Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)
Escalão: 1.º Escalão
Reutilizar com Arte: O Charco que Veste Histórias
Idade do(s) aluno(s):
8 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
EB1 da Gandra
Inspirado no conto infantil “Estórias em Tecido: A Princesa e o Sapo”
Parceiros Envolvidos
Foi lançado um apelo à comunidade educativa para contribuir com roupas usadas, bem como com materiais de costura e reaproveitamento têxtil, como botões, linhas e pedaços de tecido. A resposta dos Encarregados de Educação foi muito positiva, permitindo a recolha de uma grande variedade de peças. A atividade contou ainda com o apoio da autarquia, que forneceu materiais e colaborou na divulgação da iniciativa localmente.
Identificação do Projeto e Elementos Criativos Reutilizados
O projeto teve como base a reutilização de tecidos recolhidos pelos alunos em casa, lençóis, t-shirts, cortinas, vestidos, calças, meias, entre outros – que ganharam nova vida através do trabalho artístico e colaborativo dos alunos. A inspiração partiu do conto infantil “A Princesa e o Sapo”, com uma adaptação criativa ao contexto da escola: o sapo foi substituído por uma rã macho, associada à biodiversidade do charco pedagógico existente na EB1 da Gandra.
A capa do conto foi recriada com tecidos reutilizados, recorte e colagem, e ilustrada com uma fotografia real do charco da escola, tornando a obra mais próxima da vivência dos alunos. O trabalho foi desenvolvido em formato A3, na vertical, com grande envolvimento dos alunos em todas as etapas – desde o desenho até à execução final – destacando-se a criatividade no reaproveitamento de materiais e a atenção aos detalhes.
Razão da Escolha desta Abordagem
Esta escolha artística, baseada na reutilização de materiais, teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a redução do desperdício têxtil e a valorização de práticas sustentáveis. Ao transformar roupas usadas em objetos artísticos com significado, os alunos refletiram sobre o ciclo de vida dos materiais.
Processo de Trabalho / Dinâmica / Metodologia
O projeto foi lançado pelos professores titulares e desenvolvido de forma articulada com as áreas de Cidadania e Desenvolvimento, Expressões, Português e Matemática. As etapas do trabalho incluíram:
Debate sobre os impactos ambientais da indústria da moda;
Visualização de vídeos educativos sobre o destino das roupas descartadas;
Recolha e triagem de roupas em sala de aula.
Idade dos Participantes e Envolvimento
Participaram os alunos das 8 turmas da EB1 da Gandra, com idades entre os 6 e os 10 anos. Todos os alunos estiveram envolvidos em pelo menos uma fase do projeto, desde a recolha e triagem das roupas até à criação do trabalho final. Os alunos do 3.º ano foram responsáveis por documentar o processo e comunicar os resultados, promovendo competências de organização e expressão escrita.
Este projeto reforçou o valor da sustentabilidade, o respeito pelos recursos naturais e a importância da criatividade como ferramenta de transformação social. Através desta iniciativa, a EB1 da Gandra continua a afirmar-se como uma escola promotora de práticas responsáveis e conscientes, dentro e fora da sala de aula.