Trabalhos 2022
Criar com Estilo | Aves em Tecido
Lobo Marinho vê o Maçaroco
EB1/PE Jardim da Serra Desafio: “Criar com Estilo” Espécies Nativas em Tecido Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 3.º ano. Todos eles se empenharam bastante na realização do mesmo, desde a recolha das peças de roupa velhas para a reutilização dos tecidos, à pesquisa das espécies autóctones e no consenso sobre a fauna e a flora para participarem no […]
[ ver o trabalho ]
Ruivaco-do-Oeste e Carvalho Alvarinho
A escola EB de Silveira participa no concurso “Criar com Estilo – Espécies Nativas em Tecido”, com 22 alunos do 2º ano com idades compreendidas entre 7 e os 9 anos. O projeto, o qual engloba a fauna e a flora da zona Oeste, teve inicio no 1º Período, quando a comunidade escolar realizou uma caminhada pelos passadiços na praia […]
[ ver o trabalho ]
Aves dos Açores
Os alunos selecionaram a ave ou planta que gostariam de pesquisar. Realizaram, com apoio dos mais velhos, o plano e as pesquisas. Completaram com a pintura em tecido. […]
[ ver o trabalho ]
A nossa Fauna e Flora - vestidos a rigor
Após reunir o grupo e explicar o trabalho pretendido, ficou decidido que iríamos fazer o trabalho sobre a figueira e o melro. Usámos tecidos que tínhamos no material e que se adequavam aos desenhos escolhidos, projetamos os esboços dos pretendido e foi mãos à obra. […]
[ ver o trabalho ]
O lobo ibérico e o teixo.
Criar com estilo/desafio criativo “Espécies nativas em tecido” Memória descritiva I Identificação Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Perafita Escola: EB das Ribeiras Professor: Paula Dias Alunos do 4ºBR (23 alunos) II Realização Sendo a extinção de algumas espécies da fauna e da flora um assunto que os sensibiliza e deixa preocupados, os alunos da turma do 4ºB da escola das […]
[ ver o trabalho ]
À descobert da Fauna e Flora do nosso Jardim de infância
O trabalho iniciou-se com a observação da fauna e flora que era possível ser observada no espaço exterior do Jardim de infância. Após esta observação foi feita a escolha em grande grupo, através de votação, da planta/árvore e pássaro a representar no trabalho. Como nos tinham sido dados muitos tecidos de uma loja de cortinados, foi-se fazer a seleção dos […]
[ ver o trabalho ]
Gramíneas de alta altitude/Cão Serra da Estrela
Memória descritiva do desafio Eco escolas: “Espécies Nativas em Tecido” As crianças do jardim de Infância (3-6 anos) da Associação de Beneficência Popular de Gouveia, para o desafio “Espécies Nativas em tecido”, decidiram escolher a “As Gramíneas de alta altitude”, para a flora e para a fauna o “Cão Serra da Estrela”, por serem espécies nativas da nossa região (A […]
[ ver o trabalho ]
Flora e fauna
O trabalho iniciou-se com a observação da fauna e flora que era possível ser observada no espaço exterior da instituição. Após esta observação foi feita pedido aos pais tecidos já em desuso. Em diálogo com as crianças perguntamos como queriam elaborar o pássaro e a árvore. Juntamos os materiais e ficou ao cargo do 1º ciclo a flora e do […]
[ ver o trabalho ]
Biodiversidade da nossa Terra
Cada Grupo trabalhou uma espécie da nossa Terra (fauna ou flora) à sua escolha, fez pesquisas sobre a espécie escolhida e elaborou o trabalho prático numa tela. […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas em Tecido- Arrábida-Setúbal
Memória descritiva O trabalho apresentado sobre o tema “Espécies Nativas em Tecido- Fauna”, retrata uma gaivota, com um apontamento de vegetação e outros elementos da natureza. O trabalho foi realizado por um total de 22 alunos com idades compreendidas entre os oito e os nove anos. Foi feita na sala de aula uma pesquisa prévia sobre a espécie a qual […]
[ ver o trabalho ]
O bútio vespeiro nas margens do Corgo
Este trabalho surgiu após o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa sobre as aves do rio Corgo e da serra do Alvão e sua subsequente apresentação pela turma do 3º B. Após esse trabalho inicial, foi proposto aos alunos que representassem as aves pesquisadas, de forma individual, numa folha A3. Essas representações foram sujeitas a votação na turma, tendo em vista […]
[ ver o trabalho ]
O sobreiro, casa do melro com bico amarelo.
O Desafio 2 /Criar com estilo/desafio criativo “Espécies nativas em tecido” envolveu vinte crianças do primeiro ano com idades compreendidas entre os cinco e os sete anos. Para motivar o grupo para o trabalho, pesquisámos que espécies de árvores existem na nossa floresta Autóctone, que são originárias de Portugal e descobrimos que são: os carvalhos, medronheiros, azinheiras, castanheiros, loureiros e […]
[ ver o trabalho ]
SOBREIRO E ABELHA
As crianças trouxeram algumas peças de roupa para reutilizar. Depois de conversar em grupo optamos por fazer um sobreiro, como elemento da flora, e uma abelha, como elemento da fauna. Este trabalho foi precedido da observação dos sobreiros da escola e das abelhas que voam pelo recreio, assim como de pesquisa. Reutilizou-se um placard de cortiça, que foi revestido com […]
[ ver o trabalho ]
O carvalho e o melro
Os trabalhos foram realizados pelas duas turmas do 3.º ano da Escola. Todos eles se empenharam bastante na planificação do trabalho, desde a recolha das peças de roupa velhas para a reutilização dos tecidos, à pesquisa das espécies autóctones e no consenso sobre a ave e a árvore para participarem no desafio. A ave selecionada foi o melro por termos […]
[ ver o trabalho ]
Lagarto de cabeça azul e golfão pequeno
O desafio foi apresentado aos alunos e foi realizada uma pesquisa sobre os animais e as plantas que se encontram ameaçados em Portugal. Seguidamente cada aluno fez o seu projeto ( desenho de um animal e de uma planta escolhido pelo aluno). Selecionou-se o lagarto de cabeça azul e golfão pequeno para se realizar o trabalho para este desafio. Para […]
[ ver o trabalho ]
Espécies nativas na Paisagem Protegida da Serra do Açor
1. INTERVENIENTES O trabalho apresentado foi realizado pelas turmas do 3ºA e 3ºB da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveu, ao longo do ano, no âmbito do projeto Eco Escolas, o conhecimento da biodiversidade da região e do país. Participaram neste projeto 39 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos e 3 professoras. 2. COMO FORAM […]
[ ver o trabalho ]
tecelagem de uma ave
O Centro Paroquial de Almalaguês situa-se num meio rural, e por isso temos o privilégio de um contato com a natureza bastante próximo. Por vezes na nossa sala entram pássaros ou outros animais. Deste modo quando foi proposto este desafio as crianças aderiram com bastante entusiasmo. Na realização deste desafio utilizamos alguns, materiais que tínhamos na sala e também um […]
[ ver o trabalho ]
Os Tesouros da Nossa Terra!
