Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)
Escalão: 1.º Escalão
A Princesa e a Ervilha
Idade do(s) aluno(s):
6/7
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
No âmbito do desafio criativo "Criar Estórias em Tecido", a turma foi desafiada a desenvolver uma atividade artística e interdisciplinar baseada no conto tradicional "A Princesa e a Ervilha".
Desde o início, foi reforçada a importância da reutilização e do reaproveitamento de materiais, promovendo uma abordagem consciente e sustentável à criação artística.
O projeto começou com a projeção de uma imagem no quadro, que serviu como fonte de inspiração visual para os alunos. A partir dessa imagem, cada criança criou uma proposta de capa para o livro, explorando a criatividade e a interpretação dos elementos da história.
Depois de todas as propostas partilhadas, foi realizada uma seleção coletiva da capa, de forma a mostrar a que melhor representava a narrativa e que respeitava os critérios definidos, nomeadamente a fidelidade ao conto, a originalidade, a estética e a utilização criteriosa de materiais reutilizáveis.
A capa selecionada foi então recriada em formato A3, num trabalho coletivo e colaborativo. A construção da cama da princesa, com as suas mantas empilhadas, foi feita através do corte e colagem de tecidos, alguns dos quais trazidos de casa ou recolhidos da sala de atividades. Esta abordagem permitiu aos alunos desenvolver competências manuais, estéticas e ambientais.
A personagem da princesa foi também integrada na composição, relembrando um projeto anterior em que a turma trabalhou a história com dedoches, promovendo a articulação entre aprendizagens passadas e o novo desafio criativo.
Para representar as ervilhas, um dos elementos da história, articulamos com a área da matemática e utilizamos pequenas bolinhas que habitualmente usamos para contagens, reforçando o conceito de reaproveitamento de recursos já existentes na sala.
Durante todas as fases do projeto, foi sempre enfatizada a importância de reutilizar e dar nova vida a materiais simples e acessíveis, sensibilizando os alunos para práticas sustentáveis e para o valor criativo que pode emergir do que, à primeira vista, poderia ser descartado.
Este projeto representou uma experiência rica e interdisciplinar, unindo a educação literária, as artes visuais, a matemática e a consciência ambiental. Acima de tudo, proporcionou à turma o prazer de criar, imaginar e contar histórias através do tecido e da reutilização responsável dos materiais.