Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Escalão: 2.º Escalão

O Capuchinho Vermelho

Idade do(s) aluno(s):

13 a 15 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

O desafio foi desenvolvido por duas turmas do 8º ano na disciplina de Complemento de Educação Artística - Artes Plásticas, num total de 49 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 25 anos. Após apresentação do desafio às turmas e dos respetivos objetivos e condições para apresentação do trabalho, procedeu-se à escolha do conto sobre o qual iriam trabalhar, tendo o mesmo recaído sobre a história d'O Capuchinho Vermelho. Procedeu-se a uma pesquisa alargada e conjunta pela internet sobre o tema e foram criados grupos de trabalho de 3 a 4 elementos cada. Após uma primeira fase de trabalho individual de proposta para a capa do livro, os alunos juntaram-se com o seu grupo para analisarem as propostas individuais dos seus membros e decidirem como ficaria a sua proposta final. Novamente de forma individual, procederam aos estudos de cor da proposta final do grupo. Após a recolha dos tecidos necessários ao seu trabalho, maioritariamente roupas velhas em desuso e em final de vida, mas também alguns retalhos e amostras que recolheram em lojas de tecidos ou em costureiras locais, os grupos de trabalho procederam à montagem das suas propostas finais sobre folhas de papel de desenho de formato A3, recorrendo a técnicas de recorte e colagem dos diversos tecidos (algodão, fibras, malhas…). Para alguns pormenores utilizou-se a caneta de feltro como elemento riscador sobre o tecido. Entre as duas turmas, resultaram catorze propostas para a capa do conto “O Capuchinho Vermelho”. A finalizar os trabalhos, procedeu-se, em cada turma, à auscultação da opinião dos alunos sobre quais os trabalhos que melhor correspondiam aos objetivos traçados inicialmente. Globalmente os alunos demonstraram interesse, empenho e entusiasmo na realização do trabalho. Este, foi um trabalho que proporcionou aos alunos a manipulação de materiais pouco usuais e o facto de ter sido realizado maioritariamente em grupo com propostas inicialmente individuais, constituiu igualmente um desafio para os seus membros, nomeadamente na resolução de problemas surgidos durante a realização do trabalho e na consequente tomada de decisões.