Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)
Escalão: 2.º Escalão
Encadernação Criativa: Protegendo Histórias com Tecido e Amor
Idade do(s) aluno(s):
Idades compreendidas entre 9 e 12 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Encadernação Criativa: Protegendo Histórias com Tecido e Amor
No âmbito da 12.ª edição do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, promovido pela H SARAH Trading e pela ABAAE, os alunos do Clube Eco-Torcatinho da Escola Básica do Vale de S. Torcato participaram no desafio criativo “Estórias em Tecido”. Este projeto desafiou os participantes a recriar a capa de um conto infantil utilizando tecidos usados, promovendo a reutilização de materiais têxteis e sensibilizando para a importância da economia circular.
Os alunos selecionaram cuidadosamente um livro infantil representativo da sua infância e recolheram tecidos provenientes de roupas em fim de vida, doados pela comunidade escolar. Após escolherem as peças mais adequadas, deram asas à criatividade e criaram um novo design para a capa do livro. Além de destacar-se pela originalidade e pela mensagem ambiental, a capa feita de tecido proporciona uma maior durabilidade ao livro, permitindo que seja transportado na mochila sem se estragar facilmente.
Este projeto não só promoveu o reaproveitamento de resíduos têxteis, como também incentivou o trabalho em equipa, a criatividade e a ligação entre sustentabilidade e cultura literária. A nova capa, uma verdadeira obra de arte sustentável, será partilhada com a comunidade como exemplo de boas práticas ambientais e criativas.
O desafio “Estórias em Tecido” demonstrou que as roupas usadas podem ganhar uma nova vida, transformando-se em veículos de inspiração e sensibilização ambiental, ao mesmo tempo que prolongam a utilidade e a resistência dos livros.