Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)
Escalão: 1.º Escalão
A Bela e o Monstro
Idade do(s) aluno(s):
5 e 6 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Este projeto surgiu no âmbito do programa eco escolas, e com a valorização da literatura infantil tradicional, trabalhamos uma temática importante, a Economia Circular, promovendo a reutilização de tecidos usados e a expressão artística das crianças.
O projeto iniciou após uma ida ao Teatro Politeama, em que o nosso pré-escolar foi assistir á peça musical, "A Bela e o Monstro". Nesta sequência, o grupo de crianças da sala 4 trouxe para o contexto de sala vários livros com esta história e partindo do reconto da mesma, as crianças identificaram/registaram em desenho as personagens, os cenários e os momentos que mais gostaram. E foi um dos desenhos dum livro trazido pelas crianças que o grupo gostou que foi escolhida a imagem original como base para a execução do trabalho.
Num outro momento, promovemos no grupo uma conversa sobre a reutilização de materiais, o que é o "desperdício têxtil”, de onde vêm os tecidos e como lhes podemos dar uma nova vida. E nesta sequência, pedimos a colaboração das famílias para a recolha de pedaços de tecidos usados e em fim de vida (t-shirts, vestidos, cortinas, toalhas antigas, etc.). Partindo desta recolha, selecionamos os padrões de tecidos e as texturas que utilizaríamos para recriar a imagem escolhida pelo grupo, e passamos então ao recorte, colagem e aplicação de elementos decorativos (botões, pompons, missangas).
O resultado foi uma peça rica em cor, diversidade e criatividade, representando a capa mágica de uma história, símbolo de coragem, amor e transformação.
No final a capa foi utilizada numa pequena dramatização do conto, encenada pelas crianças e apresentada aos restantes grupos do pré-escolar.