Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)
Escalão: 1º Escalão
À descoberta da nossa biodiversidade insular!
Idade:
6 - 8 anos
Flora:
Fauna:
Memória Descritiva:
Este trabalho resultou de uma atividade desenvolvida pelos alunos do 1º e 2º anos, da EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula, no Clube do Ambiente, a fim de participarem no desafio nacional “Criar com Estilo - Espécies Nativas em Tecido” promovido pelo Programa Nacional Eco-Escolas.
No âmbito do desenvolvimento deste trabalho, os alunos do 1º e 2º anos da EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula pesquisaram algumas informações sobre algumas espécies da fauna e flora da nossa região e visualizaram o painel da biodiversidade da nossa terra, exposto na escola.
O trabalho foi realizado em suporte A3, tecido base, orientação vertical, sobre o qual foi representado um massaroco e um pombo trocaz. A escolha destas duas espécies, da nossa fauna e flora, resultou de um inquérito realizado aos alunos com vista à seleção de duas espécies sobre as quais incidiria o nosso trabalho. O melro preto (Turdus merula) e o massaroco (Echium candicans) são espécies endémicas, da nossa região, que vivem na Floresta Laurissilva considerada pela UNESCO como Património Natural da Humanidade.
Pela beleza, singularidade e especificidades destas duas espécies decidimos representá-las no nosso trabalho.
Fotografias: