Trabalhos 2024

Criar com estilo | Desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido”

Ponte da Vida no Ribatejo
Num primeiro momento, as utentes da Sala Têxteis reuniram-se para ouvir os procedimentos do trabalho e para em conjunto pesquisarem uma imagem que todas gostem e que represente o nosso Concelho. Posteriormente e com a ajuda da monitora procuraram possíveis materiais, restos de tecidos, lã, trapilho entre outros para começarem a cortar e a elaborar a paisagem. Os materiais usados […]

ver o trabalho ]


Jardim de infancia amigo do ambiente.
o trabalho iniciou com dialogo sobre o objetivo do trabalho, as suas regras. De seguida escolheu-se o local do JI a fotografar como referência e depois com novos diálogos sobre como fazer o trabalho, abordaram-se os temas que se vão trabalhando no Jardim, após os diálogos as crianças foram desenhar e dos desenhos elaborados escolheu-se elementos de cada um e […]

ver o trabalho ]


Sacas para as castanhas e afins
Este projeto consistiu na criação de uma saca sustentável utilizando tecidos sobrantes de calças, promovendo a reutilização de materiais e a redução do lixo têxtil. Materiais Utilizados: Tecidos sobrantes de calças em diferentes cores e texturas. Tesoura Linha e agulha ou máquina de costura Botões ou outros adornos indiretamente Passo a Passo: Em primeiro selecionamos os tecidos, sobrantes de calças. […]

ver o trabalho ]


A fachada da nossa escola
Descrição Geral: O projeto foi desenvolvido como parte do passatempo do programa Eco Escolas, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a criatividade entre os alunos. Utilizamos tecidos usados, recolhidos pela comunidade escolar, para criar uma colagem. Objetivos do Projeto: Promover a conscientização sobre a importância da reutilização de materiais. Envolver a comunidade escolar em atividades práticas de sustentabilidade. […]

ver o trabalho ]


Vamos vestir a paisagem local
Este trabalho surgiu de um projeto inicial realizado com ambas as turmas de 3º ano. Projeto esse que consistia em observar e desenhar uma paisagem da nossa escola. Ao longo desta primeira fase, os alunos, em pequenos grupos, observaram diversas paisagens na escola, devendo cada grupo escolher uma para desenhar e representar. Devido à interdisciplinaridade trabalhada, sempre possível, com os […]

ver o trabalho ]


O charco da nossa escola
Título do projeto "Eco-Escolas em tecido – o charco da nossa escola” Objetivo Desenvolver nos alunos hábitos de reaproveitamento de materiais, nomeadamente de roupas usadas quer na produção de trabalhos quer na sua reciclagem. Promover a conscientização sobre a preservação da biodiversidade e Geodiversidade do meio local, nomeadamente da escola. Promover hábitos sustentáveis de consumo, reaproveitando e reutilizando roupas já […]

ver o trabalho ]


A Horta da Mafaldinha
Decidimos optar por representar em tecido a nossa horta biológica, denominada "A Horta da Mafaldinha", assim, chamada, visto ser a mascote da nossa Instituição. Neste trabalho, utilizamos tecidos em fim de vida, dando largas à criatividade e imaginação das crianças, onde são representados os produtos biológicos plantados/semeados na nossa horta. Estes produtos todos os anos são utilizados na nossa cozinha. […]

ver o trabalho ]


Recreio com estilo
O trabalho teve como inspiração uma foto do recreio da escola. Objetivo - Desenvolver nos alunos hábitos de reaproveitamento de materiais, nomeadamente de roupas usadas quer na produção de trabalhos quer na sua reciclagem. Promover a consciencialização sobre a importância da reciclagem de tecidos por meio da criação de uma representação artística. O espaço envolvente é um recurso e uma […]

ver o trabalho ]


A grande árvore
O desafio criativo “Criar com estilo”, foi lançado ao grupo após um momento de história com o livro “Uma noiva bela, belíssima” de Beatrice Masini e Anna Laura Cantone. Este livro aborda o tema da costura de uma forma criativa e utiliza restos de tecidos na ilustração. No final da história, três crianças do grupo disseram que as avós eram […]

ver o trabalho ]


Nossa Escola em Tecido
Este projeto foi desenvolvido pela Sala Especializada, contando com a participação de dois alunos com Perturbação do Espetro do Autismo. Esses alunos, com idades entre oito e dez anos, estão inseridos nas turmas do 3º ano, em parceria com outros dois colegas da mesma turma. A Sala Especializada tem como objetivo promover a inclusão e oferecer uma resposta educativa de […]

ver o trabalho ]


O anfiteatro e a oliveira, local de brincadeira!
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a indústria têxtil é responsável por 8% dos gases do efeito estufa e por 20% do desperdício de água no mundo. Com o passar do tempo, as roupas desgastam-se e libertam micro plásticos que acabam na atmosfera, afetando fortemente a fauna marítima ou terrestre. Este projeto foi desenvolvido pelos alunos das 3 salas […]

ver o trabalho ]


Espantalho para Horta
Na nossa escola temos uma horta biológica, na qual decidimos colocar um espantalho realizado pelas nossas crianças, reutilizamos tecidos que tínhamos na nossa escola, e colocámos mãos à obra. Como ainda se falava do Covid 19 os meninos acharam engraçado, colocar uma máscara no nosso espantalho. […]

ver o trabalho ]


Patos Felizes
O trabalho intitulado “Patos Felizes”, com o qual o Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal se propõe concorrer ao desafio Eco-Escolas “Criar com estilo”, foi elaborado por um grupo de sete alunos desta escola de Educação Especial, com idades compreendidas entre doze e dezassete anos, portadores de Trissomia 21, Paralisia Cerebral e Perturbações do Espectro do Autismo. Este trabalho teve […]

ver o trabalho ]


A nossa escola
Foi proposta esta atividade ao grupo e colocado o desafio da escolha de que área da escola gostariam de representar. Após o consenso foi tirada a fotografia. Decidimos acrescentar as cabrinhas ao trabalho, visto serem uma parte importante da nossa escola. As crianças trouxeram alguns tecidos de roupas que já não estavam em condições de ser usadas, de diferentes qualidades […]

ver o trabalho ]


Campo de futebol
Este projeto foi desenvolvido com alunos do Pré-escolar, com idades entre os 3 e 4 anos. Foi selecionada uma imagem do campo de futebol para ser recriada em tecido, uma vez que é um espaço muito apreciado pelas crianças na realização de várias atividades de expressão motora. Para dar início ao projeto, foi impressa a imagem em tamanho A3, de […]

ver o trabalho ]


Uma escola, um jardim encantado
A atividade iniciou-se com as crianças a explorarem os diferentes espaços exteriores da escola. Após isso, em grande grupo, ouviram-se as diferentes opiniões e concluiu-se que a parte que melhor caracteriza a nossa escola é a porta de entrada, pois é a porta principal para que aprendizagem aconteça. Para elaborar este trabalho, sugeriu-se que as crianças trouxessem, de casa, restos […]

ver o trabalho ]


Paisagem da nossa escola
Inicialmente solicitou-se aos alunos a recolha de roupas velhas ou fora de uso. Foram tiradas várias fotografias da fachada da nossa escola, incidindo nos pontos mais representativos. As fotografias foram apresentadas às turmas, tendo sido selecionada a preferida pelo maior número de alunos. Após a seleção da fotografia foram escolhidos os tecidos que melhor se identificavam com a imagem. A […]

ver o trabalho ]


Moinho dos Caixeiros, Torres Vedras
Após votação das turmas, foi eleito o moinho dos Caixeiros, em Torres Vedras. Procurámos vários tecidos que pudéssemos utilizar na elaboração do trabalho, como feltro, tecidos de cortinados, t-shirts, vestido, dracalon. Utilizámos tecidos de vestido verde para a relva, tecido de outro vestido azul para o céu. Dracalon amarelo para o sol. T-shirt branca para o moinho, cortinado para as […]

ver o trabalho ]


O charco da horta das estrelinhas felizes
Depois de visitarmos a nossa horta, como é habitual e nela realizarmos atividades, verificámos que o charco precisava de manutenção. As crianças desenharam o que observaram e conversámos sobre o que era necessário fazer para que pudesse haver vida nele. Pedimos a colaboração do CERVAS, limpámos o charco, reestruturámo-lo e colocámos alguma água necessária. Resolvemos então que seria a motivação […]

ver o trabalho ]


O nosso Parque Infantil
O desafio criativo “Eco Escolas em tecido” foi proposto aos alunos de segundo ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. Estiveram envolvidos 37 alunos, professores e auxiliares. As técnicas usadas, e tendo em conta a faixa etária, foram o recorte e a colagem. Os materiais utilizados foram tecidos provenientes de roupas usadas, cordões de […]

ver o trabalho ]


A Serra do Açor
A imagem na parede representa a Serra do Açor com a sua biodiversidade. Nesta imagem temos em destaque o Rio Alva, ainda com as suas águas cristalinas e despoluídas. No seu leito e nas suas margens podemos observar algumas espécies da fauna e da flora em perfeita harmonia. Este trabalho serve para chamar a atenção a toda a comunidade escolar […]

ver o trabalho ]


A Casinha
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 2ºA da Escola Básica do Rossio, localizada em Évora. A turma é contituida por 22 alunos, onze rapazes e onze raparigas com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. Orientaram o trabalho, a docente titular de turma e a docente de Artes Visuais. A proposta Criar com Estilo - “Eco-Escolas […]

ver o trabalho ]


O Recreio Santiago
Depois de uma conversa em grande grupo acerca dos espaços do nosso colégio, chegámos à conclusão que o nosso espaço preferido é o recreio. Assim sendo, fomos até ao recreio e observámos muito bem e tirámos diversas fotografias com diferentes perspectivas, depois selecionámos a que mais gostámos. Elaborámos o painel do recreio com a colagem de pequenos pedaços de tecidos […]

ver o trabalho ]


Recreio
Começámos por votar no grupo o sitio preferido para as brincadeiras. A maioria escolheu o exterior com os baloiços, caixas de areia, canteiro dos morangos, cozinha de terra e a sombra da copas das árvores. Destes espaços escolhemos o mais fácil de representar. De seguida selecionamos, na caixa dos tecidos ( batas usadas, restos de cortinados, camisas velhas etc.) os […]

ver o trabalho ]


Campo verde, um lugar para saltar à corda e brincar
O desafio foi apresentado aos alunos do 3º ano. As turmas organizaram-se em grupos de interesse de acordo com o lugar de preferência onde gostam de brincar. No lugar pretendido colocaram-se em contexto de brincadeira e foi feito o registo fotográfico. As várias fotografias foram apresentadas às turmas e de forma democrática e em voto secreto elegeu-se a imagem vencedora. […]

ver o trabalho ]


A minha escola
Este trabalho foi feito pelas duas turmas do 4.º ano - cerca de 40 alunos- com 9 e 10 anos de idade. Foram usados tecidos e lã em fim de vida, já que a nossa escola tem sala de costura e já ateliers de lavores. A foto de inspiração foi tirada do site da escola. Foi desenhado a lápis de […]

ver o trabalho ]


A bio na parede da nossa escola
A escolha do tema para este desafio foi a parede frontal do edifício da escola que foi pintada no ano letivo anterior para o desafio do programa eco-escolas “Muros com vida” e que tanto envolveu a comunidade escolar nomeadamente, algumas das crianças que ainda permanecem no grupo 2 do pré-escolar da Eb. Sendim. O grupo é constituído por 24 crianças […]

ver o trabalho ]


Fachada centenária da Escola Fonte dos Escudeiros
O trabalho foi realizado pelos alunos, das duas turmas do 2º ano, com idades de 7 anos. Inicialmente foi escolhido o espaço da escola, a utilizar na imagem a reproduzir no trabalho. Os alunos mostraram interesse pela imagem que está na página da escola, onde é visivel a fachada do plano centenário e junto desta a parte nova requalificada, com […]

ver o trabalho ]


ECO TAPETE
Integrado no programa Eco-Escolas da ABAAE, o projeto “Roupas Usadas não Estão Acabadas!” foi lançado o desafio para a realização de um Eco Tapete. Ficou acordado entre as 4 salas do estabelecimento, trazer um retalho de tecido (20cm por 20cm) de algo que lhes trouxesse boas memórias. Cada criança em sala explicou o significado do seu retalho e colaborou no […]

ver o trabalho ]


Eco Tapete - Manta com Arte
MEMÓRIA DESCRITIVA – “ECO-TAPETE” – Manta com Arte Aceitando o desafio de participar no projeto “Roupas usada não estão acabadas”, o grupo de crianças e os adultos fizeram uma pesquisa sobre a tradição dos tapetes de flores. Descobrimos que os Tapetes de Flores são um acontecimento invulgar, fruto de um grande esforço da comunidade, que reforça a identidade de alguns […]

ver o trabalho ]


BRINC'ARTE com tecidos
Conscientes da relevância da sustentabilidade e das diversidades do planeta, surge o projeto EcoEscolas em Tecidos. Foi concretizado por crianças de 5/6anos, 5salas, total108. Numa primeira abordagem os DA deram a conhecer o projeto. Surgiram diferentes propostas para representar a maquete. Das ideias apresentadas uma foi votada entre todas as crianças – Representação do Recreio. A maquete foi elaborada pelos […]

ver o trabalho ]


A Árvore do nosso Recreio
dialogámos em grande grupo sobre o projeto e escolhemos o que fazer em tecido; - informámos as famílias sobre o projeto na reunião de pais e através de uma mensagem pela educabiz; Este trabalho foi elaborado pelas crianças de 3 anos da Sala 2 - vermelha do Pré- escolar da Casa Vera Cruz. Na nossa escola existe uma árvore centenária, […]

ver o trabalho ]


O nosso recreio
Em conversa de grupo, as crianças escolheram representar o espaço do recreio.Fizeram um esboço de projeto em desenho e foi escolhido o mais representativo. A educadora ajudou a fazer o desenho na folha A3. Escolhemos tecidos que estavam na sala, assim como outros materiais para pequenos pormenores: um botão e fio para o baloiço suspenso na árvore, paus de gelado […]

ver o trabalho ]


O nosso mar é mais azul
Numa primeira fase um grupo de alunos do 3º ano fez a recolha de materiais necessários para a elaboração do cartaz "Eco Escolas em tecido - O nosso mar é mais azul". O grupo decidiu dar o titulo ao cartaz "O nosso mar é mais azul", devido à proximidade que a escola tem com a localidade da Ericeira. Na fase […]

ver o trabalho ]


A nossa escola Verde
A participação neste projeto iniciou-se com a leitura de um texto com o título "A manta" de Isabel Minhós, que apresenta crianças que adoram deitar-se na cama da avó e cobrirem-se com uma manta "especial". É uma manta de retalhos em que cada tecido tem uma história. Com esta inspiração, transpusemos para a nossa Escola. Primeiro, recolhemos e acumulamos tecidos. […]

ver o trabalho ]


O nosso Desfile
Em assembleia de turma, e após terem desenhado a sua própria figura, em tamanho real, os alunos, resolveram reproduzir todos os elementos da turma Para isso desenharam a sua própria silhueta em papel de cenário depois recolheram, em casa peças de vestuário que já não usavam e vestiram os respetivos manequins. Também desenharam acessórios ou caraterísticas identificativas de cada um. […]

ver o trabalho ]


A Fachada da Nossa Escola
Os alunos do 4.º ano foram desafiados a recriar a fachada da nossa escola através da sobreposição de tecidos. Começaram por fazer um esboço com o lápis e, depois, preencheram, delicadamente, o espaço com tecidos de diferentes texturas, cores e transparências. […]

ver o trabalho ]


O nosso recreio
O trabalho realizou-se em duas fases: Numa primeira fase visitámos um ateliê de tecelagem, onde foi possível verificar uma forma diferente de reaproveitamento de roupas. Foi-lhes ainda dada a possibilidade de experimentar esta técnica. Numa segunda fase, foi tirada uma foto aos alunos no recreio e a partir dessa foto, foi feito um desenho, utilizando como tela um pedaço de […]

ver o trabalho ]


UM FUTURO EM CRESCIMENTO
ESTE TRABALHO SURGIU POR ACHARMOS NECESSARIO MOSTRAR A NOSSA COMUNIDADE, PAIS E FAMILIAS QUE O NOSSO COLEGIO TEM UM SLOGM UMA FRASE QUE NOS INSPIRA TODOS OS DIAS E QUE APENAS SE ENCONTRA ESCRITA EM PAPEL. COM AS RECOLHAS DAS ROUPAS EM FINAL DE VIDA QUE NOS FORNECERAM PENSAMOSEM CRIAR ESTA BANDEIRA PARA COLOCARMOS NO ETERIOR E Á ENTRADA DA […]

ver o trabalho ]


Fachda da nossa Escola
Definida a imagem que se pretendia recriar, foram solicitados aos pais dos nossos alunos, pequenos bocados de tecido de várias cores. foram selecionadas as cores mais próximas das imagens reais e foi pedido aos alunos que recortassem em bocados mais pequenos. Depois, com a orientação dos professores pedimos aos alunos que colassem esses pequenos bocados numa folha A3 de modo […]

ver o trabalho ]


A minha escola
O trabalho foi realizado pelas crianças das duas salas de jardim de infância. As crianças participaram ativamente trazendo roupas velhas e posteriormente selecionaram-nas de acordo com a foto "modelo". O trabalho foi feito todo com tecidos que foram recortados e colados de acordo com a foto "modelo". […]

ver o trabalho ]


A fachada da nossa escola em tecido
No âmbito do projeto “Roupas usadas não estão acabadas” foi decidido participar no desafio “Eco-Escolas em tecido”. A recolha das roupas e tecidos em fim de vida foi realizada por toda a escola para o desafio “Tapete de flores” e reaproveitado para este desafio. Após o projeto ter sido apresentado pela professora de inglês aos vinte alunos do 2.º ano […]

ver o trabalho ]


O muro mais giro da nossa escola
“Eco-Escolas em tecido” foi o tema do concurso para este ano. Aceitámos com entusiasmo o desafio e levámos os alunos das turmas do terceiro e quarto ano ao espaço exterior da escola para escolherem o elemento que consideravam que melhor representava a nossa escola. O espaço escolhido foi o mural lateral do edifício onde está o produto de um outro […]

ver o trabalho ]


A nossa Escola com flores
Em conversa em grande grupo observámos algumas peças de roupa usadas e rasgadas e falámos sobre a importância de reciclar e reaproveitar roupas velhas para outros usos: carteiras, panos, roupas bonecas, quadros e fazer trabalhos na sala. Foi proposto ao grupo fazer um quadro com o desenho do jardim de infância e com colagens de bocados dos tecidos velhos. As […]

ver o trabalho ]


Criar com estilo
O desafio criar com estilo “Eco-Escolas em Tecido” foi elaborado tendo como base um espaço criado por alunos e professores, logo à entrada da escola, que pretende ser acolhedor, e ao mesmo tempo revigorante, para quem espera pela saída dos seus educandos. Neste trabalho estiveram envolvidos vinte e cinco alunos do segundo ano de escolaridade que, juntamente com a sua […]

ver o trabalho ]


A nossa escola é também a nossa casa
Foram efetuados vários trabalhos pois a maioria das crianças quis participar no decorrer da atividade. Todos os trabalhos foram reaproveitados para decorar vários espaços da escola. Os tecidos reutilizados são restos de tecidos que pedimos numa loja de decoração da localidade onde a nossa escola está inserida. Os tecidos foram tingidos com tinta de guache através de embalagens em spray […]

ver o trabalho ]


"A minha escola em tecido" - EB de Abadias
O desafio Roupas Usadas - Eco-Escolas em Tecido, foi apresentado pela coordenadora do Programa aos alunos do 3º e 4º anos que se voluntariaram para o realizar. Foi tirada uma foto à entrada principal da escola para servir de inspiração, fez-se uma planificação do trabalho e selecionaram-se os materiais. No tecido de fundo de tamanho A3, os alunos envolvidos representaram […]

ver o trabalho ]


Parque infantil em tecido
Numa primeira fase foi apresentado/ explicado aos alunos do 4.º ano em que consistia o desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido” e o que teriam de elaborar, nomeadamente uma parte representativa da escola utilizando tecidos usados. Depois de explicado o regulamento aos alunos decidimos nos inspirar no parque infantil existente na escola, em virtude de ser um lugar aprazível e onde […]

ver o trabalho ]


Nossa horta em tecido
Foi apresentado aos alunos o desafio criativo, explicados os objetivos e a descrição da atividade. Foi dada a total liberdade aos alunos de escolherem a parte da escola que queriam representar e por unanimidade escolheram a horta da escola. Um local onde todos gostam de ir, plantam alfaces, couves, tomates, árvores de fruto, regam, tiram as ervas daninhas ,colhem e […]

ver o trabalho ]


Borboleta de trapos
Trabalho colaborativo com a participação das turmas do 1.º ciclo da EBI da Boa Água. Painel realizado com a colagem de pedaços de tecido tendo por base a obra "Borboleta" do artista plástico brasileiro Romero Britto. […]

ver o trabalho ]


O nosso recreio
Este trabalho foi elaborado pelo grupo da Sala dos Búzios do Externato Santa Joana. Esta sala tem 23 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. No ano anterior este grupo já tinha participado neste mesmo projeto e adoraram fazer uma imagem da nossa bonita vila em tecido. Este ano voltaram a escolher este projeto para participar. […]

ver o trabalho ]


O meu recreio
Quando falámos acerca deste trabalho as meninas que frequentam o CAF decidiram abraçar esta iniciativa com muito empenho. No total estiveram envolvidas 7 meninas entre os 7 e os 8 anos. Começámos por decidir qual a parte da escola que iriamos recriar em tecido e foi decidido que seria o canto mais especial e o mais usado pelos meninos da […]

ver o trabalho ]


“Vamos desfilar com estilo: eco-escola=eco-desfile!!”
“Vamos desfilar com estilo: eco-escola=eco-desfile!!” 1. Tema Este ano, escolhemos com tema de carnaval, a história da “Alice no país das Maravilhas” pois o nosso projeto educativo de escola tem por tema as historias. Já é por tradição elaborarmos os fatos na nossa instituição com a ajuda das funcionárias e das crianças. 2. Idade Estiverem envolvidos neste projeto, cerca de […]

ver o trabalho ]


Recreio com Estilo
Os alunos desenharam a parte da escola que mais gostam. Procedeu-se à votação do espaço a recriar. Foram recolhidos tecidos e outros materiais reutilizáveis e iniciou-se a construção do recreio. Inicialmente foram construídas as balizas, os cestos, as árvores, os toldos, a mesa e bancos de apoio, com os materiais recolhidos. No final construiu-se a base onde foram colocados os […]

ver o trabalho ]


A Minha Escola aos retalhos
A Turma do 4º AA no âmbito da Educação Ambiental interessou-se por participar no " Roupas usadas não são acabadas - desafio 2 - Criar com estilo, desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido“. Sensibilização: Começou por ser feita uma sensibilização para esta atividade, com a explicação dos vários objetivos deste projeto, nomeadamente a necessidade de altear os hábitos da utilização de […]

ver o trabalho ]


A fachada da nossa escola aos retalhos
A Turma do 3º AA no âmbito da Educação Ambiental interessou-se por participar no " Roupas usadas não são acabadas - desafio 2 - Criar com estilo, desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido“. Sensibilização: Começou por ser feita uma sensibilização para esta atividade, com a explicação dos vários objetivos deste projeto, nomeadamente a necessidade de altear os hábitos da utilização de […]

ver o trabalho ]

E.B. nº2 da Lousã
Foi escolhida uma parte da Eco-Escola, a fachada principal da E.B. nº2 da Lousã. Depois de preparada a superfície do trabalho, uma tela tamanho A3, foi feita uma seleção dos restos de tecidos para utilizar nas várias partes do trabalho. Foram cortados e colados nos respetivos locais dando corpo à imagem escolhida. Todas as tarefas foram realizadas pela aluna, com […]

ver o trabalho ]

Entre a Serra e o Mar
No âmbito do programa Eco-Escolas, a aluna Matilde Martins, da turma 5.º I, da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, respondeu ao desafio criativo "Eco-Escolas em tecido". Este desafio é uma reflexão sobre a sustentabilidade e a importância da reutilização e reciclagem de materiais, alinhando-se com os princípios do programa Eco-Escolas. A inspiração da aluna foi Cascais/Alcabideche, a zona onde […]

ver o trabalho ]


O nosso pátio textil
A partir de uma fotografia do pátio do nosso colégio, foi elaborado este trabalho com as dimensões 100 cm x 70 cm feito com tecidos colados com cola branca sobre K-Line. A fotografia foi projetada numa placa de K-line e os principais contornos foram desenhados. De seguida, o desenho foi pintado com canetas de feltro, tentando aproximar as cores aos […]

ver o trabalho ]


Estufa de Outono
Inspiradas pelo tema "Eco-Escolas em Tecido" as alunas do curso profissional de Técnico de Ação Educativa organizaram-se em pequenos grupos e percorreram a escola com o propósito de selecionarem elementos ou partes representativas para serem recriadas em tecido. Escolheram e tiraram fotografias. Já em contexto de sala de aula procederam à pesquisa de técnicas de expressão plástica em tecido. O […]

ver o trabalho ]


CDM em ecotecido
Alunos: Eva Pereira – 10 anos - 5.ºB Francisca Martinho – 10 anos - 5.ºB Margarida Santos – 10 anos - 5.ºC Francisco Aguiar – 12 anos - 6.ºB Este trabalho foi desenvolvido no Clube d´Artes por 4 alunos do 2º ciclo. Os alunos mostraram-se sempre muito empenhados e entusiasmados com este desafio, desde a escolha do melhor espaço/enquadramento que […]

ver o trabalho ]


A nossa árvore da horta
Os alunos que se propuseram a realizar este projeto “Criar com estilo - desafio criativo: Eco-escolas em tecido”, são alunos que frequentam a sala especializada 2 do Agrupamento Augusto Cabrita, da Escola Padre Abílio Mendes, no total 6 participantes com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos, são portadores de variadas problemáticas de dificuldades específicas. Os alunos deram início […]

ver o trabalho ]


Prensa do vinho, do cenário natural que a rodeia e da fachada da escola em tecido
Os vinte e dois alunos do 11°C, do curso de línguas e humanidades, comprometeram-se na recriação da prensa do vinho, do cenário natural que a rodeia e da fachada da escola, que se encontram situadas no recinto escolar, utilizando tecidos e roupa em fins de vida. A turma dividiu-se em quatro grupos na realização deste projeto, sendo um grupo responsável […]

ver o trabalho ]


Forte de São Bento
A Ribeira Brava é uma das povoações mais antigas da Madeira, este trabalho resultou de uma investigação realizada durante o ano letivo pelos alunos da disciplina de história, sobre os principais pontos de interesse histórico, cultural e natural do concelho. Este forte foi mandado levantar em 1708 pelo Governador da Madeira, com o intuito de defender as populações dos ataques […]

ver o trabalho ]


Escola Básica do Vale de S. Torcato em tecido
É inspirador ver os alunos da Escola Básica do Vale de São Torcato a abraçar o desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido”. Os alunos fotografaram que se encontra a ser requalificada e, de forma inovadora, criaram uma representação em tecido da escola. Essa iniciativa não demonstra apenas criatividade, mas também promove a consciência ambiental ao reutilizar roupas em fim de vida […]

ver o trabalho ]


A galope...
O desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido“ foi desenvolvido pela Professora Cândida Santos e 4 alunos do sétimo ano de escolaridade, alunos com Necessidades Educativas Especiais, com 12 e 13 anos, que frequentam semanalmente o Atelier de Manualidades. Os alunos escolheram este pormenor da nossa escola, que foi edificado por alunos de artes, pois é algo imponente e que os transporta […]

ver o trabalho ]


A biblioteca escolar
Partindo da proposta da atividade da e da leitura do regulamento procedeu-se à escolha do local da escola a representar. Depois de várias fotos tiradas decidiu-se optar por representar, com os restinhos de tecido que foram recolhidos, a nossa Biblioteca Escolar, mesmo assumindo o grau de dificuldade que seria devido à quantidade de pormenores. Assim, o produto final representa a […]

ver o trabalho ]


Claret pequeninos
O desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido” foi abraçado pelo clube Eco-Escolas do Colégio Internato Claret. Assim, percorreram os diferentes espaços do Colégio à procura de inspiração. A busca procurava um local icónico, facilmente identificável e marcante desta instituição. Calcorreando corredores e calçadas, escadas, espaços desportivos e de lazer, subidas e descidas, salas de aulas e laboratórios, os alunos acompanhados pelos […]

ver o trabalho ]


Paisagens da Minha Terra
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, ao longo do 1.º Período, a turma D do 8.º ano participou com empenho na atividade “Paisagens da Minha Terra” (inserida no projeto Eco-Escolas) no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular “Ambiente e Sustentabilidade” escolhido no início do ano letivo. Os alunos tiraram fotografias a paisagens da região que incluíssem o elemento água e […]

ver o trabalho ]


O Hotel de Insetos da EBI de Colmeias
O trabalho intitula-se “O Hotel de Insetos da EBI de Colmeias”, uma construção realizada no âmbito do “Clube Ciência Viva na Escola”. Foi construído próximo da bio horta da nossa escola e pretende promover a biodiversidade e o aumento da comunidade de insetos, nomeadamente de abelhas, tão caras na nossa localidade, Colmeias, situada no concelho de Leiria. O educador Paulo […]

ver o trabalho ]


A nossa 2ª casa
Este trabalho foi realizado pela turma de Gestão hoteleira de Alojamento 2º semestre da Escola de Hotelaria e Algarve no módulo Gestão e Organização do Serviço de Andares, constituída por: 20 alunos, de diversas idades e nacionalidades. O tema do trabalho é a Fachada da Escola Hoteleira do Algarve em Faro Todos os alunos colaboraram de forma participativa e criativa. […]

ver o trabalho ]


A nossa Estalagem São Francisco
O presente trabalho foi desenvolvido nas UFCDs Serviço de Andares - Limpeza e arrumação das áreas públicas e internas e Organização e execução do serviço de Lavandaria/Rouparia da unidade hoteleira do 2º ano do curso de TAH sob a supervisão da formadora Cláudia Inácio. No início do 2º semestre as alunas fizeram uma atividade de brainstroming sobre que parte da […]

ver o trabalho ]


A minha Escola em tecido
O trabalho foi pensado para homenagear uma Escola que faz 60 anos e que tem as portas abertas para a Comunidade. A fotografia escolhida para ser base do trabalho teve esse aspeto em consideração, mostra a entrada principal com a porta aberta. Para a realização do trabalho contou-se com a colaboração da Professora de Educação Especial, Ana Duarte, e os […]

ver o trabalho ]


A Minha Escola, onde o Estilo encontra o Conhecimento.
A atividade “A Minha Escola, onde o Estilo encontra o Conhecimento”, foi desenvolvida com a turma do 6ºG, num total de 18 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. O desafio proposto “Criar com Estilo” usando roupas usadas, pretendeu Infundir nos jovens, que é possível expressarmo-nos de forma única, sustentável e económica. É necessário pensar de […]

ver o trabalho ]


Fachada Principal da Escola
O trabalho realizado é da autoria da alunas Carolina Isabel Freitas e Emily Sousa Agrela, da turma 19 do 10º ano. O mesmo foi levado a cabo no âmbito da Área de Cidadania com a orientação da docente Vera Andrade. As alunas começaram por fazer um registo fotográfico de alguns locais da escola e acabaram por escolher a fachada principal, […]

ver o trabalho ]


A entrada da nossa escola
A atividade “Criar com estilo” integrou o projeto “Dizer não ao Desperdício”, dinamizado, em parceria, pelo Programa Eco-Escolas e pelo Clube Ciência Viva e desenvolvido no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento de uma turma de 12º ano (24 alunos). A recolha e a seleção da imagem a reproduzir envolveu o grande grupo, mas na concretização desta atividade participaram 3 alunas, […]

ver o trabalho ]


O verde da minha escola
O nosso trabalho foi realizado numa articulação entre as aulas de Educação Tecnológica dos quintos anos (A, B e C) e o programa Eco-escolas. Nas aulas de ET, ministradas pela professora Manuela Colaço, os alunos de segundo ciclo – 5.º ano, trabalharam em grupo, para fomentar a colaboração. A fotografia que serviu de inspiração para o trabalho foi tirada numa […]

ver o trabalho ]


Eco-Escolas em Tecido
O desafio foi proposto na primeira reunião de Conselho Eco-Escolas, o qual foi do interesse dos alunos do Clube do Ambiente. Em fevereiro, deu-se início ao trabalho. Os alunos fizeram um esboço do que pretendiam colocar no painel. Esta tarefa foi baseada nas atividades que mais relevância têm tido na nossa escola. Escolheram a Casa do Ambiente, casa de madeira, […]

ver o trabalho ]


Criar com estilo
A atividade foi desenvolvida pelos alunos do 6º A, na disciplina de Português e na biblioteca. Os alunos foram motivados a participar no desafio “Criar Com Estilo”, para a criação de um quadro, com as técnicas que considerassem mais adequadas, contemplando a apresentação de elementos/partes representativas da escola e a utilização de têxteis em fim de vida. Para tal, em […]

ver o trabalho ]


Projeto “17 ODS em tecido”
Projeto “17 ODS em tecido” O projeto em questão, intitulado “17 ODS em tecido”, foi realizado por um grupo de 3 estudantes, com idade entre os 18 e 19 anos, da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra. Para realização deste projeto, foi utilizado a técnica de colagem de tecidos, sem a necessidade de […]

ver o trabalho ]


ECO-CORAÇÃO
No âmbito do desafio Eco-Escolas “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” - “Eco-Escolas em Tecido” foi abraçada a proposta da equipa Eco-Escolas da EB do Ave, tendo sido realizado o ECO-CORAÇÃO que representa a participação conjunta de alguns alunos da Educação Inclusiva que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), num trabalho colaborativo, inclusivo e interdisciplinar orientados por diversos professores. […]

ver o trabalho ]


Um livro diferente na biblioteca
Com o objetivo principal de promoção da leitura e no âmbito do espírito natalício, a Biblioteca Escolar da escola sede promoveu uma Ceia literária para os alunos do 10ºano e para docentes e não docentes, em parceria com o projeto Eco- Escolas e com o apoio da costureira Sra. Teresa Gomes que gentilmente forneceu os tecidos. Alunos, professores e assistentes […]

ver o trabalho ]


O Mundo depende de ti
Os alunos foram sensibilizados para a importância da reutilização de tecidos em fim de vida. Na disciplina de Educação Visual os alunos agarraram o desafio e reutilizando tecidos elaboraram lindos trabalhos. Todos se envolveram com muito empenho e interesse. […]

ver o trabalho ]


A entrada da nossa escola
Foi debatido em Conselho Eco-escola qual o espaço físico que iríamos reproduzir em tecido, tendo sido escolhido a entrada da escola. Uma aluna de 8.º ano desenhou a entrada e posteriormente foi construído o trabalho com a colaboração de alunos, professores, técnicos superiores. Este projeto foi o resultado de um trabalho de colaboração efetivo. […]

ver o trabalho ]


Recreio com Estilo
No âmbito do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, o tema do desafio deste ano é “Eco-Escolas em Tecido” e contou com a participação da turma do 7.º F. Depois de a professora de Educação Visual ter lançado o desafio, sensibilizando para a importância do tema, como a reutilização de roupas, calçado e brinquedos que se tem em excesso ou […]

ver o trabalho ]


Jardim da leitura da escola em tecido
Um grupo de alunos do 5º ano participaram ativamente e com bastante interesse na atividade dinamizada pelo programa Eco-Escolas intitulada “Eco-Escolas em tecido”. Foram utilizados diversos materiais pelos alunos, maioritariamente tecido mas, também utilizaram outros materiais como o barro para modelar os objetos para ficarem em 3D, cola própria para tecido para facilitar a colagem, palitos de café para fazer […]

ver o trabalho ]


Monumento dos 50 anos da EBGS
A turma C do 6º ano da Escola Básica Gonçalo Sampaio, da Póvoa de Lanhoso, acolheu com agrado o desafio do Projeto “Eco-Escolas em tecido”. Foram vários os trabalhos realizados tendo sido selecionado o da aluna Andreia Pereira. A aluna escolheu o monumento comemorativo dos 50 anos da Escola, o qual se encontra num espaço verde junto aos pavilhões de […]

ver o trabalho ]


Reutilização de roupas usadas
É um pequeno vaso feito com uma tshirt da irmão do aluno […]

ver o trabalho ]


Escola Preparatória dos Castanheiros
Memória descritiva “Roupas usadas não estão acabadas” “Criar com Estilo” “ Eco-Escolas em tecido” No âmbito do projeto do Eco Escolas, foi-nos apresentada pelos professores responsáveis pelo Eco- Escolas, a proposta em participar na 11ª Edição do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. O desafio foi aceite com entusiasmo, pelo facto de sabermos como é importante chamar a atenção de […]

ver o trabalho ]


Porto
Para este projeto, decidi fazer uma tote bag de pano cru com desperdícios encontrados na oficina de moda, da minha escola. A tote bag tem um bolso frontal, onde foi desenhada e, posteriormente, bordada na máquina de ponto preso, a fachada da Escola Árvore e alguns monumentos portuenses, uma forma criativa e sustentável de promover a instituição de ensino, que […]

ver o trabalho ]


Estátua do Lago
Memória Descritiva Desafio-roupas usadas O trabalho começou quando eu (a Emma) e a minha colega de trabalho (a Catarina), tiramos uma fotografia a uma parte do nosso colégio (neste caso, a uma estátua que representa uma pessoa) ao lado de um lago de peixes, que nos serviu de inspiração. Depois, desenhamos essa mesma estátua numa folha A3. Com esta temática […]

ver o trabalho ]


O Símbolo da nossa escola
No âmbito do projeto Eco-Escolas “Roupas usadas não estão acabadas – Criar com estilo”, foi lançado o desafio “Paisagens da Minha Terra em Tecido” à turma “C” do 9.º ano de escolaridade na disciplina de Educação Tecnológica. Os alunos realizaram um levantamento fotográfico dos espaços da escola que cada um considerava ser o mais interessante e emblemático. De entre os […]

ver o trabalho ]


Fachada da nossa escola
Trabalho feito com retalhos de tecidos de algodão, tecido plastificado e tecido de cortiça. […]

ver o trabalho ]


O nosso Conservatório
O desafio eco-escolas "Criar com Estilo" foi apresentado aos alunos do conservatório através da plataforma Classroom. Vários alunos fizeram sugestões sobre a parte da escola a representar apresentando uma fotografia e respetiva representação gráfica. A proposta vencedora foi a do aluno Mário Tina do 12.ºA. O espaço escolhido foi o mais emblemático e que simboliza a nossa escola – a […]

ver o trabalho ]


Entrelaçando Ideias e Valores de Sustentabilidade
O tapete realizado, no âmbito do projeto "Roupas Usadas Não Estão Acabadas" foi muito mais do que uma simples peça de decoração. Foi um compromisso da Escola Secundária de Valongo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Ao reutilizar materiais (tecidos) em fim de vida, os participantes demonstraram de forma prática e inspiradora como é possível promover a economia circular […]

ver o trabalho ]


Viso
Neste projeto foram envolvidos alunos de duas turmas do nono ano de escolaridade, numa interdisciplinaridade entre as disciplinas de Ciências Naturais e Oficina de Artes. Numa primeira fase, na disciplina de Oficina de Artes, de forma a lecionar os conteúdos - composição, profundidade de campo e a regra das terças partes, os alunos foram convidados a sair da sala de […]

ver o trabalho ]


A minha escola com tecidos
A base do trabalho é uma placa de corticite recuperada e a decoração de todo o desenho é feita com tecidos reaproveitados de peças de roupa sem vida, trazidas pelos alunos que pertencem ao Clube Eco-Escolas. Os materiais utilizados foram: - restos de tecidos; papel crepe; lã - tesouras e colas. A equipa adorou fazer este trabalho. […]

ver o trabalho ]


Roupas usadas não estão acabadas! - Entrada da escola e o seu logotipo da escola
Participaram na elaboração do painel 4 alunos com idades entre os 17 e 18 anos que pertencem ao Clube UBUNTU da escola. Todos os alunos tiveram um excelente envolvimento, desde a recolha e preparação de materiais, até à elaboração do projeto final, tendo despendido do seu tempo não letivo para o efeito. Foi feito reaproveitamento de tecidos de peças de […]

ver o trabalho ]


“ESL _ Circuito de Manutenção”
No âmbito do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2023-24”, a atividade realizada insere-se no DESAFIO 2 Criar com estilo. Para a elaboração do trabalho os alunos passaram por fazer o registo fotográfico dos elementos/partes representativas da nossa escola (ES da Lagoa – ilha de São Miguel), recolha de tecidos e materiais passíveis de serem reutilizados. O espaço selecionado para […]

ver o trabalho ]


O nosso canto na escola
No âmbito da Disciplina de Educação Visual, na turma 7.º B, foi lançado este desafio, explicando os seus objetivos e regulamento. Foi-lhes proposto a escolha de um local/paisagem do espaço escolar, que lhes suscitasse algum interesse, e posteriormente o fotografassem. Das várias fotografias foi escolhida por votação na turma uma delas. De seguida foi-lhes explicada a técnica e os materiais […]

ver o trabalho ]


A velhinha Bartolomeu
MEMÓRIA DESCRITIVA O Projeto: “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” foi apresentado às turmas um (18 alunos) e quatro (16 alunos) do quinto ano. Depois de lido o regulamento, os alunos decidiram aceitar o DESAFIO 2 Criar com estilo | desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido“. Nas aulas, foi abordada a temática da reutilização/ reciclagem têxtil, dialogando acerca das soluções para o […]

ver o trabalho ]


Escola
O trabalho foi realizado com roupa em fim de vida e tecidos de bainhas de cortinados. O trabalho foi feito primeiro um desenho à vista. Depois foi criado uma base em tecido do tamanho de uma folha A3, foi dado ao aluno várias opções de tecidos, roupa em fim de vida para desenvolver o trabalho. Também foram usados material riscador. […]

ver o trabalho ]


A importância ambiental do pinheiro-manso na Escola
A primeira fase do trabalho consistiu na pesquisa do espaço da Escola a recriar em tecido, realizada pelos alunos, sob orientação das professoras Ana Paula Moreira e Cláudia Tavares . A escolha recaiu sobre a entrada principal da Escola, com realce para o painel de azulejos na fachada principal do edifício e o pinheiro-manso que existe no jardim. O painel, […]

ver o trabalho ]


Painel D. Manuel em Tecido
A turma K do 9.º ano, constituído por 15 alunos (7 raparigas e 8 rapazes) de 14 anos, inscreveu-se no projeto “Eco-escolas em tecido”. Os alunos tiraram diversas fotografias e escolheram o local que melhor caracteriza a Escola D. Manuel I de Alcochete, o painel da fachada da escola. Foi proposto que cada aluno desenhasse e o pintasse, na disciplina […]

ver o trabalho ]


Campo dos sonhos e conquistas.
A Escola Secundária de Estarreja é uma Escola que se preocupa com a pegada ecológica e por isso procura envolver a comunidade educativa para práticas amigas do ambiente. Este trabalho foi apresentado pelos professores de Português e de Artes. Na disciplina de Português, aquando da leitura de excertos da obra O Diário de Anne Frank foi lido um que dizia […]

ver o trabalho ]


A nossa biblioteca
O trabalho compreendeu a construção de uma maquete do espaço da biblioteca escolar. A medida da base da maquete era obrigatoriamente em formato A3 e os materiais predominantes eram os diversos tecidos reutilizáveis. Objetivos: contribuir para a utilização de roupas reutilizadas e aproveitamento das mesmas, tendo em consideração as preocupações da sustentabilidade. Método de trabalho: Debate sobre a escolha do […]

ver o trabalho ]


CNSA desfila com estilo
O desafio Criar com estilo | Desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido” foi o ponto de partida para um projeto de tapeçaria coletiva, desenvolvido, nas aulas de Oficina de Artes e APT (Atividades e Projetos de Turma), pela turma do 7ºA, do Colégio Nossa Senhora da Assunção. O trabalho, aqui apresentado, corresponde à imagem da fachada frontal do colégio, em formato […]

ver o trabalho ]


Eco-escolas em tecido - entrada da escola
A participação neste projeto apontou para a consciencialização da proteção do Ambiente e para capacidade de reutilização de recursos. Visou desenvolver o sentido crítico, a criatividade e a responsabilidade ecológica. Foi realizado nos Clubes de Artes e do Eco - Escolas, e em algumas aulas de Ed. Visual /Tecnológica, resultando num total de 7 trabalhos. O trabalho selecionado é da […]

ver o trabalho ]


“O Fio da multiculturalidade”
Num contexto da presente migração dos povos na procura de respostas às suas necessidades mais atuais, o Agrupamento de Escolas tem vindo a presentear-se com uma procura mais acentuada de alunos oriundos de outros países, outras culturas, costumes, religiões e ou tradições. Para este contexto, as cores e materiais são muitas vezes elementos diferenciadores e que podem caracterizar o contexto […]

ver o trabalho ]


A nossa escola em tecidos
No âmbito do projeto Eco-Escolas a turma do 7.º C decidiu que iria concretizar a iniciativa “Eco-Escolas em Tecido”. Numa primeira fase começamos por escolher uma fotografia da escola que nos permitisse fazer uma boa representação de um espaço que consideramos ser a nossa segunda casa. Posteriormente tivemos a ideia de começar a reunir linhas e tecidos para começarmos a […]

ver o trabalho ]


Como ser estiloso e, ao mesmo tempo, ajudar o planeta?
Os alunos do 8ºano organizados em grupo para trabalhar o Projeto A+ (projeto de articulação curricular) escolheram abraçar o projeto Roupas Usadas não estão Acabadas. Assim ao longo do ano organizaram uma recolha de roupa , uma parte para doação e outra parte para a criação de dois projetos de reutilização, aplicando o conceito de economia circular. Tendo como fundamentação […]

ver o trabalho ]


CACI Santa Cruz, um olhar sobre Nós.
De modo a recriar a fachada da entrada do nosso Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, fez-se a seleção de um conjunto de tecidos usados de forma a serem reutilizados e ganharem assim uma segunda vida. Os tecidos selecionados foram, restos de cortina castanha e cinza, restos de batas antigas dos utentes em tons de verde, lençol branco, […]

ver o trabalho ]


O telheiro da minha escola
O desafio foi lançado às professoras e alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica Cidade de Castelo Branco que o aceitaram com muito entusiasmo. Foram envolvidos 5 alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos de idade e 3 professoras. O projeto iniciou-se com a seleção do espaço da escola que […]

ver o trabalho ]


A nossa Casa é o CACI
A nossa Casa é o CACI Para este projeto, após diálogo com os 21 utentes com idades compreendidas entre os 20 e 57 anos, chegamos à conclusão que iríamos representar a fachada principal do CACI Camacha. Com muito entusiasmo os utentes envolveram-se no projeto começando por tirar várias fotografias da instituição, posteriormente sua visualização e seleção da foto que serviria […]

ver o trabalho ]


A nossa escola em tecido
Trabalho desenvolvido pela turma de 10.º ano do curso “Técnico de Design de Moda”, da escola profissional Cenatex, em Guimarães. No projeto participaram todos os alunos da turma, são 22 alunos de diversas nacionalidades, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Usamos restos de amostras de tecidos perdidos na oficina de corte e costura da escola. Usamos […]

ver o trabalho ]


Fachada da escola
Este trabalho foi elaborado por 8 alunos que fazem parte do Clube Eco Escolas, cuja idade varia entre os 10 e 12 anos. Inicialmente os alunos fotografaram a fachada da escola e a partir dai começaram a recolher roupas cujas tonalidades e caraterísticas (macio, fácil de cortar e colar), se adequassem ao trabalho em questão. Foram selecionadas camisolas e t-shirts […]

ver o trabalho ]


Reutilizar o espaço com gosto - nos piqueniques e na arte
Introdução de técnicas e materiais As técnicas e os materiais foram apresentados às crianças com exemplos de imagens e trabalhos feitos. Após a apresentação dos exemplos os alunos a construíram elementos da natureza com recurso a materiais reutilizáveis folhas de revistas e tecidos provenientes de roupas em fim de vida. Com este trabalho prévio os alunos perceberam que as cores […]

ver o trabalho ]


Através dos livros e não só, conhecer novos mundos, na futura biblioteca
Ao ler a descrição do projeto, aos alunos do 9º ano, logo se equacionou a ideia de recriar a Biblioteca escolar, espaço de referência na nossa Escola para aulas diferentes, debates, palestras, concursos de poesia, leitura e requisição de livros. Ora, estando o projeto da nova escola feito e em vias de ser concretizado, foi apresentado aos alunos. Imbuídos do […]

ver o trabalho ]

Varanda do Heliântia
A varanda principal do nosso Colégio serviu de inspiração para a elaboração deste trabalho. Nas aulas de Educação Visual e Tecnológica conseguimos dar asas à nossa imaginação. Colocamos o H no centro do tecido, pois é a inicial do nome do nosso Colégio, Heliântia e utilizamos também o nosso símbolo, o girassol. Utilizamos retalhos de tecidos já usados para criar […]

ver o trabalho ]

A vista da nossa escola
Este trabalho foi pensado como forma de aproveitar tecidos usados na execução de uma obra que reproduzisse uma paisagem emblemática da nossa escola. Os alunos que levaram a obra avante frequentam o 2º ano do curso "Técnico de Instalações Elétricas". […]

ver o trabalho ]