Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)
Escalão: 1º Escalão
Da Serra ao Mar
Idade:
6-10 anos
Flora:
Fauna:
Memória Descritiva:
FLORA:
A Escola Básica e Jardim de Infância da Correeira fica localizada na cidade de Albufeira, na região do Algarve. Os intervenientes neste projeto foram 20 alunos do 1º ano de escolaridade da turma A, com idades entre os 6 e os 8 anos de idade. Desde o início, os alunos estiveram muito motivados e expectantes na realização deste projeto, havendo um envolvimento e cooperação muito coeso.
Perante a fauna existente na região algarvia, os alunos escolheram representar um cavalo marinho, uma vez que é um animal que está em vias de extinção no Algarve, merecendo a intervenção de várias instituições da região, para minimizar o impacto ambiental, na vida deste animal.
Os alunos recolheram tecidos em fim de vida e usados em casa e lojas. Após a recolha, o trabalho foi organizado por grupos: dois grupos cortaram os tecidos (com recurso a tesoura) em diferentes formas geométricas, houve um aluno que desenhou o cavalo marinho, numa folha A3, passando-o posteriormente para o tecido; outro grupo de alunos fez a separação dos tecidos recortados, por cores e texturas e o outro grupo colocou os tecidos no cavalo marinho, organizados por cores. A colagem do tecido inicial, para ser o fundo do mar, foi colado ao cartão de um bloco de folhas A3 (que tinha terminado) e aproveitado do tecido de uma cortina. Os tecidos usados foram algodão (restos de cortinas e almofadas), cetim de várias cores (restos de uma blusa e calção), serapilheira laranja (restos de cortinas), tecido verde acetinado de uma gravata rasgada e tecido cornucópias (restos de um vestido). Nenhum dos tecidos reunia condições de utilização. Alguns alunos optaram por usar lápis para fazer as marcações no tecido dos círculos recorrendo às tampas dos iogurtes que bebem diariamente e que guardamos para trabalhos e para campanhas, tendo sido também usada cola quente. Após todos os elementos estarem reunidos procedeu-se à colagem dos tecidos.
FAUNA:
Os alunos, que desenvolveram este projeto, pertencem ao 3º ano de escolaridade da turma A, constituída por 24 alunos entre os 8 e os 10 anos de idade.
Os alunos, perante a flora existente na região algarvia, escolheram representar uma laranjeira, por gostarem muito de laranja e ser uma árvore que representa o Algarve. Os alunos recolheram tecidos em fim de vida e usados em casa, e cortaram-nos (com recurso a tesoura) com diferentes formas (folha, círculo, quadrado), divididos em grupos por cores e diferentes texturas de tecidos. Outro grupo de alunos fez o corte do tecido inicial, para ser colado ao cartão de transporte de pacotes de leite daquele dia. Os tecidos usados foram algodão azul de um lençol rasgado, cetim de várias cores (restos de um fato de carnaval), serapilheira castanha, laranja e verde (restos de cortinados), tecido verde acetinado de uma gravata rasgada. Nenhum dos tecidos reunia condições de utilização. Alguns alunos optaram por usar lápis para fazer as marcações no tecido, tendo sido também usada cola líquida.
Após todos os elementos estarem cortados, procedeu-se à sua composição em cima do tecido azul (representação do céu) e posterior colagem. Os ramos nus da laranjeira foram rapidamente “vestidos” pelas folhas, que os alunos iam colando. Alternaram entre os diferentes tipos de tecido, fazendo uma variação de cores bastante aproximada do real. As laranjas foram coladas posteriormente, alterando também entre as várias texturas, cetim e serapilheira, imitando a cor das laranjas mais maduras e das mais “verdes”. Por fim, os alunos acharam que o fundo ficaria muito “pobre” e sugeriram fazer o chão, imitando as ervas, reaproveitando os pedaços de tecido que sobraram. O sol foi realizado com a colagem de vários bocadinhos de tecido amarelo, sobrepostos de forma irregular, de forma a que sobressaísse e imitasse os raios solar
Fotografias: