Escola Profissional Cenatex (Guimarães)
Escalão: 2º Escalão
A nossa escola em tecido
Idade do(s) aluno(s):
15 a 20 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Trabalho desenvolvido pela turma de 10.º ano do curso “Técnico de Design de Moda”, da escola profissional Cenatex, em Guimarães.
No projeto participaram todos os alunos da turma, são 22 alunos de diversas nacionalidades, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.
Usamos restos de amostras de tecidos perdidos na oficina de corte e costura da escola. Usamos também umas camisolas velhas e algumas fitas, botões e fechos em fim de vida. Fizemos colagens e utilizamos também algumas técnicas de manipulação de tecidos.
A fotografia que serviu de inspiração foi a da fachada da nossa escola. Edifício inconfundível pela sua arquitetura, situado na Avenida Conde de Margaride em Guimarães. Ela representa, diariamente, o início de novas aprendizagens.
No desenrolar do projeto, automaticamente surgiu a necessidade de usar a plasticidade das texturas e padrões dos tecidos disponíveis. Assim surgiram paredes de cores várias, elasticidades diferentes e padrões exuberantes. Arvores com ramos de folhas esvoaçantes, troncos com padrões animais.
A silhueta representa a diversidade cultural presente no curso e na escola. O padrão da entrada a igualdade que defendemos.