Escola Básica de Gandra (Paredes)

Escalão: 1.º Escalão

Eco- código da Floresta

Idade do(s) aluno(s):

3-9

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

O livro Eco-Código da Floresta é o resultado de um projeto pedagógico e artístico desenvolvido com crianças, com o objetivo de promover a consciência ambiental, a criatividade e o trabalho colaborativo. A obra foi concebida no âmbito de atividades de educação ambiental e artística, integrando práticas sustentáveis e valorizando o reaproveitamento de materiais. Objetivos: Sensibilizar para a importância da preservação das florestas e da biodiversidade. Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças. Promover o uso de materiais reciclados e reutilizáveis na criação artística. Desenvolver competências de trabalho em grupo e cidadania ecológica. Descrição da Obra O livro é composto por várias páginas ilustradas e escritas pelas crianças, onde cada página representa um "código" ou princípio ecológico relacionado com a floresta, como por exemplo: "Não deitar lixo no chão", "Cuidar dos animais", "Plantar árvores", entre outros. A capa foi decorada com colagens de tecido, napa, plástico e cartão. Metodologia As crianças participaram ativamente em todas as fases do projeto: Recolha e seleção de materiais recicláveis. Criação do conteúdo textual e visual. Montagem e encadernação artesanal do livro. O processo foi acompanhado por professores e educadores, que orientaram as atividades e promoveram momentos de reflexão sobre os temas abordados. Conclusão Eco-Código da Floresta é mais do que um livro — é um manifesto infantil pela proteção do meio ambiente. Representa o olhar puro e criativo das crianças sobre a natureza e os seus ensinamentos, e é um testemunho do poder da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.