Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
Escalão: 2º Escalão
Os animais e as plantas da mata da Machada
Idade:
11 e 12 anos
Flora:
Fauna:
Memória Descritiva:
1ª Fase
Nesta fase foi feita a apresentação do projeto “Criar com estilo” a todas as turmas do 6º ano, com a finalidade de dar a conhecer o projeto e por sua vez a temática da reutilização/reciclagem têxtil, formando as crianças para uma maior responsabilidade e sustentabilidade e assim, através deles, chegarmos aos pais. Aos alunos foi incutido à importância do adequado encaminhamento de roupas, a preocupação crescente e conjunta em fazer face aos problemas que afligem a sociedade no seu todo, nomeadamente no que diz respeito ao ambiente, à sustentabilidade do planeta e à justiça entre gerações.
Foram focados e debatidos no espaço turma os objetivos do projeto:
- Contribuir para a consciencialização da comunidade acerca do encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos que possuam em excesso ou se encontrem em fim de vida;
- (In)formar acerca das soluções para o correto encaminhamento destes materiais, abordando os têxteis como uma fileira de resíduos;
- Proporcionar à comunidade, através da Eco-Escola, um serviço eficaz de recolha de roupas, calçado e brinquedos;
- Evitar a acumulação de excedentes de roupas, calçado e brinquedos, disponibilizando um encaminhamento consciente e responsável, segundo a hierarquia dos resíduos;
- Promover a reutilização de objetos fora de uso e a interação entre a escola, a comunidade e as instituições de solidariedade social locais.
2º Fase
Demos início ao projeto de cada turma de forma a dar resposta às normas do concurso e de certa forma fazer um trabalho e uma reflexão construtiva e construtivista sobre as soluções a adotar, uma vez que temos de ter consciência que o que pensamos e a nossa conduta não podem andar separados e para que, quando tomarem decisões as tomem de forma certa e informada.
Os debates turma incidiram sobre o seguinte:
O vestuário, o calçado e os têxteis para uso doméstico contribuem para a poluição da água, as emissões de gases com efeito de estufa e os aterros. Para isso analisámos a constituição dos tecidos (Fibras têxteis) e ao fazê-lo verificamos que existem as fibras naturais, artificiais e sintéticas.
A moda efémera - a constante disponibilização de novos estilos a preços muito baixos, levou a um grande aumento da quantidade de vestuário fabricado e deitado fora.
Redução e o Consumidor consciente, a reutilização, as novas fases da roupa e a doação, a reciclagem como e onde colocar para melhor gestão de resíduos.
De uma forma geral foi retratada a economia circular, modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais têxteis e desta forma, o ciclo de vida dos produtos ser alargado.
3º Fase
Nesta fase fomos fazer uma pesquisa dos temas a tratar e assim realizar a personalização de dois pedaços de tecido, um sobre a Flora e outro sobre a Fauna, inspirados nas espécies Nativas da nossa Região. A ideia foi ver representado, uma espécie animal e uma espécie vegetal por turma.
Início dos trabalhos criativos, um relativo à Fauna e o outro relativo à Flora.
As espécies desenvolvidas foram na flora: acácias, medronheiros, pinheiro -bravo e manso, sobreiros e eucaliptos. As formações de acácias (plantas invasoras) apresentam grande relevância na Mata da Machada (reserva natural local), sendo mesmo dominantes em alguns locais.
Na Fauna foram: as espécies da mata da machada - Gineta, coelho bravo e esquilo vermelho.
Os tecidos foram tingidos com produtos naturais (eco-print) como algas, curcuma e pimentão.
Foi fotografado todo o processo desde a conceção à realização.
O trabalho realizado por todas as turmas foi exposto na escola e no exterior (junto à horta).
Fotografias: