Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Escalão: 2º Escalão

Campo dos sonhos e conquistas.

Idade do(s) aluno(s):

13 anos_8C_Português e ARTEC_Prof. Alice Matos e António Regalado

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

A Escola Secundária de Estarreja é uma Escola que se preocupa com a pegada ecológica e por isso procura envolver a comunidade educativa para práticas amigas do ambiente. Este trabalho foi apresentado pelos professores de Português e de Artes. Na disciplina de Português, aquando da leitura de excertos da obra O Diário de Anne Frank foi lido um que dizia “Estamos sempre com medo dos vizinhos. Começamos logo no primeiro dia a costurar cortinas. Na verdade, mal se pode chamar-lhes cortinas, uma vez que não passam de retalhos de tecido, variando muito em forma, qualidade e padrão, que eu e o Papá cosemos uns aos outros com dedos inexperientes. Estas obras de are foram pregadas às janelas …”. Alguns alunos, acharam estranho alguém fazer cortinas com retalhos de tecidos diferentes e possivelmente velhos. A professora aproveitou para referir que, mesmo sem ser em épocas difíceis como aquela em que Anne Frank vivia, não se devem deitar fora tecidos/roupa usada; este /esta pode(m) ser doados(as) a instituições ou a pessoas que deles/dela necessitem ou ainda aproveitá-los(a) para fazer outras coisas e foram mostrados trabalhos feitos com restos de tecidos. Depois, ao ter conhecimento deste concurso, conversou com o Professor de ARTEC, e este passou aos alunos as informações necessárias, cedeu-nos aulas e orientou-nos no trabalho. Dispostos a mostrarem as suas habilidades, os alunos começaram por: 1.º - Uma volta pela Escola para escolher o espaço a reproduzir. Não foi muito difícil, pois pretendia-se um espaço ao ar livre onde os alunos costumam fazer o que mais gostam, conversar, estar com amigos… Foi escolhido este espaço por ser um espaço exterior; no inverno, em dias de sol, é um lugar abrigado; nos dias mais quentes; no 3.º período, a sombra das árvores e com o chilrear dos passarinhos que se escondem por entre as folhas torna este lugar muito apetecível, além disso, uma grande parte dos alunos gosta de praticar desporto; 2.º - Em casa, as mães e uma costureira amiga ajudaram a selecionar os tecidos; 3.º- A foto tirada foi ampliada para o tamanho A3 (requisito do concurso); 4º- Recorte de um cartão em tamanho A3 para servir de base; 5.º - Decalque e recorte de todos os elementos que fazem parte da imagem, em tecidos em fim de vida – top, t-shirt, retalhos de tecidos; 6.º - Colocação de todos os elementos da imagem (já em tecido) na tela base já forrada de tecido com o auxílio de alfinetes; 7.º - Colagem com cola para tecido, de todos os elementos na tela respeitando a imagem original exceto a copa das árvores que, na época estavam sem folhas, mas agora estão com as suas ramagens verdes como as do trabalho apresentado. Todos os alunos da turma C do 8.º ano elaboraram trabalhos de acordo com o regulamento deste concurso, como só é possível o envio de um trabalho, os professores das disciplinas já referidas, Português, ARTEC, pediram a colaboração da professora de Educação Visual selecionaram o trabalho a enviar. Para concluir o desafio, a tela com o trabalho final foi primeiramente exposta na sala, onde foi observada e admirada pelos alunos da mesma. Posteriormente, será exposta no Placar Eco-Escolas, para poder também ser observada/admirada por toda a comunidade escolar. Com a realização desde desafio foi possível sensibilizar os alunos para um encaminhamento consciente e responsável de roupas usadas; dar a conhecer algumas soluções para o correto encaminhamento de roupa em fim de vida; promover a reutilização de tecidos fora de uso; promover a interação entre a escola, a família.