Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Escalão: 1.º Escalão

Os três Porquinhos

Idade do(s) aluno(s):

7-10 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

Desafio 2 – Criar com estilo / desafio criativo “Estórias em Tecido” Subtítulo: Reprodução em Tecido da Capa do Conto Os Três Porquinhos Esta atividade integra-se no âmbito do projeto “Criar com Estilo – Estórias em Tecido” e tem como objetivo principal reproduzir a capa do conto infantil “Os Três Porquinhos”, utilizando materiais e técnicas têxteis. A proposta visa desenvolver a atenção ao detalhe, a coordenação motora fina, a criatividade e o sentido estético, ao mesmo tempo que promove a valorização da literatura clássica e o reaproveitamento de materiais. Objetivos • Estimular a criatividade e expressão artística por meio da linguagem têxtil como forma de comunicação visual e narrativa. • Promover a valorização da cultura, da memória afetiva e da tradição oral, através da releitura de contos clássicos da infância. • Recriar a capa de um conto clássico da infância, como Os Três Porquinhos, utilizando tecidos e materiais têxteis como linguagem principal. • Incentivar o desenvolvimento de habilidades manuais e sensoriais, como corte, colagem, aplicadas de maneira criativa. • Fomentar a consciência ecológica e o pensamento sustentável, estimulando o uso de tecidos reaproveitados, roupas antigas e sobras de material. Descrição da Atividade Nesta atividade artística e manual, os alunos foram convidados a mergulhar no universo dos contos clássicos da infância. Após uma visita à biblioteca da escola decidiram dar vida à capa, através da arte em tecido do conto “Os Três Porquinhos”. O desafio consistiu em reproduzir a capa de uma história tradicional, utilizando tecidos, texturas e técnicas têxteis como corte, colagem ou pintura. A proposta convida os alunos a observar com atenção os detalhes visuais da capa escolhida, e a traduzi-los para a linguagem dos materiais têxteis. Trabalhando com tecidos reaproveitados, isto é, têxteis em fim de vida, os alunos desenvolveram habilidades técnicas e criativas, ao mesmo tempo que promoveram o pensamento sustentável. Memória Descritiva da Atividade • Alunos com idades entre os 7 e os 11 anos; • Número de alunos envolvidos: 9 alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem; • Os alunos participaram ativamente em todas as fases da atividade: o Observação e análise da capa original; o Planeamento da composição; o Escolha e preparação dos materiais; o Execução da reprodução; o Reflexão final. Técnicas e Materiais utilizados • Recorte e colagem de tecido; • Pintura (apenas para áreas de difícil reprodução com tecido). Materiais utilizados • Tecidos reutilizados (roupas antigas); • Tesouras de tecido; • Cola para tecido; • Canetas para tecido (uso pontual); • Feltro, algodão, ganga e outros tecidos naturais, espuma EVA, jornal (para as letras) e papel prateado. Origem dos materiais A maioria dos tecidos e materiais foram obtidos de forma sustentável, por meio de recolha e doações da comunidade escolar e sobras de projetos anteriores, reforçando o compromisso com o reaproveitamento e a educação ambiental. Intervenientes • Professoras de Educação Especial: Responsável pela orientação geral e acompanhamento dos alunos; • Assistentes operacionais (apoio à sala): Apoio logístico na organização dos materiais e auxílio durante a execução prática; • Famílias e comunidade: Participação na recolha de materiais e partilha de memórias relacionadas com o conto; • Alunos: Protagonistas de todo o processo criativo, desde a análise até à obra final. Etapas da Atividade 1. Apresentação do desafio criativo o Apresentação da capa original do conto Os Três Porquinhos; o Leitura e exploração oral da história; o Discussão sobre os elementos visuais presentes na capa. 2. Observação e análise da imagem a reproduzir o Identificação de personagens, cores, formas e composições; o Levantamento dos materiais necessários para cada elemento. 3. Planeamento da composição têxtil o Esboço em papel; o Escolha dos tecidos e das técnicas mais adequadas. 4. Execução da reprodução o Recorte e montagem dos elementos principais; o Pintura (para detalhes pequenos e expressões faciais). 5. Finalização e montagem o Colagem numa base de cartão (como suporte); o Realização das letras em folha de jornal e colagem. 6. Exposição e partilha com a comunidade escolar 7. Registo fotográfico de todo o processo