Escola EB1/PE Rancho e Caldeira (Câmara de Lobos)
Escalão: 1.º Escalão
Contos Sustentáveis: Histórias Criadas com Tecido e Imaginação
Idade do(s) aluno(s):
7 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
"Contos Sustentáveis: Histórias Criadas com Tecido e Imaginação"
Memória Descritiva da Atividade "Estórias em Tecidos"
No âmbito do programa Eco-Escolas, foi realizada a atividade "Estórias em Tecidos" com a turma do 1.º ano, como parte do desafio dois. Inspirada numa capa de retalhos que representa a ilha Terceira, nos Açores, a atividade teve como objetivo explorar a história tradicional "Os Três Porquinhos" através da reutilização de tecidos.
• Planeamento e Execução:
Os alunos participaram ativamente em todas as etapas da atividade, desde a pintura até a montagem das personagens e cenários da história. A proposta promoveu o desenvolvimento de habilidades artísticas e a conscientização ambiental.
• Materiais Utilizados:
Restos de tecidos variados;
Cartão para suporte das figuras;
Tapete tradicional madeirense como base;
Feltro para detalhes das personagens e elementos;
Tesoura e cola quente para montagem e fixação.
• Técnicas Utilizadas:
1. Recorte: Os alunos recortaram os tecidos e o feltro em diferentes formas para criar personagens e elementos do cenário.
2. Colagem: As figuras foram montadas e fixadas no tapete utilizando cola quente, garantindo firmeza e durabilidade.
3. Pintura: Para complementar os detalhes, como rostos e expressões, foi utilizada pintura manual.
4. Montagem de Cenário: Foi aplicada a técnica de composição em camadas, posicionando os elementos (árvores, casas, personagens) de forma harmônica no tapete.
• Metodologia:
1. Apresentação da História: Foi apresentada à turma a história "Os Três Porquinhos", incentivando a discussão sobre a sua moral.
2. Criação das Figuras: Os alunos escolheram as personagens ou elementos para pintar, recortar e montar utilizando os tecidos disponíveis.
3. Montagem no Tapete: Com a orientação do professor, os alunos organizaram as figuras no tapete, criando uma composição que representava cenas marcantes da história.
• Resultados:
O trabalho final demonstrou o envolvimento e a criatividade dos alunos. Além de estimular habilidades motoras e artísticas, a atividade reforçou valores como a reutilização de materiais, o trabalho colaborativo e a apreciação das histórias clássicas.