Este projeto foi desenvolvido por duas salas de educação pré-escolar, nomeadamente a sala dos carinhos, composto por 23 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos e a sala dos amiguinhos composto por 20 crianças e com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Inicialmente em fevereiro, lançamos uma campanha de recolha de roupa usada […]
[ ver o trabalho ]
Biodiversidade do meio envolvente
A atividade contou com a participação dos 16 elementos que compõem a turma do 2º Ano da escola Pátio da Inês. Os alunos participaram na atividade de forma bastante participativa dando as suas opiniões e selecionando os materiais que acharam mais interessantes para colocar em práticas as suas ideias. De entre várias técnicas trabalhadas já anteriormente para a elaboração de […]
[ ver o trabalho ]
O Pato-Real e a Oliveira
Este trabalho surgiu após o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa sobre a fauna e flora existentes junto do rio Alva e da Serra do Açor, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio. Após esse trabalho inicial, foi proposto aos alunos que representassem individualmente, através do desenho, as aves pesquisadas e as árvores. Este trabalho foi realizado nas disciplinas de […]
[ ver o trabalho ]
Da Serra ao Mar
FLORA: A Escola Básica e Jardim de Infância da Correeira fica localizada na cidade de Albufeira, na região do Algarve. Os intervenientes neste projeto foram 20 alunos do 1º ano de escolaridade da turma A, com idades entre os 6 e os 8 anos de idade. Desde o início, os alunos estiveram muito motivados e expectantes na realização deste projeto, […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas em Tecido
No Centro de Atividades de Tempos Livres da EBN1 da Lousã, uma parte do grupo, composto por 2 monitoras e 30 crianças com idades entre os 7 e os 10 anos, responderam ao desafio “Criar com estilo | desafio criativo “Espécies Nativas em Tecido”. As espécies escolhidas pelas crianças foram o Sobreiro e a Raposa. Os materiais utilizados foram solicitados […]
[ ver o trabalho ]
O Massaroco e o Lobo Marinho
O massaroco, de nome científico “ Echium Candicans”, é uma planta nativa da Ilha da Madeira, ocorrendo também no conjunto de ilhas da Macaronésia. Apresenta um caule ramificado com folhas ásperas de cor verde acinzentada. Floresce entre a Primavera e o Verãos, acima da folhagem, numa espiga densa de formato cónico. A sua cor é roxa/azulada. A representação desta espécie […]
[ ver o trabalho ]
Sabugueiro/Esquilo Vermelho
Memória descritiva: O trabalho Sabugueiro/Esquilo Vermelho contou com a participação de dezoito alunos do 1.º B com idades entre os 6 e os 7 anos. No âmbito da AEC de Expressão Dramática, imitação de animais, foi escolhido o esquilo vermelho para o trabalho da fauna. Para a flora, foi escolhido o Sabugueiro, visto a nossa região ser uma das principais […]
[ ver o trabalho ]
A nossa Floresta é bela
Depois de lida a história "A raposa fabulosa" foi proposto a construção deste projeto às crianças. Foi pedido a todos os pais que enviassem um pedaço de tecido em fim de vida, para que pudessemos iniciar este trabalho. As crianças desenharam as personagens da história, onde se destacam o carvalho e a raposa. Depois de termos escolhido os elementos para […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas da Madeira
Numa primeira fase os alunos procederam à pesquisa de espécies nativas da fauna e da flora da Madeira. Depois de selecionadas algumas espécies foram escolhidas as que mais representavam o nosso habitat. O tentilhão já nos visita com alguma frequência e as estreleiras estão patentes nas nossas deslocações à serra com os nossos pais e avós. Partindo deste convívio entre […]
[ ver o trabalho ]
O monte da Oliveira
Caracterização do projeto: O desafio pretende desenvolver junto das Eco-Escolas do país, a temática da reutilização/reciclagem têxtil, informando as crianças e jovens e, através deles, a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos. “Criar com estilo” foi o mote de partida para criar um painel com espécies nativas em tecido. Objetivos: Contribuir para […]
[ ver o trabalho ]
O Carvalho e o Ouriço
Memória descritiva Material: Tecidos de t-shirts de várias cores, saco, blusa e alguns bugalhos apanhados na natureza. Autores: Alunas do 4ºano e auxiliar de educação. Técnica: recortar, coser, entrelaçar e colagem. Depois de alguma pesquisa sobre a Fauna e Flora de “Espécies Nativas de Portugal” escolhemos: Flora, o Carvalho-Alvarinho que se encontra no Noroeste de Portugal. Este carvalho, pouco tolerante […]
[ ver o trabalho ]
Fauna e flora de Belas
Fauna A ideia: Criar uma espécie de planta originária do eco sistema da floresta de Belas, situada entre as Serras da Carregueira e do Casal de Cambra e dar-lhe uma apresentação num suporte A3. Após a recolha e estudo dos materiais, surgiram as “CORDALINAS”. Para a apresentação pensou-se numa jarra, o que nos remeteu para a obra de Vincent Van […]
[ ver o trabalho ]
A biodiversidade do nosso jardim
Ao longo do ano tivemos oportunidade de passear pelos jardins do município e pelos terrenos agrícolas, vinícolas da nossa região. Espécies Nativas, lagartixa da madeira e a estrelícia, são espécies que se adaptaram ao nosso clima, Ao longo do ano a nossa instituição costuma fazer recolha de algumas roupas em especial de crianças e depois costuma dar algumas dessas roupas […]
[ ver o trabalho ]
O Carvalho e o Milhafre
O trabalho apresentado sobre o tema “Espécies Nativas em Tecido foi criado de forma progressiva sendo os alunos a decidirem quais os tecidos que desejavam usar na construção do trabalho. A professora da turma deu algumas informações, mas a decisão das escolhas dos materiais foi da turma. A Flora retrata um dos Carvalhos que se encontram no recinto escolar. Depois […]
[ ver o trabalho ]
Carvalho alvarinho
Depois de ter sido lançado o desafio Eco Escolas, “Espécies Nativas em Tecido” e olhando em redor da escola, só podíamos escolher os nossos Carvalhos alvarinho, a espécie autóctone da região da Escola Básica de Pomares e o Ouriço-cacheiro habita nos nossos matos, florestas caducifólias, bordas de florestas e que aparecem de vez em quando à porta da nossa escola. […]
[ ver o trabalho ]
Encantos de Alvaiázere
Os alunos das turmas do 4º ano da EB de Alvaiázere, ao inscrever-se no desafio "Espécies nativas em tecido”, e no âmbito do desenvolvimento curricular de Estudo do Meio, Português e Artes Visuais, com a orientação dos seus professores, realizaram, em trabalho colaborativo, que teve início no mês de maio e que consistiu nas seguintes atividades: 1- Observação de seres […]
[ ver o trabalho ]
Flora e Fauna da Nossa Terra - "O burro e o milho"
Espécies Nativas em Tecido - Burro / Milho O trabalho apresentado pela EB de Abadias-Figueira da Foz, sobre o tema “Espécies Nativas em Tecido”- Flora e Fauna, foi realizado por alunos do 2º, 3.º e 4º ano. Todos eles se empenharam bastante na realização do mesmo, desde a recolha das peças de roupa usadas para a reutilização dos tecidos e […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas em Tecido
A primeira fase do trabalho consistiu numa pesquisa realizada pelos alunos sobre espécies nativas em Portugal. Escolhidas as duas espécies (banana da Madeira e a sardinha) foi feito um esboço pelos alunos sobre as espécies animal e vegetal a realizar. Seguidamente, o trabalho foi elaborado a partir da reutilização de restos de tecidos e de têxteis que não reuniam condições […]
[ ver o trabalho ]
Lince e Medronheiro
Estes trabalhos foram elaborados por 24 crianças de 3 e 4 anos de idade. As crianças participaram no recorte e colagem dos tecidos para a elaboração dos mesmos. Os tecidos utilizados foram de roupas velhas que alguns crianças trouxeram de casa. A técnica utilizada foi a colagem de tecido de forma a dar a construir os elementos escolhidos para este […]
[ ver o trabalho ]
Massaroco e Lobo-marinho, os representantes da Madeira
Memória descritiva - Criar com estilo – desafio criativo «Espécies Nativas em Tecido»: As crianças do pré-escolar da EB1/PE do Lombo dos Canhas abraçaram este projeto com muito entusiasmo, em especial depois de visitarem a exposição «Laurissilva da Madeira», patente na escola no Dia Eco-Escolas. Para representar a flora, foi escolhido o massaroco, espécie endémica da Madeira, e para a […]
[ ver o trabalho ]
As Borboletas e Abrunheiros da minha Lisboa
Para a elaboração deste trabalho os alunos do 4ºano realizaram uma pesquisa sobre a fauna e flora autóctone da região de Lisboa. Após a escolha do fauna e da flora a representar, foi feita uma recolha de tecidos sem vida "perdidos" em casa de cada um. Durante algumas aulas de expressão plástica os alunos elaboraram os magníficos trabalhos com os […]
[ ver o trabalho ]
A vida no Parque Natural de Montesinho
Trabalhos efetuados por 40 alunos de 2.º Ano de escolaridade com 7 e 8 anos de idade. Todos os alunos se envolveram com muito entusiasmo e interesse quer pelo tema, proposto pelos próprios, quer pelos materiais a utilizar. Previamente fizeram trabalho de pesquisa em grupo, recolheram tecidos e preparam os restantes materiais (cola, tesoura). Numa primeira fase desenharam o projeto, […]
[ ver o trabalho ]
Em baixo e em cima, o Alentejo é mesmo bonito!
Título: Em baixo e em cima, o Alentejo é mesmo bonito! Fauna: Participantes: 20 crianças de 5-6 anos; equipa educativa Materiais e proveniência: blusa, calças de algodão, restos de cachecol de lã, amostras de tecido, base de cartão de bolo, linhas e cola. Os materiais foram procurados na recicloteca da instituição e outros trazidos de casa das crianças Técnicas: desenho, […]
[ ver o trabalho ]
Massaroco
O Echium candicans (Sin. Echium fastuosum J.Jacq.[1]), conhecido como massaroco é uma planta do género Echium da família Boraginaceae, espécie endémica da ilha da Madeira. Apresenta-se como um arbusto perene de até 2 metros de altura, ramificado e densamente híspido de caules branco-acinzentados. Folhas lanceoladas a ovado-lanceoladas acuminadas, até 23 centímetros de comprimento, sésseis ou subsésseis de cor verde acinzentadas. […]
[ ver o trabalho ]
Conhecer e preservar espécies nativas
No decorrer do projeto curricular de sala, foi realizada uma visita de estudo às poças de maré da praia de Buarcos/Figueira da Foz onde as crianças tiveram oportunidade de observar, explorar e conhecer a flora e fauna aí existentes. Surge assim, a ideia de representar uma das algas que mais interesse suscitou, a LAMINARES/FOLIÁCEAS mais conhecida por Alface-do-mar. A observação […]
[ ver o trabalho ]
Roupa velha vira trabalhos novos
Os alunos dos 3 anos juntamente com as educadoras titulares de sala e as coordenadoras do Programa Eco-Escolas realizaram um elemento da flora e outro da fauna nativa. Numa primeira fase foi feita a leitura da história “Profeta, um Lobo-Marinho Explorador (para a realização do trabalho da fauna) e visualização de fotografias várias do Massaroco (para a realização do trabalho […]
[ ver o trabalho ]
Fauna e flora em vias de extinção
Este projeto foi desenvolvido em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular na área da costura em conjunto com alunos do 3º e 4º ano. Os objetivos do trabalho foram apresentados aos alunos. Realizaram várias pesquisas a fim de descobrir quais os animais e plantas em vias de extinção no nosso país. A planta aquática escolhida foi o golfão-pequeno (Nymphoides pelnata). […]
[ ver o trabalho ]
À descoberta da nossa biodiversidade insular!
Este trabalho resultou de uma atividade desenvolvida pelos alunos do 1º e 2º anos, da EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula, no Clube do Ambiente, a fim de participarem no desafio nacional “Criar com Estilo - Espécies Nativas em Tecido” promovido pelo Programa Nacional Eco-Escolas. No âmbito do desenvolvimento deste trabalho, os alunos do 1º e 2º anos da EB1/PE […]
[ ver o trabalho ]
Há vida no Montado
1. Flora- Eu escolhi o tema da flora para fazer o meu trabalho de tecidos, porque sempre gostei imenso de fazer trabalhos de tecido sobretudo sobre a vegetação alentejana. No final optei por fazer sobre o sobreiro, a esteva e o junco. O tema da biodiversidade tem sido muito falado e trabalhado nas nossas aulas e escola. Para mim que […]
[ ver o trabalho ]
Sapal de Corroios – Perna Longa e Sarcocornia Fruticosa.
Os alunos da turma 5ºA (EREB – alunos surdos), constituída por 5 alunos, com 12 anos, realizaram as pesquisas na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sobre as espécies nativas da fauna e flora, existentes no Sapal de Corroios, no concelho do Seixal. Na disciplina de Educação Visual (EV), os alunos desenharam e pintaram algumas das espécies do […]
[ ver o trabalho ]
O Medronheiro
Depois de ter sido lançado o desafio Eco Escolas, “Espécies Nativas em Tecido” e olhando em redor da escola, só podíamos escolher o medronheiro, por ser a árvore plantada no Dia da Floresta Autóctone, a espécie autóctone da região da Escola Básica do Vale de S.Torcato - Guimarães e o mocho habita nos nossos matos, florestas. Começamos a planear o […]
[ ver o trabalho ]
Aves em Tecido - Painel
O trabalho deste desafio teve início após a vinda da interrupção da Páscoa. Os alunos envolventes foram alguns alunos do Clube do Ambiente e alunos de uma turma de 6ºano, que se manifestou bastante interessada em participar. Duas alunas desta turma, encarregaram-se de trazer pedaços de tecidos que sobravam de uma das mães, que trabalha nos tempos livres na costura. […]
[ ver o trabalho ]
Fauna e flora da região
As aluna construíraram com tecido uma macieira , uma abelha e a sua flor. […]
[ ver o trabalho ]
A pega rabuda na seara
O Programa Eco-Escolas articulou com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de 9º ano, no âmbito dos temas "Desenvolvimento sustentável" e "Educação Ambiental". Inicialmente os alunos fizeram uma pesquisa na intermete sobre as aves autóctones da nossa região. Dessa pesquisa resultaram oito aves. Assim, as turmas de nono ano foram divididas em oito grupos e os alunos, utilizando a sua […]
[ ver o trabalho ]
Flora: Carvalho de Calvos; Fauna: Cavalo Lusitano
CRIAR COM ESTILO “Espécies Nativas em Tecido” – 2022 “Carvalho de Calvos” Nome da Escola: Escola Básica Gonçalo Sampaio - Póvoa de Lanhoso Nome do Professor coordenador do Programa: Fátima Concepcion Matos Nome do Professor coordenador do trabalho: Maria Isabel Dias Afonso Nome do autor: Diogo Chen Li Turma- D Ano – 6º Idade do autor: 11 anos MEMÓRIA DESCRITIVA […]
[ ver o trabalho ]
Espécies da Mata Municipal do Bombarral
Memória descritiva Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Professora Coordenadora: Filipa Santos Trabalho realizado por: Artur Pereira, n.º 1, 6.ºA; Paula Rodrigues, n.º16, 6.ºA; David Borges, n.º5, 6.ºA As coordenadoras do Programa Eco-Escolas propuseram a realização do Desafio 2 no âmbito do projeto Roupas Usadas não estão Acabadas. A professora Filipa, que coordena o clube “Feito por mim”, desafiou […]
[ ver o trabalho ]
As aves da minha escola
Esta atividade foi desenvolvida ao longo do ano letivo, tendo-se escolhido um espaço para cultivar algumas plantas aromáticas, bem como árvores, como é exemplo o carvalho, o medronheiro, entre outras. Escolhemos a rola para representar a fauna, pois na nossa escola há muitas rolas, com ninhos nas nossas árvores, bem como melros e pardais. […]
[ ver o trabalho ]
Dom fafe
Aves em Tecido O trabalho que se apresenta, teve como inspiração a ave – Dom Fafe. Trata-se de uma ave que faz parte do habitat natural que rodeia a escola, sendo comum na zona litoral/centro do nosso país. Numa fase incial, começou-se por fazer um breve estudo da forma do Dom Fafe, e sobre o seu habitat. Nesse sentido, anlisou-se […]
[ ver o trabalho ]
Uma Azinheira diferente!
Foi com alegria que resolvemos participar neste projeto. Mostrar aos nossos jovens, que as roupas velhas podem ter uma nova vida, é uma oportunidade que não pudemos perder. Pusemos mãos à obra e os nossos alunos do Projeto Flora, pesquisaram, mediram, traçaram, recortaram e costuraram e as árvores novas em tecido velho apareceram. Trabalhar para melhorar o ambiente e descobrir […]
[ ver o trabalho ]
A armeria berlengensis no seu habitat.
O que é: um pequeno painel formado por trabalhos em formato A3 realizados com aproveitamentos de tecidos velhos e de roupa que já não servia para ser doada, representando espécies da nossa zona, ilustrando o ambiente marinho, mas também o rural. Porque fizemos: construímos estes paineis para reaproveitar tecidos e roupas velhas que já não serviam para doar, e para […]
[ ver o trabalho ]
Os animais e as plantas da mata da Machada
1ª Fase Nesta fase foi feita a apresentação do projeto “Criar com estilo” a todas as turmas do 6º ano, com a finalidade de dar a conhecer o projeto e por sua vez a temática da reutilização/reciclagem têxtil, formando as crianças para uma maior responsabilidade e sustentabilidade e assim, através deles, chegarmos aos pais. Aos alunos foi incutido à importância […]
[ ver o trabalho ]
Preservar a Fauna e a Flora Nativa
Os alunos do 5ºD efetuaram uma pesquisa sobre a Flora Nativa e os alunos do 5ºE uma pesquisa sobre a Fauna Nativa. Desenharam em papel cavalinho, transferiram para o tecido através da utilização do papel vegetal e recortavam tecidos em fim de vida, que não reunião condições de utilização (cortina, t-shirt,calções), aproveitaram lã e botões. Foram realizados em A3. […]
[ ver o trabalho ]
Um Charco com Estilo
O desafio ABAE “Criar com Estilo - Espécies Nativas em Tecido” foi desenvolvido no âmbito da Oficina de Artes, com duas alunas do 6º e 7º ano e orientado pela professora de Educação Tecnológica Anabela Sá. A equipa Eco-Escolas propôs o desafio à professora de Educação Tecnológica, tendo sido sugeridas as espécies de fauna e flora a representar: rã-verde e […]
[ ver o trabalho ]
A Vida nosTecidos
Este desafio foi muito bem recebido pelos alunos da turma em questão (idade 10 anos). A turma (de 20 alunos) foi dividida em grupos de 5 alunos. Um grupo responsável pela recolha de têxteis, outro pela investigação, outro pelo desenho e moldes e o último pelo processo de recorte e aplicação dos tecidos que compuseram as espécies. Rapidamente se organizaram […]
[ ver o trabalho ]
Espécies nativas
Este trabalho foi realizado por um grupo de 8 alunos dos 12 aos 16 anos de idade, que frequentam a Unidade Especializada e as respetivas turmas, da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana. São portadores de patologias várias e estão matriculados em turmas desde o 5º ano ao 9º ano. É, portanto, um grupo muito heterogéneo e por isso muito […]
[ ver o trabalho ]
Pistorinia Hispânica e Boga de Lisboa
1- Foi apresentada em contexto da área de cidadania a proposta de trabalho "Espécies nativas em tecido" aos alunos das turmas 35 do 10º ano e 22 do 11º ano e explicada a pertinência do mesmo. 2- Ambas as turmas foram divididas em grupos de 4 elementos e, após a devida pesquisa e recolha de roupas já sem uso, cada […]
[ ver o trabalho ]
Cyanistes caeruleus (chapim azul) & Rosa grandiflora
O chapim azul foi criado pela Maria Resina de 16 anos e a rosa grandiflora pela Maria Elisa Almeida com 12 anos. Ambos os projetos, foram iniciados com um trabalho de pesquisa de aves e plantas características da região. Seguidamente, foi feita a pesquisa de fotos das espécies escolhidas, onde o contraste entre os seus tons estivesse melhor definido. Foi […]
[ ver o trabalho ]
Sobreiro
As alunas envolvidas na realização dos trabalhos foram duas irmãs de origem alemã (Iolanda, 17 anos, 9ºA e Isabela, 15 anos, 8ºA). Por não falarem Português foram abrangidas por MSAI, ficando com alguns apoios que as ajudam não só a melhorar o seu desempenho escolar, como também a uma maior integração e conhecimento da cultura local. Neste contexto, o professor […]
[ ver o trabalho ]
Espécies do Agroal: Medronheiro e Bufo-real
Os alunos da turma A e B do 5.º ano ao estudar na disciplina de Ciências Naturais as características dos animais e das plantas pesquisaram também sobre a biodiversidade da região, mais concretamente das espécies existentes na Praia Fluvial que fica mais perto da nossa escola: o Agroal. Como alguns dos alunos fazem parte do Clube Eco-Escolas, neste espaço de […]
[ ver o trabalho ]
Espécies nativas em tecido do Colégio Heliântia
A espécie nativa da flora escolhida foi a Carpobrotus edulis (flor da praia). Esta foi escolhida por nascer e crescer na praia de Valadares, junto do nosso Colégio. Os alunos realizaram a planta e a flor em tecido (felto). Realizaram a planificação numa folha A3, recortaram o tecido, dobraram e colaram. Por fim, os alunos realizaram os pormenores, as flores. […]
[ ver o trabalho ]
Espaço Gineta
Este projeto teve como objetivo a valorização da das espécies Nativas de Portugal, em particular sobre a Flora e a Fauna. Associando o tema do projeto com uma das unidades de estudo da disciplina de Inglês sobre o Ambiente, foi apresentado a duas turmas do 10º ano do curso de línguas e humanidades e artes visuais do Ensino Secundário o […]
[ ver o trabalho ]
A Oliveira e o Pintassilgo Português
Os alunos do 8.º ano, turma G, nas aulas de Projeto de Integração Curricular, desenvolveram e realizaram um trabalho de investigação e pesquisa sobre fauna e flora da região. Recorrendo à utilização de tecidos em fim de vida e ramos naturais de oliveira deram vida a duas espécies da sua região . Escolheram como tema a executar, a Oliveira e […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas do Rio Ferreira
O desafio foi proposto às várias equipas educativas da EBS de Campo. Foi aceite pelos professores de Educação Visual e Equipa Educativa de CEA (Complemento à Educação Artística) de 3º Ciclo. Foi realizado um PowerPoint sobre as espécies de peixes e plantas existentes no rio Ferreira (rio que passa junto à nossa escola), o qual foi apresentado a todas as […]
[ ver o trabalho ]
Roupas usadas não estão acabadas
Este projeto foi desenvolvido pelas turmas do 6º ano, A e B, na disciplina de Educação Tecnológica. Estiveram envolvidos cerca de 40 alunos durante o 2º Período. Através desta atividade os alunos tomaram consciência do valor e respeito pela Preservação da Natureza, da Ecologia e Biodiversidade. Foi uma atividade atrativa e motivadora, exploraram materiais têxteis através da técnica da colagem. […]
[ ver o trabalho ]
Arte da Biodiversidade
O Desafio «Criar com Estilo: Espécies nativas em tecido» foi proposto à turma do Curso Profissional de Técnico de Design de Moda, nas disciplinas de Design de Moda e Tecnologias Produtivas e os alunos envolvidos, em número de catorze, têm idades compreendidas entre os 15 e 17 anos. O trabalho teve início com o pedido, na sala de aula, de […]
[ ver o trabalho ]
A biodiversidade da minha terra
Este trabalho surge no seguimento de um projeto acerca da biodiversidade local, com os alunos de turmas do 5º ano. Fotografaram-se, identificaram-se e ilustraram-se várias espécies da flora e fauna nativas, algumas existentes na escola, e pesquisaram-se outras da região, com o objetivo de conhecerem melhor o património natural local. Os alunos mostraram-se muito motivados, na observação, nas pesquisas e […]
[ ver o trabalho ]
Melro e Papoilas
O desafio foi desenvolvido nas aulas de Educação Tecnológica, 6º ano, do qual resultaram cerca de 68 trabalhos. Visou a consciencialização para a proteção do ambiente, a responsabilidade ecológica, o sentido estético e a criatividade. Autoras dos trabalhos: Flora - Papoila -Rafaela Rodrigues Mendes, nº 15, 6º B - 12 anos; Fauna - Melro -Inês Maragarida Silva Pereira, nº 9, […]
[ ver o trabalho ]
O Castanheiro e o Melro
Trabalho da flora: Os alunos têm entre 11 e 14 anos. Começaram por descobrir espécies presentes na escola e uma das espécies escolhidas foi o castanheiro (símbolo da escola). A turma é composta por 28 alunos e, em grupos de 4 realizaram trabalhos sobre a Fauna e Flora presentes na escola. Para este trabalho foram usados pedaços de calças de […]
[ ver o trabalho ]
Crespular e Papoilas-das-Searas
O desafio foi realizado pelos alunos que frequentam do Centro de Apoio à Aprendizagem 1 (CAA1), da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, nomeadamente, 7ºA, 8ºE e 11ºC, orientados pela professora Ana Silva. O principal objetivo deste trabalho era criar “Espécies Nativa em Tecido”, elaborando dois trabalhos distintos, um sobre fauna e outro sobre flora, ou seja, representar […]
[ ver o trabalho ]
A oliveira da nossa escola e o guarda rio do açude
Este projeto foi desenvolvido em contexto de Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) com alunos que beneficiam de Adaptações Curriculares Significativas. Decorreu durante o segundo e terceiro períodos e teve a intervenção direta de alunos do 2.º e 3.ºciclo, com o apoio da professora Anabela Santos. O projeto foi divulgado pela professora Cláudia Alves (coordenadora da Eco Escolas) à professora […]
