Escola EBI Gualdim Pais (Pombal)

Escalão: 2º Escalão

A oliveira da nossa escola e o guarda rio do açude

Idade:

12, 14 e 15 anos

Flora:

Fauna:

Memória Descritiva:

Este projeto foi desenvolvido em contexto de Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) com alunos que beneficiam de Adaptações Curriculares Significativas. Decorreu durante o segundo e terceiro períodos e teve a intervenção direta de alunos do 2.º e 3.ºciclo, com o apoio da professora Anabela Santos. O projeto foi divulgado pela professora Cláudia Alves (coordenadora da Eco Escolas) à professora Anabela Santos e esta apresentou-o aos alunos. alunos. Estes puderam observar algumas das espécies, fizeram o levantamento e selecionaram aquelas que queriam abordar no trabalho (Animal/Ave: Guarda-rios; Planta: Oliveira). Numa fase seguinte, procedeu-se ao estudo das formas envolventes, cores e texturas, realizaram-se desenhos representativos dos mesmos e selecionaram-se os materiais a utilizar (papel para moldes, tecidos em fim de uso, agulhas, tesoura, linhas e cola). A partir daqui, foram e exemplificados os procedimentos aos alunos e preparam-se os suportes A3 em tecido e, a partir dos moldes, começou a preparar-se a composição das formas através da reutilização de tecidos usados ou em fim de uso. Cada aluno interveio no recorte, colagem e constituição da forma representativa da espécie. A professora Anabela foi monitorizando e apoiando as tarefas dos alunos, sempre que houve de necessidade no manuseamento dos materiais e instrumentos de trabalho, sobretudo pelos alunos que integram o espetro do autismo. Foram recolhidos registos fotográficos do trabalho ao longo da realização do projeto e auscultaram-se as opiniões dos alunos no âmbito das aprendizagens realizadas. Estes puderam reforçar técnicas ao nível do manuseamento de materiais (pelo recorte em tecido e aplicação de pontos cosidos com agulha), promovendo, assim, a destreza manual e motricidade fina. A textura das superfícies e os contrates cromáticos foram também conteúdos abordados no trabalho. Os alunos revelaram-se recetivos e muito empenhados aquando das diferentes tarefas. Todas as fases do trabalho realizado pelos alunos foram orientadas e monitorizadas, em tempo real, pela professora dinamizadora do projeto. Concluiu-se que o projeto desenvolvido teve um impacto positivo na educação consciente e cívica da/dos aluna/alunos, uma vez promoveu a consciencialização para questões ambientais, pela reutilização de materiais/ tecidos e conhecimento das espécies nativas da região. Este projeto promoveu, ainda, o espírito colaborativo e sentido de responsabilidade, de autonomia, criativo e o sentido estético.

Fotografias: