Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão: 1º Escalão
O charco da nossa escola
Idade do(s) aluno(s):
7 e 8 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Título do projeto
"Eco-Escolas em tecido – o charco da nossa escola”
Objetivo
Desenvolver nos alunos hábitos de reaproveitamento de materiais, nomeadamente de roupas usadas quer na produção de trabalhos quer na sua reciclagem.
Promover a conscientização sobre a preservação da biodiversidade e Geodiversidade do meio local, nomeadamente da escola.
Promover hábitos sustentáveis de consumo, reaproveitando e reutilizando roupas já usadas.
Passos do projeto
1. Escolha do subtema
As turmas do 2ºA e 2ºB da Escola Básica nº1 de Arganil, decidiram centrar o desafio numa parte exterior da escola onde se situa o parque infantil, o charco e a cozinha de lama.
2. Sensibilização sobre a reciclagem de tecidos
Os alunos foram sensibilizados sobre a importância da reciclagem de tecidos e os benefícios ambientais associados. Foram discutidos os impactos negativos do descarte inadequado de tecidos e a necessidade de reutilização e redução do desperdício.
Para além disto, foi abordado o consumo excessivo de roupas cujas consequências são o consumo de energia e de água no seu fabrico, para além das consequências ambientais daí decorrentes.
3. Materiais utilizados
• Caixa de cartão de papel de fotocópia A3
• Cartão com as dimensões base de 42 X 30 cm
• Tecidos variados e de várias cores
• Cola tudo
• Cola branca
4. Planeamento e design da representação em tecido
Com base nas imagens através de várias fotografias tiradas no espaço escolar, foram analisadas uma a uma até ser selecionada aquela que aqui apresentamos.
Trata-se do parque infantil da escola onde se pode ver, em primeiro plano, o charco existente com várias espécies da flora e da fauna como peixes e rãs e um canteiro com
Em segundo plano vê-se a cozinha de lama com o seu gradeamento e com dois comedouros para pássaros, para além do gradeamento envolvente.
Num terceiro plano, são visíveis elementos exteriores como duas árvores existentes, para além das nuvens que se veem na foto que serviu de base.
5. Recorte e montagem dos tecidos
Os alunos construíram a base da maqueta em cartão reciclado de uma vulgar caixa, tamanho A3. Seguidamente sobrepuseram um tecido fino que envolveu a base de cartão onde iria ser reproduzida a nossa fotografia.
Passou-se ao esboço com lápis de carvão, de modo a que os elementos ficassem com a dimensão e o aspeto apresentados na fotografia.
De seguida, em várias aulas, passou-se à fase da execução com recurso aos tecidos recolhidos e ao recorte de todos os seus elementos, usando tecidos variados nas cores, texturas e padrões.
O charco tem os peixes e as rãs e é envolvido por pedras e várias plantas.
A casa de lama, com o seu gradeamento, tem dois comedouros para aves afixados.
O canteiro tem hortícolas plantadas e em crescimento.
A grade de separação do espaço exterior da escola é verde e, do lado de fora podem observar-se duas árvores, neste caso, dois pinheiros.
6. Detalhes e acabamentos
Foram adicionados detalhes e acabamentos à representação em tecido. Enfatizaram-se os detalhes das nuvens das tonalidades que apresentavam.