[ ver o trabalho ]
Trabalho 1: Biodiversidade da Ilha da Madeira Trabalho 2: A Matemática na Biodiversidade Madeirense
Trabalho 1: Biodiversidade da Ilha da Madeira O desafio “Criar com estilo – Espécies nativas em tecido” foi abraçado pelo projeto da escola Eco Moda. Este conta com duas docentes às quais juntaram-se 4 alunos da turma 8o1, com cerca de 14 anos. Os alunos trabalharam maioritariamente a pares. Numa fase inicial foi feita pesquisa de espécies nativas da ilha […]
[ ver o trabalho ]
O Flamingo na Ria de Alvor
As professoras de Português e Matemática abraçaram com as turmas de TCP1 e TRB1 este desafio que deu um magnifico trabalho final. A Ria de Alvor foi escolhida para este trabalho. Escolheram o Flamingo como ave a apresentar no seu trabalho. Ela pode ser observada em zonas húmidas - lagunas e sapais, podendo ser explorada a pé seguindo o dique […]
[ ver o trabalho ]
Serra do Açor e Açor ave de rapina
Os alunos do Clube de Artes e Ideias recolheram roupas em fim de vida e fios têxteis que possuíam em excesso nas suas casas. Prepararam materiais e transformaram t-shirts, calças e camisolas em pedaço. Realizou-se o registo gráfico de uma espécie da fauna e flora representativa da região e procedeu-se à simplificação formal dos elementos desenhados. Individualmente foram transferidas as […]
[ ver o trabalho ]
Preservação/Conservação das Espécies Nativas em Portugal
No âmbito do Programa Eco-Escolas, os dezanove alunos da turma do 8.º A (média de idades: 14 anos), da Escola Básica André de Resende, em Évora, aceitaram o desafio para a elaboração dos trabalhos “Espécies Nativas em Tecido”, em formato A3, que previam a personalização de dois pedaços de tecido, um sobre a Flora e outro sobre a Fauna, inspirados […]
[ ver o trabalho ]
A Pega-Rabuda e o Cardo-Marítimo
Projeto: “Roupas usadas não estão acabadas” Desafio 2: Cria com estilo! Desafio criativo -“Espécies Nativas em Tecido” O trabalho foi proposto aos alunos de duas turmas do 7.º ano, na disciplina de educação visual, tendo sido concluído em parceria com a equipa da Biblioteca Escolar. Iniciou-se o trabalho com a motivação dos alunos, onde foram apresentadas as regras do desafio […]
[ ver o trabalho ]
upcycling de roupa usada
Este projeto de upcycling feito no âmbito do programa Erasmus+ consistia em fazer papel a partir de roupa que já não tinha uso e estava condenada a ir para o lixo. Os alunos envolveram-se com muito entusiasmo na elaboração do projeto. Perceberam que há várias formas de criar e recriar, sem ser na mesma forma. […]
[ ver o trabalho ]
Espécies da minha Região
O trabalho foi realizado em eco escola com vinte alunos do 5º ano com idades compreendidas entre os dez e onze anos. Os alunos começaram por pesquisar sobre as espécies nativas, a fauna e a flora de Portugal e da sua região. Também tiveram a oportunidade de observar as espécies existentes nos espaços exteriores da escola, pegas rabudas, melros, rolas, […]
[ ver o trabalho ]
O Camaleão e a Dedaleira
A realização deste trabalho envolveu 7 alunos, com idades entre os 15-17 anos, da turma do 10ºTAE, e a diretora de turma (Ludovina Silva), da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar. Foi feita uma recolha de tecidos, tendo-se utilizado, neste trabalho, uma t-shirt (de base) e várias porções de tecidos de bainhas que sobraram de vestidos e calças, essencialmente. O […]
[ ver o trabalho ]
Algarve em retalhos
Amendoeira em flor - Este trabalho foi realizado pela turma Técnico Alojamento Hoteleiro de 2 ano, com os seguintes elementos, Beatriz Ramos, Céline Cavaco, Daniela Mendes, Mariana Fernandes, Matilde Catarino, Miguel Bandeira. Idades compreendidas entre os 16 e 19 anos. Os materiais usados na composição do trabalho foram restos de tecidos pertencentes à turma, no âmbito da reciclagem. A técnica […]
[ ver o trabalho ]
O medronheiro e a sua borboleta
Criar com estilo | Desafio criativo “ESPÉCIES NATIVAS em tecido” Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Na sequência das aulas de campo, com alunos do 5º ano, no jardim da nossa Escola, para investigação de seres vivos existentes e do seu habitat, surgiu a ideia de aprofundar o conhecimento sobre uma das espécies autóctones observada - o medronheiro […]
[ ver o trabalho ]
Saco de pano com estilo | Lontra do BioRia e Medronheiro
Fauna | 9ºF | EV Começámos o nosso trabalho pensando no animal que poderíamos fazer e decidimos escolher a lontra. Tínhamos de fazer um saco em que fosse apresentado um animal da nossa área, ou seja, onde vivemos (Estarreja), e durante a nossa pesquisa descobrimos a lontra. Podemos encontrar a lontra no BioRia, em Salreu. Usámos um tecido velho para […]
[ ver o trabalho ]
Pombo-Torcaz e Rosmaninho
Participaram neste desafio 15 alunos, dos 16 aos 19 anos, com necessidades especiais, que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem com Medidas Adicionais (DL 54/2018). Representa o Pombo-Torcaz, uma ave que está muito presente no quotidiano de todos nós e o Rosmaninho, uma planta muito comum na nossa região. Feitos com fitas de seda, cetim, organza, veludo e gorgorão, […]
[ ver o trabalho ]
A esteva e a gralha de bico vermelho
Foram escolhidas as espécies nativas que consideramos representa bem o ambiente que encontramos perto do Externato Cooperativo da Benedita, Espécie de mata mediterrânea como a esteva e espécie do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros onde insere uma parte do município de Alcobaça onde se localiza a Escola- Benedita. A turma foi dividida em grupos e realizaram os […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas em Tecido
Somos quatro alunos da Escola Maria Veleda com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos e fomos em visita de estudo à Quinta do Conventinho onde realizámos registos gráficos e explorámos a fauna e a flora. Para o trabalho “Espécies Nativas em tecido” escolhemos para o tema da flora – o dragoeiro que vimos na Quinta do Conventinho. Iniciámos […]
[ ver o trabalho ]
O melro e o sobreiro.
