Jardim-Escola João de Deus de Albarraque (Sintra)
Escalão: 1.º Escalão
Todas as personagens
Idade do(s) aluno(s):
6,7,8,9,10 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Memória descritiva:
A peça que, no nosso Jardim-Escola deu o mote para a realização do projeto “Estórias em Tecido” foi uma toalha de mesa utilizada na casinha de bonecas dos meninos da sala de quatro anos.
A toalha necessitava de ser substituída e algumas crianças mais crescidas que tinham conhecimento sugeriram que esse tecido fosse utilizado para representar a avó do Conto tradicional “Capuchinho Vermelho”, uma vez que o mesmo lhes fazia lembrar os tecidos das casas das avós.
Com o tecido escolhido decidiu-se fazer uma capa para a história da “Capuchinho Vermelho” onde pudéssemos representar também os outros personagens, a mãe, o lobo e o caçador/lenhador. Foram escolhidas duas mantinhas de feltro usadas, uma saia em popelina, um vestido e uma camisa de algodão. Os meninos utilizaram papel, marcadores, os tecidos já nomeados, colas, botões, linha, agulhe e dedal.
A realização do trabalho foi feita por cerca de 12 meninos e meninas de primeiro ciclo de ensino, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos de idade. Em conjunto decidiram a história e projetaram em desenho como deveria ficar o produto final.
Pelas fotografias, em anexo, pode observar-se a capa da “Capuchinho Vermelho” depois o tecido azul de bolinhas que representa a mãe, com um laço e sobre ele a touca da avó que foi cosida aos favos. Em baixo temos representado o caçador/lenhador com os quadrados verdes e o bolso da camisa a castanhos, bem como a silhueta da cabeça do lobo com botões a representar os olhos e as orelhas mais claras no interior.