Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da Barquinha)
Escalão: 2.º Escalão
A Floresta
Idade do(s) aluno(s):
12-14
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
O trabalho foi desenvolvido com alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), num total de 11 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos e um grupo de professores de diferentes áreas: Educação Visual, Ciências Naturais, Matemática, Português, TIC sempre com o acompanhamento próximo das docentes de Educação Especial.
A docente de Ciências Naturais sensibilizou os alunos para o tema da floresta, no sentido da urgente necessidade de todos a protegerem. Para um maior envolvimento dos alunos, foi realizada uma saída de campo, na área envolvente da escola, para os alunos percecionarem a necessidade de todos assumirem ações que de não poluir o meio ambiente. Na saída, os alunos levaram sacos do lixo para apanharem os resíduos que encontraram pelo caminho e depositarem nos respetivos ecopontos.
As docentes de português exploraram o conto “A Floresta” de Sophia de Mello Breyner Andresen com os alunos, motivando-os para a leitura e para o tema, ensaiando uma pequena dramatização do conto. Este foi apresentado a várias turmas da escola.
As professoras de Matemática ajudaram os alunos a projetar a dimensão total do trabalho a concurso, a ajustar os diferentes dos tamanhos dos elementos que compõem a capa do livro e a elaborar os diversos moldes necessários à elaboração dos elementos.
As professoras de Educação Visual sensibilizaram os alunos para trazerem peças de tecido (roupa ou outras) que já não eram utilizadas pelos alunos. Após esta etapa, selecionou-se os tecidos e materiais a utilizar: entretelas de cola (para unir os diferentes tecidos e dar consistência), colas de tecido, tintas (para a pintura do título do livro e nome da autora) e tesoura. A técnica utilizada foi patchwork (colado). As professoras pediram aos alunos para elaboraram desenhos de árvores e pássaros simples, que foram depois selecionados para a construção dos moldes, transferência para os tecidos e posterior aplicação de entretelada de cola. De entre os vários tecidos disponíveis, os alunos escolheram os que se adaptavam melhor à sobreposição pretendida. Com todos os moldes recortados, procedeu-se à montagem e devida colagem.
Para o título e nome da autora, o professor de TIC explorou as diferentes fontes de letra para os alunos selecionaram a que melhor se adaptava à capa do livro, chegando à conclusão que para a execução seria mais facilitador, escolher um tipo de letra manuscrito.
Com a ajuda da professora de Educação Visual procedeu-se à pintura do título e nome da autora.
As professoras de Educação Especial auxiliaram todo o processo do trabalho, desde a sensibilização para o tema até ao final da elaboração da capa do livro.
Este projeto teve a colaboração da nutricionista do Agrupamento, que explicou aos alunos os princípios da Dieta Mediterrânica, em que é fundamental consumir alimentos locais e da época. Desta forma diminui-se a pegada ecológica e o impacto ambiental do transporte dos alimentos.