Escola EB 2,3 Professor Mendes Ferrão (Arganil)
Escalão: 2º Escalão
Espécies Nativas em Tecido - Carvalho-alvarinho - Açor
Idade:
11
Flora:
Fauna:
Memória Descritiva:
Pertencendo a nossa escola a um agrupamento 100% Eco Escolas foi com grande emoção que participamos no desafio Criar com estilo - desafio criativo: “Espécies Nativas em Tecido”.
A construção de dois pedaços de tecido, um sobre a Flora e outro sobre a Fauna, inspirados nas espécies nativas de Portugal, com sobrantes de tecidos e roupas em fim de vida, consolidou todo o trabalho de sensibilização para o aproveitamento e reutilização de diversos materiais, continuando a reforçar a sensibilização dos nossos alunos para os aspetos ambientais.
Selecionaram-se restos de tecido e/ou roupas em fim de vida, que poderiam ser utilizados para a concretização deste desafio, quer pelas cores, quer pelas texturas.
No processo de realização e construção estiveram envolvidos diversos alunos do segundo ciclo, que frequentam o clube de Artes e Ideias, procedendo à escolha dos materiais e técnicas (corte, recorte, colagem, costura e pintura), que com toda a sua criatividade montaram os painéis, sobre a fauna e flora da região da Serra do Açor. Os trabalhos foram concretizados com sobrantes de tecidos, utilizando-se apenas cola branca, materiais da natureza, linha e tinta para tecido, estando sempre presente a importância da gestão dos recursos naturais e os passiveis de serem reutilizados.
O painel alusivo à flora representa a imponência de um carvalho pela sua extensa longevidade e grande resistência, árvore de diversas características, abundante na região.
O painel alusivo à fauna representa um açor, ave de rapina, com hábitos diurnos e que voa rapidamente, que dá nome à Serra onde se localiza a escola.
Os alunos foram trabalhadores, empenhados e persistentes, consideraram que o trabalho efetuado foi profícuo e que o produto final atingiu os objetivos inicialmente delineados.
Este trabalho foi divulgado à comunidade educativa na página do agrupamento e enriqueceu a decoração do espaço escolar.
Fotografias: