Escola Sec. com 3.º Ciclo de S. Pedro do Sul (São Pedro do Sul)

Escalão: 2.º Escalão

O Capuchinho Vermelho

Idade do(s) aluno(s):

14 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

Perante o tema designado para o presente ano no o desafio 2, “Estórias em Tecido” que propõe a recriação da capa de uma história de alguns dos contos mais conhecidos da nossa infância, a docente da disciplina de Oficina de Artes da turma A do 9º Ano, do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, começou por lançar o tema à turma, que o abraçou com entusiasmo. O trabalho teve início com a escolha do conto clássico do “Capuchinho Vermelho”. Este conto, do conhecimento de todos os alunos, contém em si uma moral que todos consideraram fundamental: a importância de respeitar as orientações dos pais e o perigo de confiar em desconhecidos, ainda que aparentemente inofensivos. Após a leitura atenta do conto, passamos à seleção de um livro, cuja capa fosse suficientemente apelativa e permitisse dar asas à imaginação e criatividade para proceder à sua recriação. Cada aluno, apresentou a sua proposta de ilustração e recriação em formato A3, com pintura a lápis de cor. Passamos de seguida à seleção dos três melhores trabalhos. Em dinâmica de trabalho de grupo, a turma e a professora procederam de seguida à recolha dos materiais necessários e mais adequados para a realização do projeto. Todos colaboraram, na medida do possível, disponibilizando restos de tecidos provenientes de roupas usadas em fim de ciclo, bem como de recortes e sobras de trabalhos de costura. Dos três trabalhos vencedores, foi elaborado um único, com atenção pelos pormenores mais interessantes ao nível do desenho, mas também com atenção ao tamanho, formato e cor dos recortes de tecido disponíveis. Em todos os momentos a docente prestou o necessário auxilio e apoio individualizado no processo de criação da obra final, através da análise das diferentes camadas ou planos da imagem (o que está mais distante e mais próximo), a sobreposição dos tecidos, o processo e técnica da costura à mão (a utilização do dedal, o recorte, o nó nas linhas para iniciar os pontos, o alinhavo, o ponto caseado, o ponto invisível, aplicação de botões, colagem de pormenores, etc). Verificamos que alguns alunos nunca tinham contactado com a técnica de costura, mas experimentaram, gostaram e tiveram a oportunidade de adquirir novas competências, fundamentais para a vida do dia a dia. Foram momentos incríveis de convívio, partilha, descoberta e aprendizagem, cujo resultado final, consideramos muito positivo.