Escola EB 2,3/S de Nordeste (Nordeste)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Desafio Roupas Usadas não estão acabadas – A minha terra em tecido
EBS Nordeste
Neste Desafio Roupas Usadas não estão acabadas – A minha terra em tecido, participaram as turmas do 6ºano e do Regime Educativo Especial (Pré-Profissionalização), da EBS do Nordeste.
A primeira fase consistiu numa campanha de solidariedade de recolha de roupa e calçado. Esta roupa, após uma seleção criteriosa, foi distribuída a algumas famílias carenciadas do concelho. O calçado, sobretudo sandálias e chinelos, foi enviado, através da Associação HELPO, para Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, pois muitos alunos destes países são privados de frequentarem a escola, por não terem sapatos.
Numa segunda fase, com os têxteis em final de vida, resultantes da seleção das roupas usadas, os alunos puderam realizar estudos e experiências, tentando representar a sua terra em tecido. Após a conclusão dos trabalhos, procedeu-se à construção de uma painel, resultante das várias ideias apresentadas pelos alunos, utilizando a técnica do patchwork, uma forma de artesanato na qual se conjugam retalhos e bordados em magníficas composições artísticas.
Este pequeno painel de tecido, de 25 por 25 cm, ilustra a ilha de São Miguel, na qual se insere a EBS do Nordeste, sob um pedaço de um lençol e dois retalhos de tecido azul, resultantes do aproveitamento de camisas velhas, e representativos da diversidade do oceano atlântico, que envolve a ilha.
A ilha resulta de uma composição de retalhos que ilustram os diversos concelhos e que se fundem num todo. Para o concelho de Ponta Delgada, o tecido rosa, verde e lilás alude à biodiversidade natural e à cor das hortênsias que inundam estradas e pastagens, nesta altura do ano. O concelho da Ribeira Grande desenhado com tecido azul e vermelho realça a convivência dos micaelenses com as lagoas, os vulcões e a energia geotérmica. Para representar o concelho da Lagoa selecionou-se o azul e o branco, cores tradicionais da cerâmica pintada, tão típica desta cidade. A Vila Franca, em tecido laranja e amarelo demonstra a riqueza deste concelho em zonas de veraneio e de idílicas praias. O concelho da Povoação, representado por um tecido com ramos verdes e uma flor azul, posicionada estrategicamente no ponto onde se situa a magnífica Lagoa das Furnas. Para o concelho do Nordeste, já considerado, por diversas vezes, o concelho mais florido de Portugal, foi escolhido um tecido branco, com flores de diversas cores, cujo verde, também representa a floresta laurussilva que domina essa ponta nordeste da ilha. É nesta floresta que vive o priolo, ave endémica e espécie protegida, aqui representado, em lugar de destaque, pintado sobre um pedaço de tecido de uma bata branca já inutilizada.
No canto superior esquerdo, uma pequena e singela composição bordada representa as diversas plantas endémicas da floresta laurissilva essenciais à sobrevivência do priolo.
Registe-se que uma cópia deste painel se encontra exposto na Sala de Alunos da EBS do Nordeste, para que todos os discentes desta unidade orgânica identifiquem estes diversos elementos e admirem “a sua terra em tecido”.
Programa Eco-Escolas na EBS do Nordeste
As Coordenadoras
Lília Bergantim
Lúcia Carreiro