Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)
Escalão: 2º Escalão
Encantos de Alvaiázere
Idade:
13-15
Flora:
Fauna:
Memória Descritiva:
Os alunos do 9º C, aderiram ao repto do Diretor de turma e inscreveram-se no concurso “Criar com estilo. Alguns gostam muito de trabalhos manuais e os pais mais uma vez abraçaram o projeto com os seus filhos. Assim a partir de abril, realizaram-se várias atividades:
1 – Observação de seres vivos existente no concelho (espécies nativas)
2 – Levantamento da fauna e flora, com registo fotográfico;
3 – Pais e filhos decidiram qual o tema seu trabalho.
4 – Recolha de tecidos em fim de vida nos baús e roupeiros.
5 – Elaboração de trabalhos e envio das fotografias do processo de execução ao Diretor de Turma.
6 – Entrega dos trabalhos na Escola para fotografar na Biblioteca – foto de conjunto e de pormenor.
7 – Seleção na turma dos trabalhos para concurso: melro(fauna) e da oliveira(flora)
Descrição a execução dos trabalhos seleccionados um a um:
Melro e melra
Mãe e filho pesquisaram na internet para fazer o molde em cartão. Com uma tesoura recortaram o tecido, obtendo o melro e a melra. A base resultou da colagem de um pano todo azul numa cartolina. No ninho feito com palha colada com cola quente foram colocados ovos reais de codorniz . Posto isto, fizeram o céu com algodão e o sol com tecido, também colados com cola quente.
As 3 montanhas foram desenhadas num tecido verde escuro com uma caneta de gel branco e recortadas. Por fim, procedeu-se à sua colagem no pano azul.
Oliveira
Em relação à base foi um pedação de cartão revestido com tecido de cor azul. Posto isto, para representar a árvore típica da região selecionou-se um ramo de oliveira sobre o qual se colocaram as azeitonas feitas com tecido recortado. Posto isto, recortaram-se pedaços irregulares de tecido que secolaram uns sobre os outros. Nas colagens usou-se sempre cola quente, exceto nas azeitionas que fiu cola UHU.
Por fim recortaram-se pedaços de tecido branco com os quais se formaram as nuvens.
Fotografias: