Escola EB Viscondessa (Matosinhos)
Escalão: 1.º Escalão
Os Três Porquinhos
Idade do(s) aluno(s):
7 e 8 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
O desafio da ilustração de uma história tradicional com tecido foi lançado pela coordenadora do programa Eco-Escolas.
Este desafio consistiu na criação de uma capa artística, em tecido, para o livro da história "Os Três Porquinhos", realizada por 19 alunos do 2.º ano, com idades entre os 7 e os 8 anos, através da utilização de materiais reciclados, destacando-se as roupas usadas e outros elementos de diferentes origens.
A escolha do conto “Os três Porquinhos” foi feita pelos alunos, uma vez que tinha sido uma obra trabalhada e explorada na disciplina de português. O facto de ter sido dramatizada pelos próprios contribuiu para que rapidamente fosse selecionada entre várias opções. Para poderem selecionar a capa a ilustrar, os alunos visitaram a biblioteca e requisitaram alguns livros com o conto. A mais votada foi a que serviu de inspiração.
Relativamente aos materiais e técnicas, optou-se pela recolha de roupas usadas junto das famílias dos alunos e da comunidade escolar, nomeadamente calças, meias, restos de cortinados, blusas, t-shirts e pequenos retalhos, do tipo algodão, poliéster e misturas têxteis, matérias-primas de fim de uso, promovendo a reciclagem e a sustentabilidade. Nos tecidos, desenharam as roupas ou adereços necessários, cortaram-nos e colaram-nos, para formar a base da capa e os elementos decorativos, representando a casa de palha e as personagens da história.
No sentido de melhor pormenorizar a capa, os alunos optaram por utilizar outro tipo de material, para além do tecido, como a EVA (material sintético) para fazerem os tijolos que iam na carrela; “pauzinhos de Cachimbo” (material sintético), para contornarem e simbolizarem a cara do Lobo Mau; Areia, utilizada para criar textura, especialmente na base da capa, simulando o chão ou o caminho dos personagens, tendo sido colada sobre zonas específicas, conferindo um efeito sensorial e visual diferenciado; pauzinhos de madeira, (elemento natural) para representar os troncos das árvores e o escadote; e, por último, a Ráfia (fibra natural) utilizada para representar a palha da casa.
No decorrer da execução, os alunos selecionaram e prepararam os tecidos, escolhendo os padrões e as cores adequadas para cada parte e elemento da capa da história, desenharam, recolheram outros materiais, procedendo ao corte de alguns (tecidos, eva, pauzinhos de cachimbo) e à colagem de todos os materiais escolhidos. Todo o processo foi realizado em contexto de sala de aula, com acompanhamento do professor e partilha de tarefas entre os alunos, promovendo o trabalho colaborativo.
O desenvolvimento deste desafio não só desenvolveu competências de motricidade fina, criatividade, sentido estético e trabalho de equipa, como promoveu a reutilização de tecidos em fim de vida, sensibilizando os alunos para a importância da reciclagem e da sustentabilidade ambiental.