Escola Básica Dr Francisco Sanches (Braga)
Escalão: 2º Escalão
Corço do Parque Nacional Peneda- Gerês e Lírio-do-Gerês
Idade:
Os alunos têm entre 11 e 16 anos.
Flora:
Fauna:
Memória Descritiva:
O desafio foi apresentado a todos os docentes e aos alunos pela Coordenadora Eco-Escolas, tendo os docentes de Educação Especial apresentado o projeto aos catorze alunos cujo Programa
Educativo Individual prevê o desenvolvimento da autonomia pessoal e social nos vários contextos
escolares e extra-escolares.
Desde sempre que a reciclagem e reutilização de objetos e materiais têm sido os princípios adotados na elaboração dos trabalhos, com o objetivo de contribuir para a proteção do meio ambiente, dando uma nova vida a coisas em desuso, minimizando os custos despendidos pela escola e em casa e estimulando a criatividade dos alunos.
No desafio Criar com Estilo | Espécies Nativas em Tecido de Portugal, procurámos de uma forma
atrativa e divertida aproveitar restos de tecido de roupas velhas.
A ideia do Corço e do Lírio-do-Gerês surgiu aquando da preparação da visita de estudo destes
alunos ao Gerês ocorrida a 21 e 22 de abril de 2022.
O processo criativo foi acompanhado de registos fotográficos.
Fases do projeto:
1.ª Apresentação do projeto e escolha do tema da atividade
Desafio: Criar com Estilo | Espécies Nativas em Tecido
Fauna: Corço - símbolo do Parque Nacional Peneda-Gerês
Flora: Lírio-do-Gerês, espécie protegida
2.ª Origem dos materiais a utilizar
Materiais reciclados e reutilizados: cartão reciclado e reutilizado, restos de tecido, linha de costura e fita de seda, restos de arame.
Outros materiais: cola, pionés, papel e arame.
3.ª Elaboração dos dois trabalhos:
- Pesquisa de imagens na Internet;
- Seleção dos modelos a reproduzir;
- Traçado e recorte de dois retângulos de cartão reciclado em tamanho A3;
- Revestimento dos mesmos para servir de base;
- Lírio: Dobragem de arame na forma de cada uma das pétalas (grandes e pequenas);
Revestimento das pétalas com restos de meia-calça de licra lilás;
Aplicação de pedaços de tecido acetinado de cor amarela sobre as pétalas maiores;
Revestimento do arame para o caule com fita de tecido;
Montagem e colagem das pétalas, do caule e das folhas sobre a base.
- Corço: Recorte da imagem em elementos mais pequenos;
Revestimento de cada elemento com tecidos diferentes: cor e textura;
Colagem com recurso a cola térmica;
Montagem e colagem das peças sobre a base;
Aplicação de cola quente para formar a íris e pionés no nariz.
Todos os alunos tiveram oportunidades para participar na elaboração do corço e do lírio.
Duração da atividade: 2 a 30 de maio de 2022
Fotografias: