Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Escalão: 2º Escalão

Encantos de Alvaiázere

Idade:

13-15

Flora:

Fauna:

Memória Descritiva:

Os alunos do 9º C, aderiram ao repto do Diretor de turma e inscreveram-se no concurso “Criar com estilo. Alguns gostam muito de trabalhos manuais e os pais mais uma vez abraçaram o projeto com os seus filhos. Assim a partir de abril, realizaram-se várias atividades: 1 – Observação de seres vivos existente no concelho (espécies nativas) 2 – Levantamento da fauna e flora, com registo fotográfico; 3 – Pais e filhos decidiram qual o tema seu trabalho. 4 – Recolha de tecidos em fim de vida nos baús e roupeiros. 5 – Elaboração de trabalhos e envio das fotografias do processo de execução ao Diretor de Turma. 6 – Entrega dos trabalhos na Escola para fotografar na Biblioteca – foto de conjunto e de pormenor. 7 – Seleção na turma dos trabalhos para concurso: melro(fauna) e da oliveira(flora) Descrição a execução dos trabalhos seleccionados um a um: Melro e melra Mãe e filho pesquisaram na internet para fazer o molde em cartão. Com uma tesoura recortaram o tecido, obtendo o melro e a melra. A base resultou da colagem de um pano todo azul numa cartolina. No ninho feito com palha colada com cola quente foram colocados ovos reais de codorniz . Posto isto, fizeram o céu com algodão e o sol com tecido, também colados com cola quente. As 3 montanhas foram desenhadas num tecido verde escuro com uma caneta de gel branco e recortadas. Por fim, procedeu-se à sua colagem no pano azul. Oliveira Em relação à base foi um pedação de cartão revestido com tecido de cor azul. Posto isto, para representar a árvore típica da região selecionou-se um ramo de oliveira sobre o qual se colocaram as azeitonas feitas com tecido recortado. Posto isto, recortaram-se pedaços irregulares de tecido que secolaram uns sobre os outros. Nas colagens usou-se sempre cola quente, exceto nas azeitionas que fiu cola UHU. Por fim recortaram-se pedaços de tecido branco com os quais se formaram as nuvens.

Fotografias: