Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)
Escalão: 1.º Escalão
Os três Porquinhos
Idade do(s) aluno(s):
7-10 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Desafio 2 – Criar com estilo / desafio criativo “Estórias em Tecido”
Subtítulo: Reprodução em Tecido da Capa do Conto Os Três Porquinhos
Esta atividade integra-se no âmbito do projeto “Criar com Estilo – Estórias em Tecido” e tem como objetivo principal reproduzir a capa do conto infantil “Os Três Porquinhos”, utilizando materiais e técnicas têxteis. A proposta visa desenvolver a atenção ao detalhe, a coordenação motora fina, a criatividade e o sentido estético, ao mesmo tempo que promove a valorização da literatura clássica e o reaproveitamento de materiais.
Objetivos
• Estimular a criatividade e expressão artística por meio da linguagem têxtil como forma de comunicação visual e narrativa.
• Promover a valorização da cultura, da memória afetiva e da tradição oral, através da releitura de contos clássicos da infância.
• Recriar a capa de um conto clássico da infância, como Os Três Porquinhos, utilizando tecidos e materiais têxteis como linguagem principal.
• Incentivar o desenvolvimento de habilidades manuais e sensoriais, como corte, colagem, aplicadas de maneira criativa.
• Fomentar a consciência ecológica e o pensamento sustentável, estimulando o uso de tecidos reaproveitados, roupas antigas e sobras de material.
Descrição da Atividade
Nesta atividade artística e manual, os alunos foram convidados a mergulhar no universo dos contos clássicos da infância. Após uma visita à biblioteca da escola decidiram dar vida à capa, através da arte em tecido do conto “Os Três Porquinhos”.
O desafio consistiu em reproduzir a capa de uma história tradicional, utilizando tecidos, texturas e técnicas têxteis como corte, colagem ou pintura. A proposta convida os alunos a observar com atenção os detalhes visuais da capa escolhida, e a traduzi-los para a linguagem dos materiais têxteis.
Trabalhando com tecidos reaproveitados, isto é, têxteis em fim de vida, os alunos desenvolveram habilidades técnicas e criativas, ao mesmo tempo que promoveram o pensamento sustentável.
Memória Descritiva da Atividade
• Alunos com idades entre os 7 e os 11 anos;
• Número de alunos envolvidos: 9 alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem;
• Os alunos participaram ativamente em todas as fases da atividade:
o Observação e análise da capa original; o Planeamento da composição; o Escolha e preparação dos materiais; o Execução da reprodução; o Reflexão final.
Técnicas e Materiais utilizados
• Recorte e colagem de tecido;
• Pintura (apenas para áreas de difícil reprodução com tecido).
Materiais utilizados
• Tecidos reutilizados (roupas antigas);
• Tesouras de tecido;
• Cola para tecido;
• Canetas para tecido (uso pontual);
• Feltro, algodão, ganga e outros tecidos naturais, espuma EVA, jornal (para as letras) e papel prateado.
Origem dos materiais
A maioria dos tecidos e materiais foram obtidos de forma sustentável, por meio de recolha e doações da comunidade escolar e sobras de projetos anteriores, reforçando o compromisso com o reaproveitamento e a educação ambiental.
Intervenientes
• Professoras de Educação Especial: Responsável pela orientação geral e acompanhamento dos alunos;
• Assistentes operacionais (apoio à sala): Apoio logístico na organização dos materiais e auxílio durante a execução prática;
• Famílias e comunidade: Participação na recolha de materiais e partilha de memórias relacionadas com o conto;
• Alunos: Protagonistas de todo o processo criativo, desde a análise até à obra final.
Etapas da Atividade
1. Apresentação do desafio criativo o Apresentação da capa original do conto Os Três Porquinhos; o Leitura e exploração oral da história; o Discussão sobre os elementos visuais presentes na capa.
2. Observação e análise da imagem a reproduzir o Identificação de personagens, cores, formas e composições; o Levantamento dos materiais necessários para cada elemento.
3. Planeamento da composição têxtil o Esboço em papel; o Escolha dos tecidos e das técnicas mais adequadas.
4. Execução da reprodução o Recorte e montagem dos elementos principais; o Pintura (para detalhes pequenos e expressões faciais).
5. Finalização e montagem o Colagem numa base de cartão (como suporte); o Realização das letras em folha de jornal e colagem.
6. Exposição e partilha com a comunidade escolar
7. Registo fotográfico de todo o processo