Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Escalão: 1.º Escalão

Capuchinho Vermelho

Idade do(s) aluno(s):

6 e 7 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

MEMÓRIA DESCRITIVA – Projeto "Capuchinho Vermelho" – O presente trabalho foi desenvolvido por uma turma do 1.º ano do 1.º CEB, composta por 19 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. A iniciativa integrou-se num projeto coletivo que visou estimular a criatividade, a cooperação e a reutilização de materiais, no âmbito da educação artística e ambiental (Desafio Eco-Escolas: Estórias em tecido). A história escolhida pelos alunos foi o "Capuchinho Vermelho”, uma narrativa clássica amplamente apreciada pela maioria da turma. A seleção foi feita de forma participativa, refletindo os gostos e interesses das crianças. Como ponto de partida para o projeto, procedeu-se à análise e exploração da capa do livro, que serviu de inspiração visual e temática para o trabalho artístico desenvolvido. Os materiais utilizados foram maioritariamente tecidos reaproveitados, nomeadamente camisolas em fim de vida de várias cores e texturas, bem como pequenos retalhos que, por já não serem adequados à confeção de peças de vestuário, ganharam aqui uma nova utilidade. A recolha dos materiais foi realizada com o envolvimento ativo dos alunos, contando com a preciosa colaboração dos pais e encarregados de educação, promovendo assim uma abordagem participativa e sustentável. As técnicas aplicadas incluíram o recorte, o entrançamento e a colagem, permitindo às crianças experimentar diferentes formas de manipulação têxtil. Os alunos participaram ativamente em todas as fases do processo, demonstrando entusiasmo, empenho e espírito de entreajuda ao longo do desenvolvimento do projeto. Este trabalho refletiu não só a apropriação criativa de uma narrativa tradicional, mas também a sensibilização para a reutilização de materiais e o trabalho em equipa, proporcionando uma experiência educativa rica e significativa.