A Mariana do 7ºD prontificou-se a fazer esta atividade. Os materiais: Tecidos vários reutilizados. Linha de coser/debruado Agulha de costura Tesoura Cola de tecido A ideia era representar os melros de uma forma criativa que vê nos quintais onde vive e os sobreiros. Referiu que inicialmente fez um rascunho numa folha de papel com a ideia referente ao tema proposto. […]
[ ver o trabalho ]
A nossa Alforreca!
Decidimos fazer uma alforreca em representação do ecossistema aquático da zona do Colégio Marista de Carcavelos. Para a confeção da alforreca utilizámos um guarda-chuva antigo que uma de nós tinha em casa e que já não era utilizado. Este guarda-chuva serviu de base para o trabalho. Para o cobrir, utilizámos pedaços de roupas manchadas ou furadas que tínhamos em casa […]
[ ver o trabalho ]
Gaivota-de-patas-amarelas e Papoilas vermelhas
Este desafio foi realizado por 5 alunos com necessidades específicas (idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos) que frequentam a Unidade de Apoio Especializado/Centro de Apoio à Aprendizagem. A atividade foi realizada com supervisão de uma docente e de uma assistente operacional que auxiliaram os alunos a cortar e a colar os retalhos, uma vez que apresentam dificuldades […]
[ ver o trabalho ]
Biodiversificando
A atividade foi proposta aos alunos da turma B do nono ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Os alunos contribuíram com os tecidos em fim de vida e colaboraram na construção do trabalho, criando uma espécie animal e uma espécie vegetal. Após recolha do material necessário para a construção do projeto, os alunos pesquisaram na internet espécies Nativas […]
[ ver o trabalho ]
Encantos de Alvaiázere
Os alunos do 9º C, aderiram ao repto do Diretor de turma e inscreveram-se no concurso “Criar com estilo. Alguns gostam muito de trabalhos manuais e os pais mais uma vez abraçaram o projeto com os seus filhos. Assim a partir de abril, realizaram-se várias atividades: 1 – Observação de seres vivos existente no concelho (espécies nativas) 2 – Levantamento […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas em Tecido - Carvalho-alvarinho - Açor
Pertencendo a nossa escola a um agrupamento 100% Eco Escolas foi com grande emoção que participamos no desafio Criar com estilo - desafio criativo: “Espécies Nativas em Tecido”. A construção de dois pedaços de tecido, um sobre a Flora e outro sobre a Fauna, inspirados nas espécies nativas de Portugal, com sobrantes de tecidos e roupas em fim de vida, […]
[ ver o trabalho ]
"Espécies nativas em tecido" - Flora e fauna da Escola Básica da Pontinha
O trabalho realizado envolveu as disciplinas de Geografia e de Francês do 7ºano de escolaridade. Na disciplina de Geografia, após a aprendizagem dos biomas a nível mundial, nacional e da análise da caracterização biofísica do concelho de Odivelas, apresentada no Plano Diretor Municipal (PDM), a turma foi divida em grupos diversos para retratar a flora e fauna existente na freguesia, […]
[ ver o trabalho ]
Massaroco e Freira da Madeira
Este trabalho foi realizado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de forma a trabalhar o tema Educação Ambiental. Vivemos na ilha da Madeira por isso no que diz respeito à Fauna decidimos explorar os hábitos de uma ave da nossa terra, a Freira-da-Madeira e, quanto à Flora, a espécie endémica, o Massaroco, nome científico, Echium candicans. No que diz respeito […]
[ ver o trabalho ]
A urze e o Esquilo
O tema do nosso trabalho é o esquilo vermelho, um animal autóctone de Portugal e aa Urze Branca que predomina em regiões montanhosas. A primeira fase do trabalho foi fazer a pesquisa e os moldes para a recriação do diferentes elementos: urze e esquilo. Começamos por analisar os elementos escolhidos, conhecê-los melhor, e desenvolvemos o desenho do projeto numa folha […]
[ ver o trabalho ]
Pistorinia hispânica e Lobo Ibérico
No âmbito do tema “Espécies Nativas em Tecido” os alunos do Curso profissional de Design de Moda da Escola Secundária dos Casquilhos, com os restos de tecidos das suas criações de peças de vestuário, procederam à personalização de dois pedaços de tecido. Um sobre a Flora, escolhendo a planta Pistorinia hispânica e outro sobre a Fauna realizando a representação do […]
[ ver o trabalho ]
Um lobo entre as flores
Os doze alunos da turma do 5º A, com idades entre os 10 e o 12 anos, participaram neste desafio criativo, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. A atividade iniciou-se com a pesquisa de exemplos da flora e da fauna autóctones, tendo escolhido o lobo ibérico e o alcar-do-Algarve para trabalhar. De seguida recolhemos os tecidos em fim de […]
[ ver o trabalho ]
Corço do Parque Nacional Peneda- Gerês e Lírio-do-Gerês
O desafio foi apresentado a todos os docentes e aos alunos pela Coordenadora Eco-Escolas, tendo os docentes de Educação Especial apresentado o projeto aos catorze alunos cujo Programa Educativo Individual prevê o desenvolvimento da autonomia pessoal e social nos vários contextos escolares e extra-escolares. Desde sempre que a reciclagem e reutilização de objetos e materiais têm sido os princípios adotados […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas com Estilo "O Cão Serra da Estrela" e a "Touriga Nacional"
Memória descritiva do projeto Escola Básica Grão Vasco, Viseu “Roupas usadas Não Estão Acabadas” Criar com estilo, desafio criativo - Espécies nativas em tecido Memória Descritiva No âmbito do tema “Economia Circular” e em articulação com a Biblioteca escolar foi lançado aos alunos que frequentam o clube Eco -Escola, alunos do segundo e terceiro ciclo, com idades compreendidas entre os […]
[ ver o trabalho ]
Criar com estilo - “Espécies Nativas em Tecido da Serra da Arrábida"
Depois de analisado o regulamento do concurso, foi proposto aos alunos do 7º ano, turmas D,E,F, que selecionassem um animal e uma planta endémicos de Portugal. Realçando as espécies caracteristicas do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do estuário do Sado. Das 3 turmas os alunos selecionaram: Roaz corvineiro, o Murrião dos campos (Anagallis arvensis), Candidula setubalensis (caracol […]
[ ver o trabalho ]
Planície alentejana
As alunas do Curso Profissional de Animação Socio Cultural, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos começaram por escolher uma espécie de flora nativa da nossa região. Depois de analisar as opções possíveis, decidiram escolher a oliveira. O trabalho foi baseado na observação de uma oliveira existente no espaço escolar. As alunas escolheram roupas usadas, em fim […]
[ ver o trabalho ]
A orquídea e o ouriço-cacheiro.
