Colégio Internato Claret (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 2º Escalão
Claret pequeninos
Idade do(s) aluno(s):
12 aos 13 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
O desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido” foi abraçado pelo clube Eco-Escolas do Colégio Internato Claret. Assim, percorreram os diferentes espaços do Colégio à procura de inspiração. A busca procurava um local icónico, facilmente identificável e marcante desta instituição. Calcorreando corredores e calçadas, escadas, espaços desportivos e de lazer, subidas e descidas, salas de aulas e laboratórios, os alunos acompanhados pelos professores responsáveis, viajaram em busca da elusiva imagem necessária ao sucesso da atividade.
Por fim, e após, saudável discussão, foi eleita uma pequena parte da fachada do Colégio, afeta ao primeiro ciclo do ensino básico. Na etapa seguinte procedeu-se à escolha da melhor perspetiva para representar a fachada escolhida. Tirada a fotografia, foi altura de imprimir e iniciar a etapa da escolha de materiais. Nesta etapa os envolvidos deslocaram-se à zona dos perdidos e achados com o intuito de recolherem roupas perdidas e sem dono, com as cores adequadas ao projeto e desta forma facultarem um último suspiro de utilidade a estes materiais já em fim de vida.
Feita a recolha, o próximo passo prendeu-se com a medição dos tecidos, seleção das cores e das texturas destes para melhor representar a área escolhida. Cheios de animo, escolheram as peças, tingiram adequadamente e entrançaram longas fitas de pano que juntaram como peças de um puzzle.
Peças azuis, dos coletes de desporto, transformados em céu azul profundo, onde flutuam nuvens de pedaços de t-shirts brancas; calças de ganga e t-shirts brancas, tingidas, são paredes de edifícios com portas e janelas de fios de lã; um passeio de debrum castanho e uma calçada de fato de treino cinzento; e um coberto de cordel verde alface entrançado não dão asas a confusão e tornam fácil a identificação da fachada escolhida.
Alegria, animo, empenho, diversão permanentes e a cada momento da realização desta atividade permitiram aprender mais sobre tecidos, métodos e técnicas, bem como reforçar conhecimentos de reutilização e reciclagem de materiais, culminando com um trabalho final rico, colorido e que enche de muito orgulho todos os envolvidos.