Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
Escalão: 2.º Escalão
Capuchinho vermelho
Idade do(s) aluno(s):
12 anos aos 16 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Os alunos que participaram neste projeto pertencem ao Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, frequentam a Escola do 2º e 3º Ciclos, Padre Abílio Mendes. Trata-se de um grupo de cinco alunos, com idades entre os 12 e os 16 anos, que beneficiam de medidas adicionais e frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem.
Desde o início, os alunos demonstraram entusiasmo e interesse, tendo decidido em conjunto representar a capa da história "O Capuchinho Vermelho", por ser uma narrativa que lhes traz memórias felizes da infância. Na disciplina de português a docente sugeriu que os alunos fossem à biblioteca buscar o livro, depois tiraram uma cópia da capa.
Assim começou a inspiração para a execução do trabalho.
O projeto começou com a recolha de tecidos reutilizáveis (t-shirt), provenientes de roupas fora de uso e de restos de tecido oferecidos por uma avó de um dos alunos, que é costureira. Após esta recolha, os alunos desenharam numa folha A3 a capa escolhida, servindo de base para a criação artística em tecido.
Como não dispunham de tecido vermelho, necessário para o capucho da personagem principal, os alunos construíram pequenos teares de cartão e criaram eles próprios o tecido, tecendo com lã vermelha.
Com os materiais reunidos, os alunos procederam à seleção dos tecidos com base nas cores e texturas mais adequadas. Desenharam os elementos principais da capa, recortaram-nos e começaram a compor a imagem. As figuras maiores foram cozidas à máquina e os pormenores mais pequenos foram cozidos à mão, com grande atenção ao detalhe. A cesta do Capuchinho foi feita com esferovite reaproveitada, forrada com fios de lã para lhe dar textura.
As tarefas foram distribuídas de forma equitativa e adaptadas às capacidades e dificuldades de cada aluno, promovendo a inclusão e a participação ativa de todos.
O resultado deixou todos os participantes muito orgulhosos, tendo sido uma experiência enriquecedora tanto a nível criativo como pessoal.