Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)
Escalão: 2º Escalão
A raposa e o cardo da Arrábida
Idade:
12 e 14 anos
Flora:
Fauna:
Memória Descritiva:
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do clube de costura do EBI da Quinta do Conde participam no concurso “Criar com estilo – “Espécies Nativas em Tecido”, com os alunos do 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, orientados pela professora Ana Janela, docente de Português e dinamizadora do clube de Costura.
Os alunos em Ciências Naturais trabalharam os Ecossistemas da região com destaque para a sua biodiversidade. Optando por trabalhar espécies da Serra da Arrábida, devido à sua proximidade e aos trabalhos que têm vindo a desenvolver na escola.
O Eco-Escolas lançou ao clube, o desafio para a reutilização de tecidos, os alunos abraçaram o projeto, e usando conhecimentos prévios, decidiram representar uma raposa e um cardo. A raposa, geralmente caracterizada pela astúcia e a esperteza nas fábulas, é muito querida pelos alunos, a nossa raposa foi inspirada na personagem do clássico “O principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, representando a virtude e o amor. Os alunos representam a flora, através do cardo - Eryngium maritimum, que consideram de grande beleza, espalhando a sua cor vibrante pela serra.
Ao iniciar o trabalho, foram selecionados retalhos diversos que o clube de costura preservou numa caixa de bolachas, sobras de outros trabalhos realizados, foram ainda recolhidos com a ajuda dos Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais vários tecidos (pedaços de t-shirt, blusas, resto de lençol e outros mais ) assim como restos de novelos de lãs e linhas.
O tecido de fundo foi recordado num tamanho correspondente a A3, a partir da parte de trás dos sacos em que as editoras colocam o manual para apreciação. Os alunos recortaram, coseram e bordaram o tecido de forma a dar vida e cor aos trabalhos.
Os painéis vão ser oferecidos à equipa do Eco escolas e afixados para que estes possam sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do ambiente. Destacamos que os alunos forma sensibilizados para o facto de outras disciplinas e projetos poderem trabalhar em articulação com o Eco escolas e promoverem valores que respeitam os espaços, assim como a flora e a fauna locais.
Fotografias: