Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Nós, a turma 6ª1º do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, situado na cidade de Setúbal, participamos na atividade “Criar com estilo”, desafiados pela professora de educação visual e educação tecnológica Maria João Pacheco.
No âmbito das disciplinas estudámos os conteúdos: “Património” e “Materiais”.
Vimos uma selecção de imagens apelativas com trabalhos bidimensionais realizados com tecidos.
Então, cada aluno esboçou a sua ideia sobre a cidade de Setúbal, representando um ou mais elementos, para executar, numa fase posterior, em tecidos. Todos os trabalhos iriam a votação na turma e o vencedor seria enviado para participação na atividade proposta pelo projeto “Roupas usadas não estão acabadas”.
Trouxemos calças de ganga fora de uso, para utilizar como suporte (25x25cm).
Para os vários elementos a representar, também foram reunidos T-shirts, camisas, pijamas, fatos de treino e outros tecidos de cores variadas e padrões diversos… que já não serviam lá por casa.
Mas, o elevado número de alunos da nossa turma dificultou a progressão do trabalho como inicialmente programado e apesar de semanalmente nos dedicarmos a esta atividade, o trabalho não estaria concluído atempadamente, pelo que foi criado um grupo de seis jovens representantes da turma que se reuniram em aulas extras e executaram a peça a enviar para participação. Unanimemente foi decidido que o golfinho e o Rio Sado seriam as figuras principais uma vez que a turma na maioria também as escolheu.
Cortamos tecidos, cosemos pedaços uns aos outros formando imagens… percebemos a dificuldade de trabalhar estes materiais e o manuseamento específico dos utensílios apropriados.
Empenhados, com as mãos transpiradas e depois de muitas picadelas nos dedos, a imagem começou a aparecer: Setúbal, uma baía encantada, onde os golfinhos ondulam pelo rio Sado, deixando regalados os que tem o prazer de os avistar.
Orgulhosos com o resultado mostramos à turma o trabalho que nos irá representar. O entusiasmo generalizou-se.