Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)
Escalão: 1.º Escalão
Que lindo Capuchinho, vermelhinho!
Idade do(s) aluno(s):
5 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Este desafio, “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, proporcionado pela colaboração entre a A H SARAH Trading (Entidade Gestora de Resíduos) e a ABAAE, pretende desenvolver junto das Eco-Escolas, a temática da reutilização/reciclagem têxtil, (in)formando as crianças e alunos e, através deles, a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos. Desta feita, o nosso projeto relaciona-se diretamente com a vertente "Criar com Estilo" e veio entusiasmar as crianças da Educação Pré-Escolar, aliando a reutilização de materiais ao desenvolvimento da criatividade, na recriação da capa de uma história de um dos contos mais conhecidos da nossa infância, através da utilização de tecidos usados.
Como forma de se destacar os principais objetivos de adotar uma Economia Circular, as crianças foram sensibilizadas para a necessidade de contribuir para a consciencialização acerca do encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos que possuam em excesso ou se encontrem em fim de vida, promovendo a reutilização de objetos fora de uso e a interação entre a escola e a comunidade.
Inicialmente, foi pedida a colaboração das famílias, pessoal docente e não docente, na recolha de tecidos em fim de vida e/ou peças de roupa que já não fossem utilizadas; constatou-se que a peça mais doada era a t-shirt, daí ter sido o tecido desta peça de roupa maioritariamente utilizado para a concretização do projeto.
De modo a se obter uma ideia final exequível para a concretização do projeto, dado que se tratavam de crianças da Educação Pré-Escolar, foram realizadas algumas pesquisas on-line acerca da obra que serviria de inspiração para a realização do desafio, tendo em consideração que estaríamos limitados a determinadas dimensões específicas (formato A3); após várias ideias e visualização de várias capas de obras de contos infantis, chegou-se à votação e seleção da obra e respetiva capa adotada "O Capuchinho Vermelho". Para a concretização das ideias que foram surgindo, em colaboração com a Técnica de Apoio à Infância, as crianças foram convidadas para contactar com a forma de trabalho a adotar (enlaçar trapilhos de tecido, numa base de tela), e rapidamente se tornou óbvio que dominariam a técnica de elaboração.
O passo seguinte foi realizar um desenho/esboço de como ficaria o trabalho final, a partir das sugestões e ideias lançadas pelas crianças: o céu de azul, com andorinhas a voar; árvores verdes e amarelas; o chão, cor de laranja, com algumas flores, para o Capuchinho Vermelho apanhar; e, claro, o Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau. A partir destas ideias, foi tentar idealizar uma estrutura em que todos pudessem participar, de maior visão global e ampla, sem recurso a pormenores muito pequenos, que fossem impossibilitados de se realizar com os trapilhos.
Este trabalho foi realizado com recurso a uma base de tela reutilizada, pertencente a um tapete já inutilizado; foram colocadas divisórias para as diferentes cores sugeridas, realizando delimitações, de modo a que fosse mais fácil para as crianças se orientarem e compreenderem a evolução da construção do projeto. Os materiais utilizados foram: diferentes t-shirts em fim de vida, botões, linha, agulha e tesoura, a base de tela e jornais, para além da folha A3.
Ao observarmos o trabalho podemos ver, claramente, os elementos principais da capa de inspiração, submetidos a uma interpretação de crianças de 5 anos.
As crianças facilmente entenderam o funcionamento da atividade e rapidamente começaram a preencher as zonas delimitadas; com a ajuda do adulto, foram orientadas para as corretas posições de colocação, enlaçando os bocadinhos de tecido, previamente cortados, na tela. Por fim, foram "colocadas" as personagens, que, de modo a que se pudessem sobressair no envolvente, foram sujeitas a uma técnica de "entrançado" do trapilho e colocação do botão, para alcançar maior visibilidade.
No final do projeto, todas as crianças puderam participar e desenvolver habilidades menos desenvolvidas no dia a dia; todas ficaram conscientes que o que hoje é velho, amanhã pode ser lindo! E que o Capuchinho, é vermelhinho!