Escola Secundária de Vila Verde (Vila Verde)
Escalão: 2.º Escalão
O gato das botas
Idade do(s) aluno(s):
14-18
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
1. Introdução
O projeto “Estórias em Tecido” insere-se na iniciativa Eco-Escola e visa promover a sustentabilidade através da reutilização criativa de tecidos, aliando tradição, arte e consciência ambiental. Através deste trabalho, procuramos sensibilizar para a importância da reutilização de materiais têxteis, fomentando a criatividade e a valorização da identidade cultural.
2. Objetivos
• Incentivar a reutilização de tecidos, reduzindo o desperdício têxtil.
• Promover a expressão artística através da criação de narrativas visuais com materiais reaproveitados.
• Sensibilizar para a importância da sustentabilidade e da economia circular.
• Integrar a comunidade escolar num projeto colaborativo e educativo.
3. Materiais Utilizados
• Tecidos reaproveitados de roupas usadas e retalhos diversos.
• Linhas (restos de outros trabalhos), agulhas, e outros acessórios de costura.
• Suportes como papel reciclado para modelo das peças.
4. Metodologia
A execução do projeto envolveu várias fases:
1. Recolha de materiais: Os alunos e professores mobilizaram – se a para a recolha de tecidos usados.
2. Planeamento das estórias: Cada grupo de três alunos (com Necessidades Específicas de Aprendizagem- NEA com idades entre 14 e 18 anos) seleccionou um conto infantil, criou um conceito e uma narrativa visual baseada nos contos infantis e uma alusão à identidade local, tradição dos lenços dos namorados típicos do concelho de Vila Verde. Após votação foi seleccionado o conto “O Gato das Botas”. O príncipe tem na sua posse um lenço dos namorados que supostamente a princesa lhe teria dado, como acontecia no tempo dos nossos avós quando namoravam.
3. Execução artística: Foram utilizadas técnicas de costura e bordado para transformar os tecidos em quadros ilustrativos. Envolvendo ainda alunos do 10ºano de Ciências e Tecnologias. A obra foi transformada numa almofada decorativa, respeitando as medidas do projecto (A3) e cheia com roupa usada, contribuindo novamente para reutilização dos materiais.
4. Exposição: A obra foi exibida num espaço escolar, Centro de Apoio à Aprendizagem- CAA, acompanhada da descrição do conceito e do impacto ambiental.
5. Resultados
O projeto proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, estimulando a criatividade e a consciência ecológica. O envolvimento dos professores e alunos foi essencial, promovendo valores de cooperação e sustentabilidade. A peça criada reflete uma fusão entre arte, a responsabilidade ambiental e a tradição, destacando a importância da reutilização e do reaproveitamento de materiais.
6. Conclusão
“Estórias em Tecido” demonstrou que a arte a sustentabilidade e a tradição podem caminhar juntas, sensibilizando para a urgência de práticas mais ecológicas. Através deste trabalho, reforçamos o papel da Eco-Escola na construção de uma mentalidade sustentável e criativa entre os alunos.