O Desafio criativo “Espécies Nativas em tecido” foi apresentado aos alunos no Clube de Artes. A proposta foi recebida com entusiasmo. Como ponto de partida, fez-se uma “chuva de ideias” centrada na flora e na fauna e inspirada nas espécies da região. No decorrer das aulas do Clube de Artes, os alunos elaboraram o esboço, representando uma espécie animal, o […]
[ ver o trabalho ]
A fauna e flora autóctone da região.
Caraterização do projeto: O trabalho foi desenvolvido no Clube das Artes com alunos do 7º e 8º ano. Enquadramento: A atividade foi integrada na planificação das atividades a desenvolver pelo Clube das Artes. Objetivos: -Expressar ideias, utilizando diferentes meios (reutilização de materiais) e processos. -Desenvolvimento de competências da área da expressão plástica (desenho, corte, recorte e colagem). -Conhecimento de várias […]
[ ver o trabalho ]
Projeto “Espécies em Tecido" tentilhão e sanguinho.
Memória Descritiva Projeto “Espécies em Tecido” Coordenadora do Programa Eco-Escolas: Fátima Marina Gonçalves Professora Responsável pela dinamização da atividade: Helena Moreira e Sónia Lopes Disciplina: HGP e CN Alunos: 5ºano com a participação de 23 alunos com idades entre os 10 e 11 anos Descrição do projeto: Deu-se início do projeto com a pesquisa de espécies endémicas da ilha da […]
[ ver o trabalho ]
Espécies Nativas em Tecido
Ambos os trabalhos foram realizados com diversos materiais como tecidos provenientes de camisolas, sacos e tapetes (recolhidos essencialmente de alunos) e penas e forro de uma almofada imprópria para uso. Para a execução dos mesmo utilizou-se cola quente, tesouras, tinha preta (para realçar as sombras e para pintar os olhos e algumas penas da coruja) e placas de cartão (reutilizadas). […]
[ ver o trabalho ]
O Abelharuco e o Medronheiro da Mata Nacional da Machada
Participaram neste desafio sete alunos do 2º Ciclo, do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Básica Quinta Nova da Telha, com idades entre os 10 e 13 anos. Os alunos participaram em todas as etapas do projeto tanto na sua projeção como em todas as fases de execução. Os discentes, inspirados nas espécies nativas de Portugal e mais concretamente […]
[ ver o trabalho ]
As nossas Espécies são fishion!
Somos alunos das Turmas 801 e 803. Após a “Recolha com estilo” passamos ao “Criar com estilo”. Fizemos uma pesquisa sobre algumas espécies nativas de Portugal com a nossa professora de Ciências Naturais. Escolhemos representar em tecido a Salamandra Lusitânica e o Carvalho Alvarinho. Fizemos uma seleção de tecidos e um esboço do que queríamos representar. Com a ajuda do […]
[ ver o trabalho ]
Conhecer a Fauna e Flora das Serras do Porto
Um grupo de alunas do curso de Artes, da turma 10.º J, aceitaram o desfio e partiram para a descoberta para conhecer melhor os tipos de habitat e as espécies protegidas que ocorrem num lugar especial – o Parque das Serras do Porto. Estas serras continuam cheias de vida – nelas se encontram diferentes tipos de habitat e espécies únicas! […]
[ ver o trabalho ]
Roupas usadas não estão acabadas
No âmbito do projeto DAC, foi proposto aos alunos a realização de trabalhos relacionados com a sustentabilidade e o ambiente. Os alunos consultaram a plataforma eco-escolas e escolheram este projeto: “Roupas acabadas não estão acabadas”. Este foi o início de um trabalho mais amplo e de maior dimensão, onde foram abordados temas diversos como as condições de trabalho nas fábricas […]
[ ver o trabalho ]
“Espécies Nativas em Tecido”
Feita a apresentação do desafio aos alunos e depois de elucidar sobre a importância da reutilização e reciclagem de tecidos em fim de vida (prática constante na nossa sala de aula e na escola) pesquisámos e debatemos ideias. Os alunos inspiraram-se na fauna das espécies Nativas da região tendo sido escolhida a Garça- branca-pequena (Egretta garzetta). Reutilizaram tecidos existentes na […]
[ ver o trabalho ]
Tecidos com vida
Este projeto teve como objetivo a valorização das espécies Nativas de Portugal, em particular sobre a Flora e a Fauna. A atividade foi desenvolvida no Clube Eco-Escolas e organizada em diferentes fases de trabalho. Numa primeira fase foi efetuada uma pesquisa de espécies nativas de Portugal, recorrendo a vários suportes. Após debate e discussão foram selecionadas seis (melro, rosmaninho, lince, […]
[ ver o trabalho ]
Árvores Nativas se Portugal
Ao longo do ano letivo os alunos do 7°Ano de escolaridade realizaram uma trabalho interdisciplinar intitulado "Florestas: um presente para o Futuro". Integrado neste projeto foi solicitado aos alunos que usando roupas usadas elaboraressem um quadro com uma árvore nativa de Portugal e um animal que habitasse nas nossas florestas e que seja fundamental a sua preservação. Os alunos apresentaram […]
[ ver o trabalho ]
Conhecer para proteger
Ambos os trabalhos foram realizados por alunas do 6º ano. O trabalho de ilustração da flora foi realizado por uma aluna em casa com apoio dos seus familiares. Segundo a mesma, o trabalho representa uma Macieira. O trabalho de ilustração da fauna foi realizado por uma aluna na sala de aula durante as aulas de CD. A maior parte do […]
[ ver o trabalho ]
A raposa e o cardo da Arrábida
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do clube de costura do EBI da Quinta do Conde participam no concurso “Criar com estilo – “Espécies Nativas em Tecido”, com os alunos do 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, orientados pela professora Ana Janela, docente de Português e dinamizadora do clube de Costura. Os alunos em Ciências […]
[ ver o trabalho ]
A raposa e os amores-perfeitos
Alguns alunos de sétimo ano abraçaram o projeto de transformar sobras de tecido em representações da fauna e flora existente na Serra da Arrábida. Pesquisaram e abraçaram o seu animal ou planta favorita. Assim, surgiram trabalhos mais ou menos acabados, algumas fotografias, mas acima de tudo muita vontade de aproveitar o desperdício que, figurativamente, ganhou vida. […]
[ ver o trabalho ]