Escola Secundária de Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: 2.º Escalão

O gato das botas

Idade do(s) aluno(s):

14-18

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

1. Introdução O projeto “Estórias em Tecido” insere-se na iniciativa Eco-Escola e visa promover a sustentabilidade através da reutilização criativa de tecidos, aliando tradição, arte e consciência ambiental. Através deste trabalho, procuramos sensibilizar para a importância da reutilização de materiais têxteis, fomentando a criatividade e a valorização da identidade cultural. 2. Objetivos • Incentivar a reutilização de tecidos, reduzindo o desperdício têxtil. • Promover a expressão artística através da criação de narrativas visuais com materiais reaproveitados. • Sensibilizar para a importância da sustentabilidade e da economia circular. • Integrar a comunidade escolar num projeto colaborativo e educativo. 3. Materiais Utilizados • Tecidos reaproveitados de roupas usadas e retalhos diversos. • Linhas (restos de outros trabalhos), agulhas, e outros acessórios de costura. • Suportes como papel reciclado para modelo das peças. 4. Metodologia A execução do projeto envolveu várias fases: 1. Recolha de materiais: Os alunos e professores mobilizaram – se a para a recolha de tecidos usados. 2. Planeamento das estórias: Cada grupo de três alunos (com Necessidades Específicas de Aprendizagem- NEA com idades entre 14 e 18 anos) seleccionou um conto infantil, criou um conceito e uma narrativa visual baseada nos contos infantis e uma alusão à identidade local, tradição dos lenços dos namorados típicos do concelho de Vila Verde. Após votação foi seleccionado o conto “O Gato das Botas”. O príncipe tem na sua posse um lenço dos namorados que supostamente a princesa lhe teria dado, como acontecia no tempo dos nossos avós quando namoravam. 3. Execução artística: Foram utilizadas técnicas de costura e bordado para transformar os tecidos em quadros ilustrativos. Envolvendo ainda alunos do 10ºano de Ciências e Tecnologias. A obra foi transformada numa almofada decorativa, respeitando as medidas do projecto (A3) e cheia com roupa usada, contribuindo novamente para reutilização dos materiais. 4. Exposição: A obra foi exibida num espaço escolar, Centro de Apoio à Aprendizagem- CAA, acompanhada da descrição do conceito e do impacto ambiental. 5. Resultados O projeto proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, estimulando a criatividade e a consciência ecológica. O envolvimento dos professores e alunos foi essencial, promovendo valores de cooperação e sustentabilidade. A peça criada reflete uma fusão entre arte, a responsabilidade ambiental e a tradição, destacando a importância da reutilização e do reaproveitamento de materiais. 6. Conclusão “Estórias em Tecido” demonstrou que a arte a sustentabilidade e a tradição podem caminhar juntas, sensibilizando para a urgência de práticas mais ecológicas. Através deste trabalho, reforçamos o papel da Eco-Escola na construção de uma mentalidade sustentável e criativa entre os alunos.