diferentes partes do trabalho (retalhos de tecido, lã, enchimento, arame) e […]

ver o trabalho ]

O Capuchinho Vermelho em Tecido
Este trabalho foi inspirado no conto tradicional do Capuchinho Vermelho e realizado pelos alunos Gustavo Salgueiro, José Gubande e Santiago Norte, da turma B do 6.ºano, com idades entre os 11 e 12 anos. Utilizando as técnicas de recorte e colagem, os alunos criaram uma composição visual a partir de tecidos com diferentes texturas, cores e padrões. Os tecidos usados […]

ver o trabalho ]