Escola Básica e Secundária IBN Mucana (Cascais)
Escalão: 2º Escalão
Espécies nativas
Idade:
12 a 16 anos
Flora:
Fauna:
Memória Descritiva:
Este trabalho foi realizado por um grupo de 8 alunos dos 12 aos 16 anos de idade, que frequentam a Unidade Especializada e as respetivas turmas, da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana. São portadores de patologias várias e estão matriculados em turmas desde o 5º ano ao 9º ano. É, portanto, um grupo muito heterogéneo e por isso muito rico.
Lançado o desafio pela coordenadora do projeto Eco Escolas, juntamente com o grupo de alunos começámos a pesquisar que árvore iríamos abraçar e que animal iríamos adotar.
Gostámos do medronheiro porque tem bolinhas alaranjadas muito giras e decidimos que a técnica a utilizar seria a tecelagem. Os alunos conhecem esta técnica, através de vários trabalhos já executados no tear, e é uma boa forma de todos poderem participar. Cada um faz um bocadinho.
O tear foi, como sempre, construído com paus que vamos buscar a ramos de árvores que são cortados durante a poda. Para a teia reutilizámos fios de croché e para a trama tiras de algodão cortadas em t’shirts velhas e trapilho.
Bem, o trabalho foi progredindo e devido à experiência dos executantes, foi-se desviando da ideia inicial, pois cada um dava o seu cunho pessoal. Chegados ao fim, descobrimos que a nossa árvore tinha uma copa bicuda, cónica, em vez de arredondada. Achámos que ficou bonita e que uns frutos vermelhos ficavam mesmo bem.
Deixamos à imaginação de cada um a identificação da espécie da nossa árvore.
A segunda parte do desafio, levou-nos a escolher uma raposa, que depois de pesquisarmos, imprimimos, recortámos, pintámos o molde e utilizámos a técnica de decalque sobre tecido.
O tecido veio de uma fábrica onde se fazem sofás. Ofereceram-nos uns bonitos retalhos, com os quais fazemos vários trabalhos.
Para a nossa raposa escolhemos este, esverdeado e fofo. Queremos que se sinta confortável no seu habitat.
Isn’t she lovely?
P’la equipa da Unidade Especializada
A professora
Isabel Correia
Fotografias: